segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ESCOLHIDOS SEM MERECER PELO DEUS GRACIOSO

(Este e os três outros abaixo são uma sequência, e foram pregados em três semanas na IP de Paragominas). Disponíveis em vídeo no Youtube.

ESCOLHIDOS SEM MERECER PELO DEUS GRACIOSO

Por que você está aqui? A resposta natural é: porque eu quis. Porque me convidaram. Porque eu não tinha nada para fazer e resolvi ir a uma Igreja. Se insistir na pergunta, mas porque você está na igreja? Porque você resolveu ficar um dia e voltar outras vezes a reposta ainda pode ser porque eu me senti bem, porque eu gostei do ambiente, gostei da pregação, gostei da tranquilidade da Igreja Presbiteriana e outras coisas mais. Mas perceba que muitas vezes a ênfase verbal está sempre na primeira pessoa do singular. Sempre no eu.
E se perguntar, mais uma vez, porque esta Igreja especificamente, com todas as suas falhas, seus erros, seus pecados (porque não há Igreja que não falhe e cujos membros não tenham pecados) você ainda terá alguma resposta tentando justificar esta sua escolha. O problema é que tudo isto parte de um princípio equivocado. Estamos aqui porque Deus nos escolheu (Jo 15:16) com um propósito abençoador bem definido: para nos abençoar por sua graça (Tg 2:5).
Você está aqui porque Deus te escolheu, e Ele fez isto desde antes da fundação do mundo, para seu prazer e glória. O que eu e você precisamos saber é que Deus nos escolheu apesar da nossa feiura, apesar da nossa fraqueza, apesar da nossa pobreza, apesar da nossa loucura – e tudo isto enquanto pensamos que somos belos, fortes, ricos e espertos. Não somos! Nem toda a esperteza, nem riqueza, nem diplomas, nem vigor físico do mundo vai livrar um pecador da reprovação de Deus.
26 Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; 27 pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; 28 e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; 29 a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus (1Co 1.26-29).
O apóstolo Paulo começa esta seção irmanando-se aos coríntios. Chama-os de irmãos. Coloca-se no mesmo patamar em que eles se encontram, como se dissesse: o que vou lhes falar a partir de agora não é um fato apenas entre vocês, nem apenas entre os gentios, mas é comum a todos os santos. Paulo está dizendo-lhes: eu também passei por esta experiência. E é justamente para a experiência de salvação dos coríntios que Paulo chama a atenção. Enquanto eles estavam enfatizando o conhecimento (gnose) que nenhum fruto produziu em Atenas, Paulo lembra-lhes do que eles viveram e como eles se converteram, por isso a expressão enfática: reparai, isto é, coloquem todos as suas capacidades intelectuais para analisar como foi que foram chamados.
Mas, segundo Paulo, quem foram estes chamados de maneira tão eficaz e irresistível? Certamente não foram chamados para o que os homens do seu tempo amavam. Aliás, os homens naturais, judeus ou gregos, ou todos os homens indistintamente, rejeitavam a mensagem da cruz, aquele que é chamado, e só o que é chamado, a acolhe, seja judeu ou gentio. Paulo afirma que o que é importante não é o que eles eram, mas o fato de que foram chamados por Deus. Tudo o mais é irrelevante, sem importância.
Eles sabem que na fraqueza de Cristo reside o poder para vencer o que nenhum homem jamais conseguiu: o poder para dominar e vencer o poder do pecado. Eles experimentam este poder, pois Cristo é o poder de Deus neles e para eles.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL