segunda-feira, 11 de novembro de 2019

IGREJA CONSAGRADA E IGREJA JUBILOSA [III]

CRENTES CONSAGRADOS SÃO ATENTOS PRATICANTES DA PIEDADE

A primeira coisa que Paulo acha necessário escrever novamente aos filipenses é para eles terem cautela (blepw), terem discernimento mental, examinar cautelosa e cuidadosamente as coisas espirituais, colocarem-se em atitude de defesa para não serem atingidos por três tipos de perigos existentes e que deles faziam seu alvo:

i.                 Acautelai-vos dos cães

Estamos acostumados a vermos cachorros como animal de estimação, muitos sendo melhor cuidados do que milhões de seres humanos. Mas cães (kuwn) eram vistos, muitas vezes, em matilhas que atacavam rebanhos e pessoas e, comiam carniça e eram vistos como impuros. Metaforicamente (e não alegoricamente) o termo é usado para referir-se a um homem de mente impura, e os filipenses deveriam ser cautelosos para que sua mente não fosse usada e manipulada ou maculada por este tipo de pessoa, que não possui a amente de Cristo (I Co 2.16 - Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo).

ii.             Acautelai-vos dos maus obreiros

O segundo cuidado que Paulo orienta os filipenses a terem é com os maus obreiros (kakoj ergathj), isto é, causadores de problemas, prejudiciais, destrutivos, perniciosos e banais. O problema dos maus obreiros, para Paulo, não é que eles nada façam - é eles são de natureza diferente da natureza da igreja. São de natureza má, são perniciosos, suas obras geram problemas, suas ações são prejudiciais e o resultado é destruição, como os trabalhadores maus da parábola contada por Jesus (Lc 20.19 - Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam lançar-lhe as mãos, pois perceberam que, em referência a eles, dissera esta parábola; mas temiam o povo) que só intentam matar, roubar e destruir (Jo 10:10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância).

iii.         Acautelai-vos da falsa circuncisão

A terceira advertência é contra os judaizantes a quem Paulo chama duramente de mutilados (katatomh). Paulo era judeu, fora também ele circuncidado, manda circuncidar a Timóteo (At 16.3 - Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego[1]) mas adverte que a circuncisão não é de nenhum proveito espiritual (Gl 5:2 - Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará) e, ao mesmo tempo, faz um contraste entre a circuncisão verdadeira, espiritual, do coração (Rm 2.29 - Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus) e a mera mutilação genital que não acompanha nenhuma conversão verdadeira nem traz nenhum fruto espiritual. Os primeiros e mais graves problemas da igreja foram causados pela resistência dos mutilados fisicamente e incircuncisos de coração (At 7.51 - Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis). 
CONCLUSÃO
Já vimos que a primeira característica de crentes que vão experimentando a alegria do Senhor em sua caminhada é que eles são guardiães da verdade de Deus, defensora da doutrina que uma vez por todas foi entregue aos santos (II Jo 1:9-10 - Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas).
Isto serve de advertência para os crentes do séc. XXI que, em nome do politicamente correto, se esquivam de defender a fé e, pior ainda, enchem a sua casa de doutrinas aberrantes e antibíblicas que resultam em práticas esdrúxulas quando não são abertamente ofensivas a Deus e pecaminosas. Quando pensamos em sã doutrina não devemos pensar somente em conhecimento, mas em como este conhecimento se expressa na prática. Não tenho sombra de dúvidas que Paulo diria para os crentes do séc. XXI para mudarem de canal quando estiverem transmitindo as verborragias e bobagens de pregadores caídos, malas falantes e suas bobagens internacionais, mundiais ou universais.
Conhecer a verdade de Deus é concordar com ela significa confiar inteiramente no Senhor, por isso crentes consagrados não cometem o equívoco de acreditarem-se capazes de produzir a própria alegria e satisfação eternas (Lc 12:19 - Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te).


[1] A circuncisão de Timóteo é por causa de uma circunstância de aceitação no campo de missões. Paulo, entretanto, não aceita circuncidar a Tito por causa de exigências religiosas dos judaizantes (Gl 2:3 - Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL