quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

E JÁ É NATAL!

E JÁ É NATAL!

Todo ano se discute se é correto comemorar ou não o nascimento do Senhor Jesus. Razões sociológicas, antropológicas, teológicas e até tolices são divulgadas numa profusão de novidades que só serve para confundir a Igreja. Quero apresentar algumas razões para não se comemorar o natal, ao menos como ele tem sido comemorado.

DIGA NÃO AO MARKETING.

Diga não à transformação da comemoração do nascimento de Cristo em uma simples festa comercial.

O natal tem sido apresentado como uma grande oportunidade econômica - e não é a toa que analistas de mercado estão surpresos porque, este ano, o nível de emprego no comércio varejista não cresceu. Culpa da crise? Os marqueteiros querem nos fazer crer que dezembro é uma época de consumismo, de comprar coca-cola, chocolate, frango, peru e presentes. Não é. Ninguém precisa de nada disto para comemorar o natal. Ninguém é obrigado a atender aos marqueteiros para lembrar que o Deus eterno se tornou um com a humanidade.

DIGA NÃO À IDOLATRIA

No natal também são espalhadas imagens por todos os cantos - e a idolatria já não é somente do menino Jesus, José e Maria, mas especialmente de uma figura folclórica conhecida como papai (de quem mesmo, se seria um bispo romano e solteiro) Noel (para ou seja anglos, Santa Claus). Já se chegou ao ponto de apresentar uma marca de refrigerante como “o personagem principal do natal”. Chega-se ao ponto de afirmar que se uma casa (ou Igreja) não estiver enfeitada com árvores e guirlandas ela não está comemorando o natal. Rematada tolice, como muitas outras.

DIGA NÃO ÀS TOLICES

O menino Jesus não nascerá de novo, nem mesmo em corações bem intencionados. Não há mais menino Jesus. Jesus já nasceu - já cumpriu o seu ministério. Podemos lembrar do seu nascimento, mas pedir que ele nasça de novo (mesmo figurativamente) é um absurdo. No natal lembramos que ele veio compartilhar da nossa natureza para que nós pudéssemos compartilhar da sua.

DIGA NÃO À DISCUSSÕES INÚTEIS

Nada acrescenta à espiritualidade [e principalmente à comunhão] da Igreja ficar discutindo sobre em que data se deve comemorar o natal. Pelo menos quatro correntes divergentes se apresentam: 

· Os cristãos ocidentais comemoram o natal no dia 25 de dezembro; 

· Os cristãos ortodoxos comemoram-no no dia 06 de janeiro; 

· Os cristãos armênios o fazem no dia 19 de janeiro; · Astrônomos colocam-no entre 13 e 27 de abril; 

· O fato de ter havido um recenseamento e os pastores estarem no campo (verão) torna provável que o nascimento tenha se dado entre agosto e outubro. 

Mas tudo isto é irrelevante: os cristãos primitivos comemoravam como die natalis o dia em que a nova vida foi dada [ressurreição].

COMEMORE O NATAL

Os cristãos lembram, em qualquer que seja a data escolhida, um fato absolutamente relevante para a humanidade: o messias veio. E ponto! E é por isso que devemos lembrar com gratidão do nascimento do Redentor. Cristo veio, veio por mim e por ti. 
Celebremos! 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL