domingo, 22 de dezembro de 2013

PESSOAS SÁBIAS, NO NATAL, PROCURAM A JESUS, O FILHO DE DEUS

PESSOAS SÁBIAS PROCURAM A DEUS
  Uma mensagem a propósito dos despropósitos natalinos

Nossas cidades estão enfeitadas, não há uma loja que não exiba, de alguma maneira, mesmo muito discretamente, alguma alusão às festividades natalinas. Nos dois últimos natais passei por duas experiências, e, ao lado delas, gostaria de compartilhar uma observação pessoal com vocês.
A primeira foi em Gurupi, natal de 2012. Como Gurupi é uma cidade universitária, muitos moradores acabam saindo da cidade, deixando-a relativamente vazia, e, por isso, as Igrejas preferem fazer suas comemorações com uma semana ou mais de antecedência. Como em Gurupi não tem shopping, não haveria programação especial na Igreja, resolvemos ir passear num posto de gasolina, onde haveria boa comida e algum movimento. Ficamos lá até por volta das 23.00h, e, quando retornávamos para casa, pudemos observar cenas deprimentes de homens e mulheres bêbados e em atitudes ridículas.
A segunda, mais recente, foi nos primeiros dias de dezembro de 2013, quando passava por uma avenida muito bem iluminada na cidade de São Paulo. Muitas luzes, centenas de árvores completamente iluminadas (em pleno vigor do horário de verão). Passei por shopping centers iluminados, vi o “maior papai Noel do mundo”, com uns 12m de altura. Muita propaganda de panetonne, refrigerantes, vinhos, presentes, etc.
Por fim, uma observação: em tudo isto eram raríssimas as alusões ao personagem motivador das tais festas natalinas - não que eu me iludisse procurando Jesus no comércio, no marketing, nas lojas ou nas roupas coloridas dos vendedores. Eu não esperava encontra-lo lá, porque ele realmente não está lá, nem se interessa por esta festa consumista. Mas milhões de pessoas estão correndo de um lado para o outro num frenesi insano para organizarem boas festas, gastando um dinheiro que não tem para fazer uma festa de aniversário que, no final das contas, não agrada ao aniversariante.
O que devemos, então, procurar no natal? Bom, a princípio defendo a tese de que não é apenas nesta época que o nascimento de Jesus Cristo não deve ser lembrado. Dizer, com o coração vazio de fé e cheio de sentimentalismo forçado embalado pela música da Simone então é natal “que neste natal Jesus nasça em seu coração” é o mesmo que dizer: “não importa o que você faz o ano inteiro, desde que você se lembre de dar algum presente a alguém no fim, tudo fica bem”.
Isto não honra a Deus, não agrada a Jesus. Desta maneira gostaria de compartilhar com vocês uma porção da Palavra de Deus com o seguinte tema: “PESSOAS SÁBIAS BUSCAM A DEUS”.
O Senhor é bastante claro quando diz que, quando for buscado, se deixará achar (Jr 29.13: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração). Uma vez que tanto se fala sobre os eventos ocorridos do nascimento de Jesus, quero compartilhar três breves observações sobre a verdadeira sabedoria à partir deste crucial momento da história da humanidade.
Devemos levar em consideração a premissa de que Jesus veio para que todos os que nele cressem não morressem, mas obtivessem a vida eterna. Ele não veio para classe de pessoas, a menos que consideremos como classe os “pecadores”, da qual todos os homens, indistintamente, fazem parte. Ele não veio para ricos ou pobres - veio para ricos e pobres. Não veio para sábios ou incultos - veio para sábios e incultos. Não veio para religiosos ou pagãos - veio para transformar religiosos e pagãos em crentes redimidos. Veio para buscar e salvar o perdido. E há perdidos em todas as tribos, em todos os povos, em todas na nações e entre todas as raças.



Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL