segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ADOLESCENTES FORA DE MODA

COMO SER ADOLESCENTE, CRISTÃO, E REFERENCIAL
 O ADOLESCENTE CRISTÃO SABE O QUE DEVE SER
Para que você seja um adolescente cristão você precisa, antes de mais nada, lembrar que você é um adolescente. E, por sua própria natureza, o adolescente é alguém que está numa fase altamente transitória, cheio de e não. Ao mesmo tempo em que já é grande o suficiente para uma série de responsabilidades, ainda não é grande o suficiente para uma série de direitos. É a época de escolhas cruciais, mas, ao mesmo tempo, não tem autonomia para escolhas básicas. O adolescente é um ser em transição, uma incógnita para si mesmo – e por isso vive diversas crises.
Como conviver intimamente com isto sem explodir em atitudes que, mais tarde, serão objeto de vexatório lamento ou de vergonha contida, escondida atrás de sorrisos escarnecedores? A resposta que a bíblia oferece é: sendo obedientes aos seus guias.
SABER SER GUIADO
De novo temos que voltar a Davi. Seu grande problema, no caso de Perez-Uzá, foi a desobediência a Deus para obedecer a moda, ao curso do mundo. A Escritura nos ensina, especialmente aos filhos – sem mencionar idade, e certamente isto inclui os adolescentes, a sermos obedientes, submissos, àqueles que Deus nos deu como pais.
Ef 6:1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
Cl 3:20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
Além dos pais, que tem sido constantemente desrespeitados, também há outras autoridades que devem ser obedecidas pelos adolescentes. Estas autoridades estão na escola, nas ruas, e, especialmente, na Igreja, porque, mais que todos os outros, estes velam por suas almas.
Hb 13:17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
SABER SER CORRIGIDO
Uma grande dificuldade de quem está crescendo é perceber que ainda precisa ser ajudado. Crianças, logo que aprendem a andar, começam a dispensar ajuda e não percebem que a ajuda oferecida não é porque os adultos queiram mantê-los incapazes, mas porque sabem que ainda não alcançaram a estatura necessária para determinadas atividades. A insistência em fazer o que ainda não podem ou devem gera a necessidade de correção. E a correção revela-se, na maioria dos casos, uma benção, embora seja vista como algo ruim pelo corrigido.
Hb 12:11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
A correção bíblica, a disciplina oriunda da Palavra é muito mais prova de amor do que o abandono à própria sorte, a liberdade para fazer escolhas equivocadas e muitas vezes sem retorno.
Hb 12:8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
SABER SER GRATO
Diante da instrução e da correção biblicamente orientadas, o coração de um adolescente enfrenta uma terceira barreira: a da expressão da gratidão, que luta ferozmente contra seu desejo de independência, de parecer autossuficiente. A correção bíblica produz, naquele que se deixa guiar e corrigir, a habilitação para realizar a obra de Deus.
II Tm 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Aparentemente estamos em nítida desvantagem quando queremos, através de sermões de 40, 50 minutos, uma vez por semana e algumas vezes extremamente mal apresentados, concorrer com programações televisivas muito bem elaboradas e apresentadas durante 24h tentando convencer os jovens a serem independentes e, acima de tudo, autossuficientes.
Cl 3:15 Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
O ADOLESCENTE CRISTÃO SABE O QUE NÃO PODE SER
Uma segunda abordagem sobre como ser um adolescente cristão e referencial para seus amigos e familiares é saber o que não pode ser. Embora todos aspirem a possuírem liberdade, esta mesma liberdade não pode dar lugar à libertinagem.
I Pe 2:16 …como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.
Todos aqueles que prometem liberdade sem compromisso, especialmente sem compromisso com o Senhor e sua palavra, na verdade estão oferecendo uma forma de escravidão pela qual eles mesmos são dominados – e conscientemente ou não, trabalham avidamente para fazerem novos colegas de servidão.
II Pe 2:19 …prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.
A mente de um adolescente cristão não pode se deixar formatar pelas influências perniciosas do mundo, mesmo que, para isso, tenha que ser desconsiderado e rejeitado por outros adolescentes da mesma faixa etária.
I Pe 4:4 Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão.
O ADOLESCENTE CRISTÃO RESISTE ÀS PRESSÕES
Precisamos ter ciência de que, quanto mais popular for um adolescente, tanto mais pressionado ele será para se amoldar aos padrões mundanos vigentes na sua cultura. O cristão precisa ser astuto como as serpentes que o cerca, ao mesmo tempo que precisa ser simples e obediente ao seu Senhor. Todavia, não há como resistir às armadilhas do diabo se não conseguir perceber os sinais de sua presença e atuação.
I Pe 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Todos nós estamos inseridos em uma cultura que nos influencia de alguma maneira. Assim, é necessário que saibamos diferenciar o que é cultural do que é demanda do pecado em seus multíplices disfarces. Já vimos que mesmo alguém da nossa própria casa – e pode até mesmo se alguém que goste de nós e que realmente tenha interessem em nosso bem estar é capaz de ser usado para que não façamos com alegria a vontade de Deus.
Mt 16:23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
Pedro não era o próprio satanás, nem estava possuído por ele. Mas, mesmo sendo um dos apóstolos escolhidos pelo Senhor ele agiu como um adversário da vontade de Deus. Sua intenção era a melhor – ele queria preservar o Senhor Jesus da cruz. Sua ação era a pior possível, pois se conseguisse seu intento não haveria salvação para ele nem para qualquer outro ser humano.
I Co 1:17 Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.
O ADOLESCENTE CRISTÃO VENCE COM CRISTO
Por fim, resta-nos entender que a vitória que o adolescente ou qualquer outro cristão sobre o maligno é fruto do conhecimento do Pai e da permanência da Palavra de Deus em seus corações, que lhes capacita e da força que o Senhor lhes dá.
I Jo 2:14 Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.
Caso fossemos deixados a nossa própria força e escolhas inevitavelmente seriamos derrotados pelo inimigo, envergonhados publicamente e só nos restaria termos nojo de nós mesmos e das nossas mas obras e atitudes reprováveis.
Ez 36:31 Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniqüidades e das vossas abominações.
Para vencer o mundo precisamos da força do pai, do conhecimento da Palavra e, principalmente, da assistência do Senhor Jesus mediante a ação do seu Espírito.
Jo 15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Lembremos que, se é verdade quanto à derrota para o pecado, também é verdadeiro que, se vencedores por meio de Cristo, o mundo questionará a si mesmo sobre o que fazem, e embora muitos venham a odiar aos cristãos, perseguir a Igreja, fazendo a obra de seu pai, satanás, ainda assim haverá aqueles observarão o procedimento exemplar dos cristãos, e, assim, o nome do Senhor será glorificado.
Mt 5:16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
E, se como é comum acontecer, os homens se levantarem em oposição à Igreja, e se voltarem contra os cristãos, se mostrarem irredutíveis, e não glorificarem de maneira alguma ao Senhor Deus em suas vidas, ainda assim serão obrigados a glorificar ao Senhor no dia da aplicação da justiça do Senhor.
I Pe 2:12 …mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.
Ao invés de serem influenciados pela moda, devem os cristãos influenciar, também, outros cristãos mais fracos, que precisam de incentivo e modelo.
Sl 69:6 Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti, ó SENHOR, Deus dos Exércitos; nem por minha causa sofram vexame os que te buscam, ó Deus de Israel.
Não é o que você fala, cristão, que vai fazer diferença. Não é o que você faz que vai transformar vidas e corações. Mas é o que você é que será como um outdoor anunciando tanto a graça quanto a ira de Deus – e a aplicação da graça de Deus depende da ação do Espírito Santo sobre aqueles a quem ele quiser chamar.
Jl 2:32 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Em conclusão, guarde em seu coração este verso, transforme-o em uma divisa de vida:
Sl 69:6 Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti, ó SENHOR, Deus dos Exércitos; nem por minha causa sofram vexame os que te buscam, ó Deus de Israel.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL