segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ADOLESCENTES FORA DE MODA - III

RECUPERANDO OS VALORES DIVINOS
Após o fatídico episódio em Perez-Uzá, causado pela adoção por parte de Davi das inovações filisteias: carro 0km, animais novos, condutores e cuidadores especiais… tudo muito bonitinho, novo, funcional, mas que não podia contar, sob hipótese alguma. Com a aprovação de Deus porque Deus já havia dado estatutos perpétuos.
Depois que a arca foi levada pelos levitas para a casa de Obede-Edom,  ali ficou pelo período de seis meses, tempo no qual o Senhor o abençoou por amor de si mesmo, uma vez que a arca simbolizava a sua presença abençoadora sobre aqueles que guardam a sua Lei (o livro da lei estava dentro da arca, juntamente com o cajado de Moisés e um pouco de maná).
II Sm 6.12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.
OBEDIÊNCIA AOS MANDAMENTOS DO SENHOR
O primeiro valor a ser recuperado foi o da obediência ao Senhor. Deus não queria carro novo. Não queria animais de carga carregando a sua arca. Seu desejo, expresso claramente, era que os filhos de Coate, uma das famílias da tribo de Levi, levassem a arca aos ombros, por isso que havia mandado colocar argolas na mesma e varais atravessando estas argolas. Os varais deveriam estar sempre prontos, sempre nas argolas, e os coatitas sempre de prontidão para cumprirem seu papel.
Êx 25:13 Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; 14 meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. 15 Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.
E foi exatamente isto o que Davi ordenou fosse feito. Não mais carros ou animais, mas os ombros do povo de Deus, porque Deus não deseja, jamais, terceirizar o nosso serviço e adoração. Seu relacionamento conosco é pessoal e a nós cabe a obediência de um filho que ama seu pai, pois sabe que o pai lhe ama.
II Sm 6.13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.

ALEGRIA EM OBEDECER AO SENHOR
Davi teve várias experiências amargas por desobedecer ao Senhor. Já citamos esta, em Perez-Uzá, e, também, quando cometeu adultério com a esposa de Urias, Bate-Seba. Por causa de seu pecado ele clama ao Senhor que, vendo-o arrependido, restitua-lhe a alegria que havia perdido. Embora não tenha perdido a salvação, ele não sentia alegria na presença do Senhor.
Sl 51:12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
O mesmo Davi que se retirou para sua casa em profunda tristeza e amargurado de espírito agora louva ao Senhor com todas as suas forças, repetindo Miriã e as mulheres hebreias ao saírem do Egito (Ex 15.20 A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças).
II Sm 6.14 Davi dançava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho. 15 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do SENHOR, com júbilo e ao som de trombetas.
Abandonando o jeito canaanita de fazer, Davi louvava ao Senhor à sua maneira, e de uma maneira que já fora feita anteriormente e contara com a aprovação de Deus – era músico, compositor, e tinha profunda gratidão por tudo quanto o Senhor lhe tinha feito.
Sl 116.12 Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? 13 Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. 14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.

LOUVOR DIRIGIDO EXCLUSIVAMENTE AO SENHOR
Davi conduziu o povo em adoração e sacrifícios rumo a Jerusalém, onde colocaria a arca, "provisoriamente", em uma tenda, até que conseguisse fazer o que mais desejava, que era edificar o templo para a adoração do Senhor, o que Deus não permitiu, reservando esta tarefa para o pacífico Salomão.
I Cr 22:8 Porém a mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença.
Ao entrar em Jerusalém, entretanto, Davi teve um dissabor – o de ter que lidar com a opinião alheia. Isto é muito comum – quando nos devotamos ao Senhor logo temos que lidar com a opinião de terceiros sobre como devemos conduzir a nossa vida.
E no período da adolescência estas influências podem ser ainda mais fortes, uma vez que é o período formativo do caráter, e as companhias exercem importante papel na visão que o adolescente tem de si mesmo e do mundo. O desejo de ser aceito é um dos mais importantes fatores de tomada de decisão para um adolescente, mesmo para um adolescente cristão.
I Co 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
LOUVOR A DEUS E PRESSÃO SOCIAL
É por causa da pressão do grupo que muitos adolescentes acabam enveredando pelo uso de palavras torpes, práticas ilícitas aparentemente banais, como colar na prova, "ficar", namoro "pentecostal", "test drive", participação em eventos contrários a fé e, pior ainda, o uso de produtos que não lhe são benéficos, como bebidas e drogas. Muitas vezes o prazer de tais práticas afasta o adolescente da comunhão. Por outro lado, outro fator de afastamento é a vergonha de ter cedido a tais pressões.
Sl 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

LOUVOR A DEUS E A FAMÍLIA
É óbvio que Davi não se importava com a opinião alheia sobre si mesmo e seu culto ao Senhor. Ele queria a aprovação de Deus, expressava sua gratidão ao Senhor de maneira totalmente voluntária. Mas em sua própria casa ele teve que enfrentar dificuldade.
Mt 10:36 Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.
Mical, filha de Saul, que tinha sido dada por esposa a Davi quando o rei queria mata-lo pelas mãos dos filisteus, apesar de amar a Davi não se conteve quando o viu dançando e vestido como um simples levita, sem os ornamentos reais ou militares.
II Sm 6.16 Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.
Descontente em tê-lo desprezado em seu coração, Mical externou publicamente seus sentimentos, causando enorme vergonha ao rei-adorador, jogando um verdadeiro balde de água fria sobre a cabeça de Davi, no momento em que este se voltava para abençoar a sua casa.
II Sm 6.20 Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!

COMO RESPONDER ÀS PRESSÕES LOUVANDO AO SENHOR
Davi não negou que estava vestido com simplicidade – sem ornamentos sacerdotais, porque ele não era um sacerdote, sem paramentos reais, porque certamente lhe atrapalhariam os movimentos, sem equipamentos militares porque aquela era hora de louvor e alegria, e não de guerra, Davi estava vestido simplesmente como Mical o havia conhecido anos antes, quando ele era apenas um pastor e músico a serviço de seu pai. A única diferença era uma túnica sacerdotal, algo pouco maior que uma camiseta e que deixava os braços livres para tocar e dançar.
A resposta de Davi foi que ele contava com a aceitação do Senhor. O que fazia, fazia para o Senhor. E ele tinha certeza que fazia para o Senhor porque tentou fazer de outra maneira e Deus havia rejeitado. Não basta o sentimento de fazer para o Senhor, é necessário fazer como o Senhor mandou, porque seus mandamentos foram dados para serem cumpridos, e ninguém que ama ao Senhor despreza seus mandamentos.
II Sm 6.21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. 22 Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado.
Colocando isto de outra maneira, Davi afirma que, diante de familiares ou estranhos, ele continuaria louvando ao Senhor, mesmo que isso parecesse, aos olhos de todos, humilhação e vexame, porque ele sabia que aquele que se humilhar perante o Senhor, será exaltado, mas o que se exaltar, será humilhado (Lc 14:11 Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado), como efetivamente aconteceu com Mical, que sofreu a pior maldição que podia recair sobre uma mulher hebreia.
II Sm 6.23 Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.
Observe que quem serve ao Senhor é por ele abençoado, mas quem não o serve deixa de receber suas bênçãos, e isto por si só já é uma grande maldição. A benção do Senhor há de ser derramada sobre os que permanecerem fiéis, mas, sem sombra de dúvidas, a maldição também será espraiada sobre os rebeldes.
Ml 3:18 Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
Não precisamos e não devemos mudar para que o mundo nos aceite – embora ele odeie os verdadeiros crentes, e realmente não pode amá-los porque não ama o Senhor dos crentes.
Rm 12:2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O crente não deve tomar a forma do mundo, porque isto significa fracasso, morte e reprovação do Senhor.

Hb 10:38 …todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL