domingo, 12 de abril de 2015

DISCIPULADO EM QUATRO ETAPAS: ESTUDO nº IV – O QUE RECEBEMOS

INTRODUÇÃO

Já aprendemos três verdades em nossos estudos: o pecado é uma realidade para todos os homens; a morte é a consequência do pecado que todos os homens cometem e que, para evitar a morte eterna de todos os homens Jesus morreu em lugar de pecadores. O que, então, estes pecadores ganham com a morte de Jesus?
Is 53:11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

VIDA OU MORTE

Assim como nos adverte sobre a morte, e, ainda, sobre a existência de uma segunda morte, a Escritura também nos aponta para a possibilidade de ter uma vida que é superior em essência à esta que ora desfrutamos. A esta vida, que não é uma utopia mas uma realidade assim como tudo o que vimos até o momento, a bíblia chama de vida eterna
Dn 12:2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.

O DESEJO DE VIVER

Como experimentar esta vida? Como alcançá-la? O desejo de viver eternamente, ou o medo da morte, está presente em todas as pessoas em todos os lugares. E são muitas as tentativas de fugir à morte. Encontramos este anseio em um jovem que vai ao Senhor Jesus
Mt 19:16 E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?
O problema é que a vida eterna não é alcançada por obras humanas, mas por algo que a maioria das pessoas não está disposta a fazer: obedecer a Deus acima de tudo, isto é, amá-lo acima de toda e qualquer coisa, seguindo a Jesus sem qualquer reserva, entregando-se a ele na mais absoluta confiança
Mt 19.21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

COMO OBTER A VIDA

CONQUISTADA

O que o homem deve fazer para obter a vida eterna? Qual o preço a ser pago? Que sacrifícios são exigidos? Diferente do que muitos pensam, a vida eterna não é obtida por algo que se faz, nem por alguma espécie de troca com Deus, mas por algo que não se faz, isto é, por deixar de confiar em si mesmo e confiar totalmente no Senhor
Sl 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.

RECEBIDA

A vida eterna não é uma conquista do homem, mas é uma dádiva de Deus aos homens através de Jesus Cristo. Quando Jesus morreu na cruz ele conquistou o direito de dar a vida eterna a quem ele desejasse, a quem ele resolvesse chamar
Jo 10:28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
E ele efetivamente tem chamado para dar-lhes a salvação aqueles a quem ele diz que são suas ovelhas, o que possui um duplo simbolismo, o de Jesus, como o bom pastor que faz tudo pelo bem das suas ovelhas e também o das ovelhas, que ouvem a voz do pastor, conhecem a sua voz e o seguem
Jo 10.14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, 15 assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

UM PRESENTE CARO

E foi exatamente isto o que ele fez: deu a vida por suas ovelhas. A pergunta que precisamos responder neste momento é: você é uma das ovelhas de Jesus ou é contado entre aqueles que ele chama de cabritos
Mt 25.32 …e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
O benefício de ser contado entre as ovelhas de Jesus é ser feito filho de Deus, receber a vida eterna e ir morar com ele no paraíso pra todo o sempre.
Jo 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.

FILHOS DE DEUS

Enquanto os homens, por sua natureza, são filhos da ira, aqueles que recebem Jesus como seu Senhor e salvador são chamados por Deus de seus filhos, amados por ele e alvo dos seus cuidados paternos. E se é muito bom poder chamar alguém de pai, imagine ter o próprio Deus como nosso pai
Rm 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
O que não podemos esquecer é que só podemos ser feitos filhos de Deus através de Jesus. Ninguém mais pode nos fazer filhos de Deus, nem tampouco instituição nenhuma, mesmo que cheias de boas intenções
At 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
Lembre-se: somente Jesus, e ninguém mais, pode nos conduzir ao Pai, porque só ele morreu na cruz em lugar de pecadores. Só ele é homem perfeito, só ele é o filho eterno de Deus, portanto, divino
Jo 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Assim, só nos resta uma atitude, um conselho: orar ao Senhor para que ele incline o nosso coração para que andemos em seus caminhos, e o amemos de todo o nosso coração
I RS 8:57 O SENHOR, nosso Deus, seja convosco, assim como foi com nossos pais; não nos desampare e não nos deixe; 58 a fim de que a si incline o nosso coração, para andarmos em todos os seus caminhos e guardarmos os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, que ordenou a nossos pais.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL