quarta-feira, 1 de abril de 2015

JESUS, NOSSO LIBERTADOR INIGUALÁVEL - TEXTO COMPLETO

PORQUE JESUS É O LIBERTADOR INIGUALÁVEL
Os versos 13 e 14 do capítulo 1 da carta de Paulo aos Colossenses apresentam-nos a ação de Deus em favor de escravos condenados à morte, libertando-os do império das trevas e transportando estes escravos para o reino do filho do seu amor, Jesus Cristo – em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. Mas quem é este Jesus, sob cuja regência agora devemos viver? Quem é o nosso rei e libertador?
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus (Cl 1.15-20)
Uma comparação entre os grandes religiosos – Buda, Maomé, Maria e o que eles representam para as suas respectivas religiões.
i.          Buda é o fim do ser, é a percepção de uma plena unidade com o universo de tal maneira que haja a anulação do ego.
ii.       Maomé é um homem que juntou e adaptou textos bíblicos e um cristianismo confuso existente na península arábica com as crenças tribais – mas, mesmo para o mais exaltado muçulmano, ele é apenas um homem.
iii.    Maria, a mãe de Deus para os católicos, título que remete à maternidade do homem Deus, mas não eterna como Deus. Tida como co-redentora, e medianeira, seus rogos seriam sempre dirigidos ao filho, nunca ao Pai. Uma mulher humilde e submissa, mas seria ela comparável a Jesus? Sem falar no fato de que a sua não morte é apenas uma doutrina surgida muito tempo depois do fechamento do cânon e não encontra qualquer respaldo nas páginas das Escrituras – nossa regra de fé e prática.
Você poderia dizer de algum desses que é igual ou maior do que Jesus? Teríamos ousadia suficiente para ir contra as Escrituras que afirmam que ele é o único salvador (At 4.12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos) e que qualquer crença que não tenha sua origem e fim em Jesus é mera superstição, mera crendice (At 3:16 - Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós)?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ

Esta é uma pergunta crucial: quem é Jesus? Ainda que tenhamos definições e testemunhos sobre a pessoa de Jesus, e algumas destas definições sejam completamente equivocadas e desprovidas de fundamento ou, então, insuficientes, como afirmar que Jesus é um anjo que se tornou homem para evoluir e se tornar um anjo exaltado (testemunhas de jeová), um homem perfeito (adventistas), um espírito de luz (espíritas) um profeta muito importante (alguns judeus e muçulmanos), um simples homem que se tornou um mito (teólogos liberais e pensadores materialistas) ou até mesmo um mito (historiadores marxistas) e tantas outras, há, também uma definição verdadeira, dada por Pedro.
Quando Jesus perguntou sobre quem as pessoas pensavam que ele era (Mt 16:13 - Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem?), eles primeiro disseram o que o povo dizia (Mt 16:14 - E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas). A resposta estava historicamente correta mas existencialmente insuficiente, por isso Jesus insiste com uma nova pergunta (Mt 16:15 - Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?) e obtém a resposta espiritualmente aceitável (Mt 16:16 - Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo).
Todavia, a resposta correta de Pedro é insuficiente para ti sob certo aspecto. Você pode acreditar que Pedro estava falando a verdade, você pode aceitar que Pedro realmente acreditava que Cristo era o filho do Deus vivo mas, ainda assim, não ter Cristo como seu Senhor e salvador.
Quem é Jesus para você? Não se trata de conceitos, mas de experiência pessoal. Não é o que Jesus foi, nem o que disseram sobre ele, nem o que a bíblia diz sobre ele, mas sobre quem ele é para você, em sua vida. Quem Jesus é para você? Quem Jesus foi para seus pais não tem importância – a justiça de um pai não garante a salvação de um filho (Ez 18:20 - A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este). Não importa como a sua igreja acredita – a resposta tem que ser individual (Mc 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado).
Vou oferecer para você seis aspectos do caráter e da essência de Jesus que muito provavelmente você jamais encontrara em qualquer outra pessoa – mesmo nos mais proeminentes mestres religiosos. Quem é Jesus para você? Minha oração é que, à medida que você conhece estes aspectos do caráter de Jesus, seu coração arda como o coração dos discípulos no caminho de Emaús (Lc 24:32 - E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?). Para mim, de acordo com as Escrituras, ele é tudo o que eu vou expor daqui pra frente.

I.                  A PERFEITA REVELAÇÃO DA DIVINDADE (15)

15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
Em um contexto onde as pessoas acreditavam em deuses terreais, deuses supremos em áreas específicas (céu, terra, água, inferno) homens tornados deuses, imperadores que se autoproclamavam divinos, semideuses, demônios (com um sentido diferente do que temos hoje) apresentar Jesus como o filho de Deus precisava ser melhor esclarecido.
Quem é Jesus? Eis a pergunta. A resposta é: ele é a figura, a imagem real. Ele não é uma figura, não é uma estátua, nem mesmo uma abstração como adorada pelos gregos e seu absurdo deus desconhecido (At 17:23 - …porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio). Paulo afirma que Jesus é a imagem não no sentido de uma cópia ou um desenho, mas Cristo participa da natureza do próprio Deus, comunicando, visivelmente e em forma humana, quem é Deus, a ponto de poder afirmar que ele e o pai são um (Jo 10:30 - Eu e o Pai somos um).
O Deus supremo não pode ser visto (Ex 33.20 - E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá) mas, graciosamente, ele se revela em Jesus Cristo, aquele que é seu primogênito, o primeiro e também o único gerado, pois todos os demais são criados e, após o estado de rebeldia e queda, adotados como filhos (Rm 8:15 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai) pela fé em Jesus Cristo (Jo 1:12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome). Quando Filipe inadvertidamente pediu para que Cristo lhes mostrasse o pai, a resposta foi: "Eu revelo o pai" (Jo 14:8-9 - Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?). Jesus não é a primeira criatura, ser o primeiro não tem relação temporal – Jesus tem a primazia de função, de poder, de autoridade e de glória (Jo 17:5 - …e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo), glória, aliás, da qual ele abriu mão temporariamente para resgatar pecadores como eu e você (Fp 2.6-7 - …pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana).
Você pode falar isso de Buda? Ou de Maomé? Ou de Maria? Ou de qualquer outro? Não, não pode, todos eles são criaturas, todos eles são parte da religiosidade humana e refletem exatamente o que Paulo diz aos crentes romanos sobre a corrupção religiosa humana (Rm 1:25 - …pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!).

II.               ELE É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS (16)

16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
Quem é Jesus? Prosseguimos em nossa resposta a esta pergunta crucial. A segunda parte da resposta que Paulo nos dá é que ele é a razão da existência de todas as coisas. Tudo o que foi criado, tudo quanto existe, cada coisa do universo, tudo que há nos céus e acima da terra, absolutamente tudo o que se pode ver e também as coisas que não podemos ver só existem porque foram criadas em Cristo Jesus (Jo 1:3 - Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez).
Porque Paulo fala das coisas visíveis e invisíveis – ele está dizendo que mesmo os entes espirituais são criação de Deus. Ele está afirmando, contra o dualismo e o gnosticismo existentes em seus dias – e está dizendo contra o naturalismo e o evolucionismo dos nossos dias, que tudo foi criado por Deus, inclusive os incrédulos que se negam a aceitar esta declaração da Palavra de Deus.
Não importa o tamanho, não importa a grandeza, não importa o grau de significado em uma cultura ou religiosidade – tudo foi criado por Cristo, em Cristo e para Cristo (Rm 11:36 - Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!). Buda? Criado por Cristo, existiu pela vontade de Cristo e teve fim quando Cristo assim o determinou. Maomé, fundador da religião mais hostil ao cristianismo nos últimos 1500 anos? Também ele, criado por Cristo e usado para sua glória. Maria, aquela que deu à luz o menino-Deus? Criada em Cristo, humilde e obediente serva de Deus.
Governantes ou dominadores poderosos, terrenos ou espirituais, conquistadores ou influentes, com poder ou regentes, tudo veio a existir, tudo foi feito à partir de sua Palavra, da expressão de sua vontade criadora e de sua regência (Rm 13:1 - Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas).
Você pode afirmar isso de Ellen G. White, ou Charles T. Russel? Ou Buda? Ou Alan Kardec? Ou Maomé? Ou Maria? Ou qualquer um dos papas? Isso só pode ser afirmado a respeito de Jesus, porque ele é inigualável, só ele é o criador de todas as coisas, pequenas ou grandes (Sl 115:13 - Ele abençoa os que temem o SENHOR, tanto pequenos como grandes).

III.           ELE É A BASE PARA TUDO (17)

17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.
Já temos duas respostas para a pergunta: "Quem é Jesus"? porque ele é inigualável? A primeira resposta é porque só ele é a perfeita revelação de Deus. A segunda é que ele é o criador de todas as coisas.
Além disso, na verdade, ao lado disso, juntamente com estas duas primeiras respostas as Escrituras aduzem que ele é antes de tudo. Ele não foi antes de tudo, mas ele é antes de tudo como João batista fez questão de asseverar que era antes dele mesmo tendo nascido depois (Jo 1:30 - É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim), afirmação posteriormente corroborada por Jesus ao afirmar ser ele antes do próprio Abraão (Jo 8:58 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU).
Paulo enfatiza que este mesmo Jesus é antes de tudo, não apenas no sentido de existência mas, também, no sentido de ser a base para a existência e manutenção de todas as coisas. É em Cristo que as coisas encontram seu real lugar e expressão. É óbvio que as pessoas são capazes de fazer muitas coisas, mas se não for em Cristo estas coisas não tem valor nenhum, não são nada para que agradem ao Senhor (Jo 15:5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer).
Todos, sem exceção, andávamos desgarrados, como ovelhas sem pastor (Is 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos), até que o Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19:10 - Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido) em Cristo encontramos propósito, encontramos nosso lugar, somos conduzidos às aguas de descanso, aos campos verdejantes.
De qual pregador, profeta, apóstolo verdadeiro ou pseudoapóstolo nós podemos dizer a mesma coisa? Buda? Macedo? Santiago? Hernandes? Soares? Somente Jesus pode dizer: EU SOU. Somente Jesus pode dizer ser a fonte e a finalidade da existência do homem. Somente ele pode dizer que é o caminho, a verdade e a vida. Somente ele pode nos conduzir ao lugar que Deus reservou para nós – ele próprio (Jo 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim).
Quem, além de Jesus, pode dizer para você confiar em sua Palavra e comparar esta confiança à construção de uma casa sobre a rocha que resiste a qualquer tempestade (Lc 6.47-48 - Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída)?

IV.            ELE É O CABEÇA, O PRIMEIRO (18)

18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.
Quem é Jesus? Esta pergunta é de tal importância que ela tem reflexos na vida e na morte, hoje e na eternidade. É a única pergunta cuja resposta pode fazer alguém passar da morte para a vida (Jo 5:24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida). Sim, ele é a perfeita revelação de Deus. Sim, ele é o criador de todas as coisas. Sim, ele é a base, a finalidade de tudo. Mas isso ainda não é tudo. Ele é mais, muito mais.
Ele é, também, a cabeça, a fonte de orientação e direção de todo o corpo. Não há vida nem direção no corpo sem a cabeça[1] - o máximo que há são estertores, e por pouco tempo. Não há como existir Igreja sem Cristo, pois ele é o cabeça da Igreja e salvador de todo o corpo (Ef 5:23 - …porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo). Somente ligado ao cabeça é que alguém pode ter esperança de salvação eterna – só ele, e mais ninguém, é o salvador. Só ele conduz ao pai.
Só quem é por ele guiado, uma das funções de uma cabeça, obedecendo suas orientações é, de fato amado por Deus (Jo 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele). É Cristo, não o papa, ou qualquer outro sobre a face da terra que é o cabeça da Igreja, ele é o originador, a fonte de vida da Igreja, e é, ao mesmo tempo, sua garantia, pois, sendo o primeiro a ser gerado de entre os mortos, isto é, a receber vida (Jo 10:18 - Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai) estando entre os mortos e mesmo assim trazendo para os que nele creem a imortalidade (II Tm 1:10 - …e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho).
Sim, Cristo é o único que, de fato, ressuscitou de entre os mortos – os demais foram ressuscitados pelo verbo da vida, o próprio Cristo. E é ele quem garante que os que nele esperam também ressurgirão dos mortos. Todos os demais foram ressuscitados, ele é a ressurreição (Jo 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá).
Somente ele é a ressurreição e a vida, somente ele estava no princípio com Deus e somente ele é divino (Jo 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus), somente ele é o primeiro e o último, o alfa e o ômega (Ap 22:13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim). Ninguém mais é como ele, ninguém pode ser comparado a ele – ou você prefere colocar qualquer outro em primeiro lugar na sua vida?

V.               ELE É A PLENITUDE DA DIVINDADE (19)

19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.
Quem é Jesus? Porque Jesus é tão diferente dos demais homens? É uma verdade indiscutível a afirmação das Escrituras de que todos são pecadores (Rm 3:23 - …pois todos pecaram e carecem da glória de Deus) e jamais alcançarão o padrão estabelecido por Deus que é nada menos que a perfeição (Mt 5:48 - Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste).
Isto se aplica a Buda, que buscava a perfeição na anulação do eu. É verdadeiro para Ellen G. White, que buscava a perfeição na obediência à lei (Gl 3:13 - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar - porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). Isto se aplica a Macedo, Soares e Santiago e suas promessas vazias de céu na terra. Mas isto não se aplica a Jesus, pois somente dele é dito que é o filho amado, em quem Deus tem o mais absoluto prazer (II Pe 1:17 - …pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo).
No ambiente em que Paulo escreve os imperadores se declaravam divinos e exigiam adoração – e logo eram assassinados (houve um curto período em que a média era de um imperador a cada dois meses). Maria precisou de uma rainha que adorava deusas pagãs para ser declarada 'veneranda'. Hoje muitos se autoproclamam apóstolos – mas era ele quem os chamava e os designava como tais (Lc 6:13 - E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos).
Todos, sem exceção, eram apenas humanos, mas Cristo é mais que isso. Cristo é o novo homem, o homem perfeito, humano sim, mas o único sem pecado (Hb 4:15 - Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado). Em Cristo, o homem perfeito, habita, perfeita e corporalmente, a plenitude da divindade (Cl 2:9 - …porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade). Nem homem endeusado nem deus rebaixado como nas histórias comuns na antiguidade. O Deus homem, o homem Deus – só Cristo é assim. Ele é o bom pastor do salmista (Sl 23:1 - O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará), é o pastor de Israel (Sl 80:1 - Dá ouvidos, ó pastor de Israel, tu que conduzes a José como um rebanho; tu que estás entronizado acima dos querubins, mostra o teu esplendor) e é, também, o nosso bom pastor (Jo 10:11 - Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas), e, para que não reste dúvidas, ele também é o nosso supremo pastor (I Pe 5:4 - Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória).
Você conhece mais alguém de quem possamos dizer que é perfeitamente divino? Por mais que respeitemos Maria, não é possível falar isso dela. Por mais que um muçulmano venere Maomé (veneração, adoração e culto são apenas termos técnicos para a mesma idolatria) eles não ousariam falar que ele é divino. Um espírita também não diz isso de Alan Kardec. Nenhum deles é comparável ao Senhor Jesus. Porque escolher a eles e não a Jesus?

VI.            ELE É O RECONCILIADOR ENTRE O HOMEM E DEUS (20)

20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
Quem é este Jesus? Que pergunta interessante e intrigante, não é? Mas quantas respostas maravilhosas podemos encontrar em sua palavra. Ele nos faz conhecer Deus, sendo, ele mesmo, o criador e sustentador de todas as coisas, ele é o guia que tem perfeito conhecimento do caminho de Deus (Is 55:9 - …porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos).
Para completarmos o entendimento sobre quem é este Jesus para cujo reino os que creem são levados, Paulo afirma que ele é o reconciliador entre Deus e o homem pecador (Rm 5.10-11 - Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação): reconciliação implica no reconhecimento de uma hostilidade que precisa ser corrigida. Para fazer isso Jesus se interpôs como mediador entre Deus, e somente sendo divino poderia fazer isso, e os homens (I Tm 2:5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem), e fez isso pagando o preço que era cobrado pelos nossos pecados, isto é, derramando seu sangue, o justo pelos injustos (I Pe 3:18 - Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito) para que pudéssemos ser conduzidos a Deus por intermédio dele mesmo.
Jesus fez a reconciliação de maneira completa e definitiva, através do seu sangue (Hb 9:22 - Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão), e o fez de uma vez por todas, sem necessidade de auxiliares, complementos ou repetições (Hb 7:27 - …que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu) simplesmente porque Deus já está satisfeito com o seu sacrifício na cruz (Is 53:11-12 - Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu). Em sua cruz, ao bradar "está consumado" ele reconciliou com Deus tantos os que o receberam quanto a criação (Rm 8:21 - …na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus). Deixe-me questionar: alguém mais morreu para salvar você? Alguém mais deu a sua vida por você, sendo você inimigo dele, ofendendo-o em suas obras? Quem fez isso? Nenhum dos personagens que eu citei até agora – por isso Jesus é inigualável.

QUEM É JESUS PARA VOCÊ

Pode parecer uma insistência desnecessária, mas a sua resposta, não apenas verbal, mas de coração, de todo o seu coração (Jr 29:13 - Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração) é essencial para o futuro de sua alma. De nada adianta você ser profundamente religioso sem conhecer a Jesus como ele é, o que ele fez, e crer segundo as escrituras (I Co 15:3-4 - Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras).
O que Jesus é para os filósofos, teólogos, cientistas, arqueólogos não tem nenhuma importância para definir o destino eterno de sua alma. O que ele é para mim, mesmo eu crendo firmemente nele como o autor da minha salvação (Hb 5:9 - e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem) não tem efeito algum sobre o destino eterno de sua alma.
Confiar em promessas vazias e infundadas de intercessão de homens, de ganhos celestes mediante obras terrenas, ou de novas oportunidades de vida é colocar em risco e, pior ainda, é perder a sua própria alma porque todas estas coisas são mundanas, e, mesmo sendo impossível, se um homem vier a ganhar o mundo inteiro ainda assim pode perder as usa própria alma (Mt 16:26 - Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?).
O que você precisa saber, com absoluta clareza e certeza, com inabalável convicção, é que Jesus é inigualável, é único, é tudo o que você precisa, todos os demais são simplesmente dispensáveis. Se não tivessem existido não fariam diferença nenhuma na história da redenção. Podemos saber muita coisa sobre estes citados, mas não podemos ter relacionamento algum com nenhum deles – aliás, mesmo os que estão vivos nada podem fazer para tirar uma alma do inferno.
Jesus não é alguém para saber sobre – é alguém para ir a ele (Mt 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei). Nem mesmo a morte mudou isso, como atestam os discípulos no caminho de Emaús (Lc 24:32 - E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?) ou Maria, que chorava próxima ao tumulo e experimentou grande alegria ao vê-lo vencedor sobre a morte (Jo 20:16 - Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!) Este relacionamento também mudou o incrédulo Tomé que o reconhece como Rei e Deus (Jo 20:28 - Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!)… poderíamos citar tantas outras pessoas, mas uma coisa é certa – conhecer sobre Jesus resulta, no máximo, em motivação para esta vida, mas se é só isso somos os mais infelizes de todos os homens (I Co 15:19 - Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens).

COMO CONHECER A JESUS

Como conhecer este Jesus? Como se relacionar com Cristo então? O que Deus quer de você, então? Primeiro eu tenho que lhe dizer o que não é necessário, porque tem muitos exigindo estas coisas, falando de si mesmos e enganando a muitos (Rm 16:18 - …porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos) e é com tristeza que temos que advertir que não são obreiros do Senhor Jesus (Mt 24:24 - …porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos), são contra ele e contra vossas almas.
 Não precisa fazer campanhas de 70 semanas, 318 qualquer coisa. Não precisa encher envelopes de ofertas vultosas e às vezes lesivas à sua estabilidade financeira para garantir um lugar no céu. Não precisa guardar restrições de datas e alimentos (Rm 14:6 - Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus).
Ele quer que você seja uma nova criatura (Gl 6:15 - Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura). Mas como ser uma nova criatura? Para ser nova criatura é preciso nascer de novo (Jo 3:7 - Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo). Mas como nascer de novo? Para nascer de novo é preciso crer em Jesus Cristo como seu Senhor e salvador (At 16:31 - Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa).
Como receber Jesus como Senhor e salvador – creia no seu coração, confesse com a sua boca (Rm 10:9 - Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo) e seja-lhe obediente como demonstração de que a nova vida já está em seu coração (Jo 14:15 - Se me amais, guardareis os meus mandamentos) unindo-se ao seu povo (Tt 2:14 - …o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras), que o adora em Espírito e em verdade (Jo 4:24 - Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade).
Quero lhe fazer três exortações nesta ocasião:
i.     Converta-se ao Senhor Jesus, entregue sua vida nas mãos dele, confie nele (Sl 37:5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará);
ii.  Abandone os seus vícios e pecados como prova evidente, externa, de uma transformação interna em seu coração (I Jo 3:9 - Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus);
iii. Venha fazer parte desta Igreja, apresente-se para o batismo como símbolo desta nova vida e venha congregar junto deste rebanho que é uma porção do rebanho do supremo pastor, Jesus Cristo (Hb 10:25 - Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima).


[1] Lembro-me de uma vez que um primo simplesmente cortou a cabeça de uma galinha, ao invés de matá-la da maneira correta – ela saiu se esvaindo em sangue, sem direção, até finalmente cair morta no meio do quintal.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL