domingo, 12 de abril de 2015

DISCIPULADO EM QUATRO ETAPAS: ESTUDO nº II – O QUE MERECEMOS

INTRODUÇÃO
Certamente que a experiência de tentar passar uma semana sem cometer alguma espécie de erro, sem pensar coisas erradas, sem fazer o que é reprovável e, mais difícil ainda, fazendo sempre o que é certo e devido é frustrante – chegamos ao final tendo que olhar no espelho e dizer: não somos realmente perfeitos
Rm 7:19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.

O SALÁRIO DO PECADO

Então, após admitirmos que o pecado é uma realidade na vida de todas as pessoas, a pergunta a ser feita é: o que um pecador deve receber em retribuição por suas ações? Quem trabalha, merece como salário aquilo que foi combinado entre ele e o patrão. Também houve um acordo feito pelo Criador com a criatura quando tudo se iniciou
Gn 2:17 …mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
De novo, podemos apelar para a nossa experiência para admitir que as Escrituras estão absolutamente corretas. A morte é um fato da existência. Nascer, crescer e morrer. Mas é só isso?

OS BONUS DO PECADO

ENFERMIDADES FÍSICAS E MORAIS

Por causa do pecado a morte entrou no mundo – trazendo todas as mazelas que experimentamos: doença, inimizade, mentira e tudo o mais que gostaríamos de evitar.
Gl 5.19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

INIMIZADE CONTRA DEUS

Mas este não foi o pior dos males. O pior foi entrar em inimizade contra Deus, alheios ao seu amor, sem vida
Ef 4:18 …obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.

MORTE ESPIRITUAL

Antes mesmo de experimentar a morte física o homem já experimenta a morte espiritual, isto é, o afastamento de Deus, e, pior ainda, este seu estado de inimizade contra Deus faz dele, naturalmente, "filho", isto é, herdeiro, da ira de Deus
Ef 2.1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

MORTE ETERNA

Mas isso ainda não é tudo. Andando de um lado para outro, espiritualmente morto, tendo a certeza da morte física, tudo poderia ser resumido em: morreu, acabou! Mas não é isso o que a Escritura – que já vimos estar certa ao falar da realidade do pecado e da própria morte – continua a ensinar. Ela nos fala de uma outra morte, a morte eterna. É inevitável que o homem passe pela morte
Hb 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.
Mas, lamentavelmente, a grande maioria enfrentará uma segunda forma de morte, não a física, porque esta não põe término à existência, mas a eterna:
Ap 20:14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
Se nossa experiência comum é que todos os homens, indistintamente, praticam o pecado, e se o salário do pecado é a morte, isto quer dizer, então, que todos os homens estão inevitavelmente condenados à morte eterna, isto é, ao inferno? Para que não fiquemos desesperados, fiquemos com o consolo da Palavra de Deus para aguardar nosso próximo encontro:
I Jo 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL