V. DEUS ABENÇOA SUA IGREJA EM QUALQUER AMBIENTE
31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia,
Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no
conforto do Espírito Santo, crescia em número.
O
que aprendemos nas Escrituras é que, independente das circunstâncias, Deus
abençoa o seu povo. Havia fome na terra? Do Egito se levanta o mantenedor (Gn
45:5). Era hora de retornar, do palácio real sai o libertador (Hb
11.24). Chegou o tempo do fim do
exílio? – um imperador pagão é chamado por Deus de seu ungido e torna-se
responsável pela restauração do povo de Deus (Is 45:13).
A
Igreja cristã enfrentou a perseguição iniciada por Paulo após a morte de
Estêvão – e o resultado foi que os que foram dispersos iam dispersando a
mensagem do evangelho por toda parte (At 11:19). Paulo foi perseguido em Damasco? Logo a Igreja em Jerusalém tem
consigo um poderoso pregador. Levanta-se nova perseguição – é hora de ir para
Tarsis, e, de lá, para Antioquia, de onde iniciaria as suas viagens
missionarias, completando o trabalho já feito pelos dispersos (At
13.1-2).
Sabemos
que Paulo desejava ir a Roma, mas não tivera ainda a oportunidade até que, por
causa do desejo dos judeus de vê-lo morto, ele viajou com proteção e às custas
do império romano, evangelizando a guarda pretoriana (Fp
1:13) e até mesmo a casa do
próprio imperador (Fp 4:22).
Deus
não mudou o ambiente – e a história demonstra que, quanto mais expressiva era a
Igreja, quanto mais fiel ela se mostrava, quanto mais ativo era o seu
testemunho mais ela tinha a oposição do mundo. Quanto mais viva a Igreja
estava, mais viva era a oposição, maior o ódio que lhe era devotado. Quanto
mais ela crescia, mais acirrada ficava a perseguição – e o fogo da perseguição
era instrumento de para purificação da Igreja e oportunidades preciosas de
evangelização (Cl 4:5). O poder desta Igreja não estava em sua
influência na sociedade através de homens poderosos, pelo contrário, estava no
fato de que testemunhava poderosamente envergonhando os sábios e poderosos do
mundo (I Co 1.26-29).
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