segunda-feira, 11 de maio de 2015

AS INIMAGINÁVEIS MANEIRAS DE DEUS ABENÇOAR SUA IGREJA - I

I. DEUS TRAZ A VERDADE AO MAIS INSTRUÍDO IGNORANTE

3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer. 7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
Em sua marcha para destruir a Igreja, perseguindo e encarcerando os crentes, Saulo, depois de autorizar a morte de Estevão, dirige-se ao sinédrio para obter cartas de recomendação para a missão que acreditava ser sua – salvar a religião destruindo a mensagem de salvação em Cristo Jesus. Saulo “respirava”  ameaças de morte contra a Igreja. Mas havia uma verdade insuspeita que ele logo teria que aprender.
No caminho de Jerusalém para Damasco, de repente, Saulo cai por terra – não sabemos se de um helicóptero ou de jumento, de um elefante ou se ele estava simplesmente a pé. Somente Saulo viu forte luz, podemos inferir que somente Saulo foi transformado após aquela experiência – mas o que queremos destacar é que Saulo rapidamente teve que aprender que perseguir a igreja é perseguir ao próprio Cristo, porque a Igreja é o corpo de Cristo (I Co 3:17) como Paulo diz mais de uma vez (I Co 12:27). À partir daí trava-se um breve mas significativo diálogo.
Da parte de Jesus, a pergunta é: porque Saulo o perseguia, se ele só fizera o bem e não o mal? Porque Saulo perseguia pessoas que nenhum mal causavam, a não ser se opor à falsidade dos religiosos – o que, a rigor, não pode ser considerado um mal. Porque Saulo perseguia a Jesus, se Jesus nenhum mal lhe havia feito? Não havia razão para isso – mas ele o perseguia assim mesmo. Mas, o mais importante era a clara identificação feita por Jesus entre a Igreja, seu corpo, e ele mesmo. Porque Saulo o perseguia, afinal? Porque as pessoas perseguem os cristãos, porque os odeiam? A resposta, embora não dita por Saulo, é: porque a luz traz às claras as obras das trevas – e quem as faz não quer ser descoberto.
A resposta de Saulo, por mais esquisita que pareça, vinda de um homem que era extremamente culto, falava várias línguas e fora educado aos pês do melhor mestre judeu de seus dias é um simples atestado de ignorância. Ele diz: “Eu não sei quem é o Senhor”. Saulo conhecia tudo de religião, mas nada de Jesus. Conhecia tudo de Igreja, mas nada de Jesus. Conhecia tudo de lei, e até conhecia profundamente os textos da bíblia, mas não conhecia a verdade contida nas Escrituras, não continha a verdade que é o próprio Senhor Jesus.

A conclusão do dialogo é: você não pode saber por si mesmo, ninguém pode. Somente se o próprio Senhor o revelar (Mt 16:17) – e é justamente isto o que o Senhor Jesus faz: eu sou Jesus, a quem tu persegues. Perseguir a Igreja é perseguir a Cristo. Rejeitar a mensagem que a Igreja proclama é rejeitar a proclamação do próprio Cristo como o Messias, o Senhor e salvador.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL