domingo, 19 de julho de 2015

ENCONTRAR O REI OU SER CONVOCADO POR ELE?

13 De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava. 14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
15 Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam. 16 Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? 17 Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.
Mc 2.13-17

PORQUE AS PESSOAS TEM DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O JESUS DAS ESCRITURAS?

Será que as pessoas estão à procura de Jesus? Você está, realmente, à procura de Jesus? Bom, talvez esteja, mas, preciso ser um pouco mais incisivo: a qual Jesus você está procurando? Talvez pareça meio estranho eu fazer uma pergunta destas, uma vez que você está numa Igreja – e está ouvindo um pastor pregando sobre ninguém menos que Jesus. E você pode responder: eu estou à procura deste Jesus que você prega. Bom, isto é muito bom. Então, vamos conhecer, primeiro, o Jesus que eu não prego, o Jesus que não é digno de ser anunciado de púlpito algum – e, creiam-me, não estou ficando louco.
Eu não acredito que o Jesus a ser anunciado seja aquele que trabalha numa espécie de pronto socorro, bastando ser invocado para vir correndo resolver problemas emergenciais e logo retornar ao seu posto de observação aguardando o próximo chamado. Se você procura este Jesus, ele não está aqui.
Eu não acredito que o Jesus a ser pregado seja aquele que funciona como um senhor serviçal sempre pronto a atender aos caprichos de seus grandes servos sempre cheios de vontades – e, creiam, senhor serviçal e servo grande são paradoxos, coisas que não podem jamais existir.
Eu não acredito que o Jesus a ser pregado seja o filósofo com respostas profundas e enigmáticas, mas que não passa de um grande mestre, um homem iluminado ou possuído de alguma força sobrenatural, mas que é incapaz de responder aos anseios mais profundos da alma humana.
Eu não acredito que o Jesus a ser pregado seja este dado a espetáculos com hora marcada e lugar definido, em troca de generosas doações financeiras, mas que é absolutamente incapaz de acompanhar qualquer um destes grandes milagreiros a um simples hospital e fazer os doentes se levantarem e irem para casa sem cobrar.
Enfim, eu não acredito que o Jesus a ser pregado seja o marxista, o comunista, o pensador, o revolucionário, o anjo, o homem iluminado – nada disso é digno de ser mencionado de um púlpito cristão. E é por isso que eu convido você a buscar conhecer o Jesus das Escrituras, porque eu acredito que a maioria das pessoas que não conhece Jesus, o verdadeiro Jesus, é simplesmente porque está buscando outro Jesus, não o Jesus das Escrituras.
Talvez você tenha vindo a este local depois de passar por vários outros – e eu espero sinceramente que sua busca tenha chegado ao fim. Mas chegado ao fim não porque você vai escolher, dentre todos os que já te foram apresentados, este de quem eu vou falar.  Eu sinceramente espero que sua jornada chegue ao fim porque você vai ouvir a voz do Senhor te chamar, porque ele te escolheu e  você o ouve chamando para segui-lo. A qualquer outro dos Jesus que são pregados por aí é possível escolher – ao Jesus das Escrituras é impossível, porque ele mesmo diz que você não pode escolhê-lo, pelo contrário, é ele quem te escolhe (Jo 15:16).

DIANTE DE JESUS COM DIFICULDADE PARA ENCONTRÁ-LO

Mesmo diante de Jesus nos dias de seu ministério terreno, porque encarnado ele ainda está, todavia glorificado (Cl 2:9) havia pessoas com grande dificuldade para encontrá-lo. Mas esta dificuldade não é porque ele se escondesse, ou porque ele evitasse as pessoas, pelo contrário, Jesus estava sempre seguido pelas multidões, e Marcos quase sempre o apresenta cercado por muita gente, que sabia onde ele ia, onde repousava, onde morava, onde e com quem comia, o que falava e como falava. Encontrar Jesus era algo muito fácil, para quem tivesse este desejo.
Mas havia pessoas que, mesmo perto, mesmo seguindo Jesus de muito perto, mesmo observando atentamente tudo quanto Jesus fazia ou falava, ainda assim não o encontravam porque eles não queriam o Jesus que o Senhor havia enviado (Jo 1:11), porque não eram das ovelhas do Senhor e nada do que ele fizesse lhes seria atrativo, pelo contrário, eles o rejeitariam ainda mais (I Pe 2:7). Eles queriam o seu Jesus, não o Jesus que Deus lhes deu. O problema é que o Jesus que eles queriam não estava disponível e nunca viria, nem nunca virá, o Jesus que Deus deu já veio, é o Jesus das Escrituras.

O JESUS QUE DEVE SER ANUNCIADO

É este Jesus, o Jesus das Escrituras, que deve ser anunciado, como Paulo fazia (I Co 15:3-4). É este Jesus, rejeitado pelos religiosos profissionais, que você está sendo convidado a conhecer. O que podemos dizer sobre este Jesus?

JESUS FAZIA ÀS CLARAS, RELIGIOSOS QUEREM AS TREVAS

13 De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava.
Todos sabiam onde e como encontrá-lo.
Como é costume de Marcos, Jesus está sempre indo, sempre em atividade contínua. Nesta seção todos os versos começam com um conectivo (e então) para expressar a movimentação constante de Jesus. Somos informados que, como era seu costume e era de conhecimento de todos em Cafarnaum, Jesus mais uma vez deslocou-se, agora da cidade para uma região mais erma, para os lados do mar. Para sair de Cafarnaum, atravessando os subúrbios em direção ao lago, certamente teria que passar pela região mais pobre, e, também, onde estavam os grupos mais desprezados pelos judeus: os publicanos (cobradores de impostos) e os pecadores (que ordinariamente se relacionavam com os gentios, sendo, por isso, desprezados pelos religiosos).
Depois de tanto ensino, e ensino substancial, não retórico e vazio como o ministrado pelos escribas, depois de tantos milagres, de tantas curas inexplicáveis e, principalmente, da cura do paralítico, o fluxo de pessoas a segui-lo inevitavelmente tendia a não diminuir, embora muitos seguissem a Jesus pelas razões erradas – queriam ver ou receber o resultado de alguma de suas ações. Mas não criam nele, a ponto de alguns perguntarem que sinais (entre tantos que estava fazendo) ele mostrava para que pudessem crer (Jo 6:30).
Mesmo assim, mesmo que não tivessem fé e que seus interesses fossem mais mundanos e materiais, Jesus não deixava de cumprir a sua missão de anunciar o evangelho aos pobres (Lc 7:22). À multidão que o procurava por sinais e maravilhas ele respondia com o anuncio da chegada do reino. Àqueles que queriam sentir a ação do seu poder ele lhes ensinava, conduzia-os com simplicidade e clareza de maneira que eles aprendessem a verdade sobre o reino de Deus.
O problema para aqueles que não encontram Jesus não é que ele seja difícil de ser encontrado – é que os que não o encontram simplesmente não querem encontra-lo. Não é falta de conhecimento sobre o Senhor, é falta de interesse e, pior ainda, é franca rejeição (Jo 1:11). O problema é que eles, embora fosse de Israel, não eram das ovelhas que o Senhor Jesus veio buscar (Mt 15:24). Eram como muitos que, embora talvez estejam dentro das Igrejas, como muitos judeus estavam na casa de Israel, não tinham nenhum relacionamento com o Senhor da Igreja. Tinham aparência de piedade, mas sem eficácia espiritual alguma (II Tm 3:5).

JESUS AGE COM AUTORIDADE, RELIGIOSOS QUEREM IMPOSIÇÃO

14 Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
A autoridade de Jesus era inquestionável.
Quando Jesus ensinava ficava claro que ele possuía autoridade que não era compartilhada pelos demais doutos e mestres do seu tempo (Mc 1:22). Quando lidava com as enfermidades a mesma coisa acontecia (Mc 1:31). Nem mesmo o próprio diabo duvidava de sua autoridade (Mc 5:12).
De saída de Cafarnaum, em direção ao mar, Jesus tinha que passar pela alfândega onde eram cobradas taxas de quem vinha ou ia para as cidades de Tiro, Damasco ou Jerusalém, além de outras cidades menos importantes. Aquele lugar era, para os judeus, um símbolo de opressão, um lugar mais que detestado por eles porque ali estavam aqueles que eles consideravam seus espoliadores, ladrões que tiravam deles, o povo de Deus, para dar aos gentios romanos. Se os judeus já odiavam os cobradores de impostos, mais ódio ainda eles devotavam aos publicanos judeus, vistos como traidores de seu povo e traidores de Deus. Triplamente detestados: porque traíram sem povo, traíram seu Deus e se misturavam em negócios com os gentios.
Ao passar pela coletoria Jesus diz a Levi, filho de Alfeu: Segue-me. Sem razões, sem explicações, sem promessas. Quanto do nosso evangelismo passa tão longe disso? Precisamos explicar mil razões, dar mil motivos e, às vezes, fazer mil promessas de bonança – quando a única promessa a ser feita é que todo aquele que crê no Senhor Jesus recebe, dele mesmo, a vida eterna (Jo 10:28). Só isso realmente importa – o límpido chamamento do Senhor para suas ovelhas (Jo 10:27). Não pensemos que Levi nada soubesse sobre Jesus. Levi não era diferente de nenhum de nós aqui. Dificilmente Levi não tivesse ouvido algo a respeito de Jesus, não soubesse de seu ensino e de suas ações. Levi não era diferente de nenhum de nós – ele sabia algo sobre Jesus, como todos aqui sabemos algo sobre Jesus, e como os escribas e fariseus sabiam algo sobre Jesus. A resposta a este conhecimento é que é diferenciada entre os que são de Jesus e os que não são.
O que ele não esperava era que Jesus o chamasse. Não a ele, Levi, o filho de Alfeu, o traidor de seu povo, o detestado publicano. Mas foi ao perdido, ao desprezado, ao proscrito que Jesus disse: Segue-me. Venha após mim. Seja meu discípulo. E a resposta de Levi é imediata, pronta, resoluta, sem questionamentos ou sem vacilos. Ele ouviu o chamado e foi, simplesmente atendeu ao chamado de Jesus. Razões para não ir ele tinha muitas, razões para ir ele tinha apenas uma: o chamado irresistível de Jesus e o segue, sem olhar para trás.

JESUS AGE COM LIBERDADE, RELIGIOSOS QUEREM TRADIÇÕES

15 Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
Jesus era capaz de ações surpreendentes.
Da coletoria somos informados por Lucas que Levi oferece uma grande refeição com a participação de Jesus (Lc 5:29). Entrar na casa de alguém significava das duas uma, ou as duas coisas: que se comungava com o que o hospedeiro fazia, considerando-o digno de uma visita, ou que o visitante era tido como um igual ou partidário das mesmas opiniões. Nenhuma das duas depunha a favor de Jesus. Para Lucas isso é importante porque descreve Jesus como aquele que penetrava em todos os estratos da sociedade de seu tempo, para Marcos o que é realmente importante registrar é o fato de que Jesus fala com um publicano, convida-o para ser seu seguidor, vai até a sua casa e se reclina à mesa tanto com ele quanto com outros cobradores de impostos, na verdade, muitos outros cobradores.
Aos publicanos Marcos acrescenta um outro grupo igualmente detestado pelos judeus: os pecadores. Jesus é o rabino que permite que prostitutas o toquem (Lc 7:39), que toca em leprosos (Lc 5:13), com uma mulher samaritana (Jo 4:27) e agora se banqueteava com os pecadores – literalmente os que se devotavam, que viviam na prática cotidiana do pecado, que tinham o pecado (na ótica deles) como meio de vida (na maioria dos casos por trabalharem direta ou indiretamente com os gentios).
O termo “pecadores” é um termo técnico, mais que um apelido, é um título de desprezo e escárnio dos mestres religiosos contra aqueles que eles desprezavam. Eis uma primeira consequência na vida daqueles que creem em Jesus: mesmo com a melhor das intenções, dar um jantar, leva-lo para dentro de sua casa para o convívio dos familiares e amigos logo são desprezados pelos que já estão acostumados à vida religiosa mas não são discípulos de Jesus, não entram nem desejam que outros venham a encontrar a porta, e entrem por ela, e sejam salvos (I Ts 2.14).

JESUS AGE COM PROPÓSITO, RELIGIOSOS PREFEREM PRECONCEITOS

16 Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
Meros religiosos não aprendem nunca.
Existe grande diferença entre fé e religiosidade, muito clara na história da fé. Caim era religioso, chegava mesmo a oferecer culto (Gn 4:3) Abel era crente (Mt 23:35); honrar a Deus com lábios mas sem coração nunca foi novidade (Is 29:13) chegando a ponto de Deus desejar que as portas do templo permanecessem fechadas tamanha pode ser a hipocrisia de falsos adoradores, meros religiosos (Ml 1:10).
Os escribas, da facção religiosa dos os fariseus, guardadores estritos da torá e de muitas tradições orais, estavam observando o que Jesus dizia e fazia e certamente não entraram na casa de Levi, afinal, não lhes era permitido misturar-se com os detestados publicanos. Pior ainda era constatar que Jesus, o rabino, se reunia não apenas com muitos publicanos e também com os que chamavam pecadores, com a plebe que julgavam rude e ignorante (Jo 7:49). Sem coragem para enfrentar Jesus eles preferem a conversa de bastidores, dirigindo-se aos seus discípulos (que estavam há pouco tempo com Jesus). Os escribas, apesar de doutos, tinham medo de Jesus porque o Filho do Homem já havia desnudado seus corações malignos quando eles duvidaram da autoridade de Jesus para perdoar pecados, mesma autoridade que ele tinha para mandar a um paralitico que tomasse o seu leito e voltasse para casa andando.
Seu questionamento era lógico, dentro de sua lógica religiosa baseada na guarda exterior de mandamentos – como Jesus poderia ser, de fato, o messias, ser um bom rabino e um mestre qualificado se não ensinava as pessoas a se afastarem dos pecadores, a rejeitar a comunhão com os pecadores, a, de acordo com a cultura, demonstrar algum grau de aprovação pelo que eles faziam e como viviam porque não os censurava, não lhes dizia para abandonarem sua prática de pecados? Esta era a lógica da religiosidade, mas estava muito longe de ser o propósito da vinda de Jesus, que veio para dar a sua vida para resgatar, justamente, os pecadores (I Pe 3:18).

JESUS AGE DIDATICAMENTE, RELIGIOSOS QUEREM POLITICAGEM

17 Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.
Jesus não se prende ao politicamente correto.
Certa vez vi uma frase que afirma que líderes elogiam publicamente e corrigem em particular – bom, acho que Jesus não ouviu esta frase. Ela é fruto de um nefasto pensamento chamado de politicamente correto. A hipocrisia dos fariseus era pública, seu questionamento à autoridade de Jesus era pública, sua atitude de desprezo por Jesus também. E eles estavam errados, tanto quanto em relação ao que pensavam a respeito de Jesus quanto, pior ainda, quanto ao que pensavam a respeito de si mesmos, o que os levava a pensar que não tinham qualquer necessidade da mediação de Cristo. Jesus, ouvindo o que eles falaram, age imediatamente. É óbvio que a autoridade de Jesus estava sendo contestada e precisava ser defendida, mas o problema maior estava no coração dos fariseus, e não nos ouvidos dos discípulos. Eles acreditavam que não precisavam de Jesus. Eles criam que podiam conseguir a salvação por sua própria obediência à lei mosaica – esquecendo-se que ninguém conseguia obedecer perfeitamente (Ec 7:20) e uma obediência imperfeita sempre será desobediência (Tg 2:10).
Enquanto eles murmuram Jesus lhes fala clara e publicamente, dizendo-lhes o que eles precisavam e não o que queriam ouvir. Jesus não lhes dá explicações, pelo contrário, mais uma vez lhes desnuda os corações, dizendo que eles se achavam justos, que se achavam santos, que se sentiam capazes de alcançarem a vida eterna (Mt 19:16). Embora Jesus dê instruções práticas, que qualquer fariseu daria, ele acrescenta uma exigência que nenhum fariseu estava disposto a cumprir: segui-lo, justamente o que Levi, um publicano, fez (Mt 19:21).
Para Jesus os que se julgam sãos não precisam de médico, ele não se encarnou para chamar justos, ou, como o termo usado por Marcos indica, pessoas capazes, poderosas, mas para convocar pecadores, miseráveis e fracas ao arrependimento. É a primeira vez que Jesus usa a adversativa mais forte (alla), enfatizando a absoluta incompatibilidade entre sua vinda e a salvação mediante alguma forma de justiça própria, de virtude auto atribuída. Ele não espera que os pecadores se tornem sãos, ele os faz sãos. Ele não espera que eles consertem a sua vida, ele é o próprio conserto para estas vidas (Ef 2:17). Jesus vem para chamar os praticadores de pecado ao arrependimento – e nada veio fazer por quem despreza seu chamado. A convocação é para os cansados e sobrecarregados – não para os que estão satisfeitos com suas cargas (Mt 11:28).

PORQUE AS PESSOAS TEM DIFICULDADE PARA ENCONTRAR O JESUS DAS ESCRITURAS?

É possível que as pessoas tenham dificuldade para encontrar o Jesus das Escrituras porque tem dificuldade com o seu evangelho, com a sua mensagem, com o que significa a sua vinda. O que significa o evangelho para pecadores – pecadores como os publicanos, pecadores como os desprezados homens e mulheres da vila de Cafarnaum? Pecadores como nós, pecadores do sec. XXI, tão pecadores quanto os mais pecadores entre os pecadores de todos os séculos?

O EVANGELHO MOSTRA QUE CRISTO VEIO PARA PECADORES

Em nenhum momento somos convidados a imaginar Cristo vindo para dizer para alguém que ele foi perfeito, e que, por isso, mereceu a recompensa de entrar na vida eterna, até porque a vida eterna é sempre uma dádiva, é sempre um presente de Deus (Rm 6:23) que é dado a pecadores.
Quem não encontra o Cristo das Escrituras é porque não consegue se ver nesta categoria, a de pecadores, e, por isso, insiste em chamar Deus de mentiroso (I Jo 1:10) rejeitando atender ao chamado do evangelho. Jesus se fez carne assumindo uma natureza de servo como sinal de humilhação para resgatar perdidos, se fez pecador para salvar pecados, seu perdão é expressão de misericórdia e graça – e só busca misericórdia e graça, só busca salvação quem está perdido. Só encontra o Cristo das Escrituras quem é fraco, perdido, pecador.
O evangelho é uma mensagem clara de perdão de pecados. E perdão de pecados só pode ser dado a pecadores. O evangelho é uma mensagem clara de justificação, de doação de justiça para injustos – e só podem ser justificados aqueles que forem injustos. O evangelho humilha o homem para salvá-lo. Os outros falsos cristos, os cristos que promovem harmonia do homem consigo mesmo em seu estado de pecado, que prometem exaltar o homem o fazem somente com o intuito de mantê-lo cativo em sua arrogância.
Jesus se fez homem para levar o homem para a cruz – não para colocá-lo em um pedestal. A morte e a ressurreição de Jesus foi em lugar do pecador, foi por causa do pecador, por causa da culpa do pecador e foi para retirar esta culpa de pecadores que tudo o que é relatado nos evangelhos aconteceu. Só aceita a humilhação de ser declarado incapaz de alcançar justiça quem se reconhece como injusto – e só encontra o Cristo das Escrituras quem é fraco, perdido, pecador, injusto.
O evangelho que os fariseus rejeitaram e que muitos rejeitam humilha o homem dizendo que a sua sabedoria não está em conhecimento de qualquer espécie, mas em reconhecer a sua situação de perdido, de pecador, de incapaz. A única sabedoria que o evangelho permite é a sabedoria de olhar para si mesmo com o mesmo olhar do evangelho para os pecadores – um olhar de reprovação para os pecados e de misericórdia para com pecadores, perdidos, mortos (Ef 2:1).
A verdadeira sabedoria é aceitar ser guiado por onde a lâmpada da Palavra de Deus guiar – mesmo que considere outros caminhos melhores (Pv 16:25 ). Não há outra forma de sabedoria. Só aceita ser visto desta maneira, destituído de sabedoria, quem, de fato, se reconhece tolo e só encontra o Cristo das Escrituras quem é fraco, perdido, pecador, injusto, destituído de sabedoria.

O PROPÓSITO DO EVANGELHO

E tudo isto para que? Para que, pelo evangelho, o pecador deixe de ser pecador, seja santificado, tenha sua mente mudada, seja reconciliado com Deus (II Co 5:18) e seja santificado.
O evangelho acaba com toda vaidade. O evangelho produz no coração do regenerado o sentimento de gratidão para com o seu salvador (I Tm 1:12). Faz com que a experiência de ser perdoado transborde no anúncio deste gracioso e imerecido perdão.

O propósito do evangelho é para que você conheça o Jesus das Escrituras – e que, conhecendo-o, creia nele como o filho de Deus, e, crendo nele, seja diferente dos fariseus que buscavam o “seu messias” e rejeitaram o messias que Deus deu (Jo 20:31). Em qual Jesus você crê, afinal? O único que pode te dar a vida eterna é o das Escrituras – e isto é mais valioso do que todo o ouro e prata do mundo. 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL