quarta-feira, 15 de julho de 2015

P. 106. BREVE CATECISMO - PELO QUE ORAMOS NA SEXTA PETIÇÃO?

p. 106. PELO QUE ORAMOS NA SEXTA PETIÇÃO

R. Na sexta petição, que é: "E não nos deixes cair em tentação", pedimos que Deus nos guarde de sermos tentados a pecar, ou nos preserve e livre, quando formos tentados.

Mt 26.41; Sl 19.13; Jo 17.15; I Co 10.13
Na sexta petição ao mesmo tempo em que confessamos a nossa suscetibilidade ao pecado (Rm 7:23) e até mesmo nossa corrupção do coração (Jr 17:9) e inclinação para fazer o mal (Rm 7:19).

O PECADO É UMA REALIDADE DO CORAÇÃO DO HOMEM

O maior problema do pecado não é que ele seja algo externo – culpar o mundo, ou a sociedade, ou satanás, ou as circunstancias é só uma fuga. O pecado é um sério problema interno e cabe ao homem dominá-lo (Gn 4:7). Ainda que haja assédio (Hb 12.1) e dardos de todos os lados (Ef 6:16) o pecado é e sempre será uma realidade interna (Tg 1.14-15).

O QUE É O MAL

É comum encontrar dificuldade com o entendimento de textos bíblicos que mostram Deus como o autor daquilo que não queremos admitir, como, por exemplo, o mal (Is 45:7). Precisamos, entender, entretanto, que ele não está se referindo ao mal moral, à desobediência à sua lei, mas a situações de juízo, muitas vezes extremamente dolorosas (Pv 16:4).
Desta maneira, as dificuldades a que somos expostos, as provações e tentações a que somos expostos podem ser de diversas naturezas:

PROVAÇÃO

A provação tem o objetivo de fortalecer o crente em sua caminhada, dando-lhe oportunidade de testemunhar sua fé em Deus, mesmo quando não há nenhum indício da vontade de Deus em mudar o rumo das coisas. Os não crentes sempre retrocedem diante das provações (Hb 10:38). A provação serve para limpar a Igreja (I Jo 2:19).

CORREÇÃO

A coisa menos desejável para um cristão é ficar sem a disciplina de Deus, pois ela é uma forma dele expressar seu amor (Ap 3:19). É óbvio que ninguém sente prazer em ser disciplinado (Hb 12:11), mas o resultado é absolutamente desejável – ser reconhecido como filhos de Deus.

TENTAÇÃO

Tentação é a sedução, o oferecimento de oportunidades que conduzem para o mal, para a desobediência à vontade revelada de Deus. Podemos identificar alguns agentes da tentação:

A CARNE

A natureza caída do homem faz dele escravo do pecado, inclinado para o mal. A nova natureza, no convertido, faz com que ele lute contra esta tendência à pratica do mal, como vemos o apóstolo Paulo fazendo em Rm 7 e resumido em sua carta aos Coríntios (I Co 9:27). Para não ser vencido pela carne o crente deve clamar pela misericórdia de Deus (Rm 7.25).

SATANÁS

Satanás é o inimigo par excellence dos homens. Ele consegue seduzi-los enquanto não chega o dia de seu julgamento (Ap 20:10). Ele usa de tudo aquilo que lhe está ao alcance para destruir a criação de Deus através de armadilhas (I Tm 3:7), pessoas (Mc 8:33) e, mais raramente, ataques diretos, conseguindo vencer os incautos (Mc 4:15).

MUNDO

O mundo que apresenta perigo para os crentes não é a ordem das coisas criadas, mas o ordenamento social prevalecente, com suas concupiscências (I Jo 2:16). Quando alguém se aproxima do mundo com cobiça demonstrando amá-lo está, também, demonstrando a quem não ama (I Jo 2:15) porque é impossível servir a dois senhores (Mt 6:24).
É muito perigoso pra o crente tornar-se íntimo de pessoas malignas, associando-se a grupos de depravados e ímpios (Sl 1:1), escolhendo caminhos de morte para si (Pv 14:12). É como sal sem sabor – está no meio do lixo, devendo ficar em seu lugar natural (Mt 5:13).

O MAL NÃO PODE SER EVITADO DE MANEIRA ABSOLUTA

Ninguém está imune à tentação – nem mesmo o Senhor Jesus foi isento de passar por ela, e o fez numa situação extrema (Mt 4:1). Provavelmente o escritor aos hebreus não se referia apenas a esta tentação ao afirmar que ele foi tentado em todas as coisas (Hb 4:15). Qual a diferença? Jesus Cristo não cedeu, não pecou.
O Senhor não prometeu tornar o crente livre das tentações de toda sorte encontradas no mundo – ele ora ao pai para que os preserve no mundo (Jo 17:15 mal) e capacite a perceber o mal, a fugir dele em suas diversas facetas como impureza (I Co 6:18) ou idolatria (I Co 10:14).

O MAL PODE SER TRANSFORMADO EM OPORTUNIDADE

Aliás, é no meio das aflições e por causa delas (Jo 16:33) que a genuína fé é provada e aprovada (I Pe 1.7). Observe que foi pela fé que Moisés recusou as honras do palácio pelo serviço ao Senhor (Hb 11.24).
Ninguém é impecável ou forte o suficiente para vencer o pecado em todas as ocasiões (Ec 7:20), mesmo um homem que ande em integridade pode cometer pecados (Ez 3.21) como aconteceu com Davi (II Sm 12.13).

COMO LIDAR COM O MAL

Temos algumas orientações bíblicas sobre como lidar com o pecado:

RESISTINDO FIRMEMENTE

É possível resistir ao diabo desde que o interesse principal seja ver o reino de Deus se fazendo cada dia mais presente, especialmente na vida do crente (Tg 4:7). Foi o método usado por Jesus contra as tentações de satanás no deserto, resistindo-lhe com a Palavra de Deus em seus lábios (Mt 4.12-13).

FUGINDO NÃO IMPORTANDO O PREÇO

É possível evitar situações de tentação, fugindo delas (I Pe 3.11). Foi o que fez José, primeiro resistindo ao ser assediado (Gn 39.10) e depois atacado pela esposa de Potífar (Gn 39.12).

RETRIBUINDO CORRETAMENTE

Oponha ao mal o bem (Rm 12.21). É verdade que o Antigo Testamento propunha a justiça retributiva (Dt 19:21) como uma medida coercitiva para a impiedade reinante no coração do homem desassistido internamente pelo Espírito Santo – mas tal não é o cristão, este vive em novidade de vida (Rm 6:4) sendo a habitação do Espírito de Cristo (Gl 2.20) tendo, pois, o dever de seguir lhe a instrução de Jesus, dada antes de apresentar esse roteiro de oração (Mt 5.44-45).

A QUEM PEDIR AJUDA

O Senhor nos orienta a pedirmos a sua misericordiosa ajuda para que possamos resistir e vencer o mal – que pode vir tanto do mundo, de forças espirituais e, principalmente, do coração corrupto do homem que, mesmo regenerado, ainda tem que lutar arduamente contra o pecado (Rm 7:23). Para que não sejamos derrotados em definitivo pelo pecado precisamos da ajuda de Deus em algumas áreas.

SABEDORIA PARA IDENTIFICAR O PECADO

Nem sempre conseguimos perceber que o pecado está à porta. Mesmo o homem segundo o coração de Deus, o homem que sabia prontamente reconhecer ser pecador e se humilhar na presença de Deus orou pedindo ao Senhor absolvição das faltas que houvesse cometido sem perceber – às quais estava, por falta de correto juízo, impedido de confessar (Sl 19:12).

HONRADEZ PARA RECONHECER QUE PECOU

A tendência natural é justificar o pecado ou atribuir culpa a terceiros ou situações extra nos, mas a verdadeira sabedoria está em temer ao Senhor e reconhecer a sua sabedoria e verdade (I Jo 1.10).

OUSADIA PARA CORRIR OS ERROS COMETIDOS NO PECADO

A vergonha por ter cometido um pecado, especialmente se este pecado foi público, requer que o crente tenha coragem para confessar o seu pecado e pedir perdão – mesmo que isto implique em um momento de vergonha acabará em benção nas mãos do Senhor (Lc 14:11). Um exemplo maravilhoso de humilhação e restauração é encontrado na parábola do filho pródigo, contada pelo Senhor Jesus (Lc 15:21).

DEPENDÊNCIA DE DEUS EM TODAS AS SITUAÇÕES

Seja em qual situação for, o crente deve entender que ele não é, sozinho, capaz de vencer o mal, por isso precisa pedir ao Senhor para livrá-lo do mal, não deixando-o cair em definitivo (Sl 121.3). Mas é preciso que lembremos que Deus não permite que as provações colocadas diante de nós sejam maiores que nossas forças para, no mínimo, suportá-las (I Co 10.13).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL