sexta-feira, 28 de agosto de 2015

QUANDO CONGREGAR NÃO É SUFICIENTE

Você é membro de Igreja? Você congrega? Você contribuiu? E que mais?
Pode parecer estranho, pois o que normalmente esperamos das pessoas é que estas se tornem membros de nossas Igrejas, que congreguem e que contribuam. Feito isto, cumpridos estes deveres eclesiásticos, tudo deveria estar bem.
Mas me atrevo a perguntar novamente: e que mais? Como assim que mais”? bom, vamos, então, ao ponto. Estas três atitudes mencionadas a principio: ser membro (há membros que, estranhamente, não congregam), congregante (há membros que congregam e não contribuem, ou que não congregam e contribuem) e contribuinte não são aquilo que a Escritura traça como o perfil do cristão.
Há algo mais, além da fé (não mais importante que ela e que não a complementa, mas que a demonstra, que a evidencia), obviamente, que muitas vezes passa despercebido. Deixe-me colocar isto em forma de pergunta: você agrega? O que você está fazendo mesmo na Igreja? Qual o seu papel? Em que você está contribuindo para a expansão do reino, para que a sua Igreja seja conhecida como uma embaixada do reino de Deus na terra?
Quantas pessoas você, discípulo de Cristo, conduziu a Cristo e discipulou, ensinando a guardar tudo aquilo que o Senhor te ensinou e ordenou ensinar?
Talvez sua consciência esteja tranquila com o fato de você ter professado a sua fé, ter sido recebido como membro e ir na Igreja de vez em quando – uma vez por semana, ou uma vez por mês, quando é informado da data da santa ceia. Talvez ela se aquiete quando você entrega o seu dizimo e contribui para alguma das causas que são informadas após os cultos. Mas talvez isso não seja suficiente.

Estar contente com isto significa apenas que a mornidão já tomou conta de seu coração, que algo já está terrivelmente errado com sua espiritualidade – e que uma mudança se faz necessária, urgentemente. Estar contente com esta situação indica vida aparente, mas, na verdade, estar profundamente amortecido. Fariseus eram religiosos criteriosos, cumpridores estritos de seus deveres – mas isto não era suficiente. Diz-nos o Senhor que se a vossa justiça não exceder a deles, jamais entrareis no reino dos céus (Mt 5.20). 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL