segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PORQUE NÃO: CANSAÇO DE QUE: RAZÕES PARA O AFASTAMENTO DA CONGREGAÇÃO

CANSAÇO. DE QUE?

É isso mesmo, cansaço de que? Quem está cansado, obviamente deve estar cansado de alguma coisa. E é provável que muitos estejam cansados de fazer as coisas na Igreja, de ir a Igreja e estar na Igreja semana após semana e encontrar sempre as mesmas coisas, a mesma liturgia predefinida, formatada e engessada, prelúdio, oração, leitura, hino, mais leitura, mais oração e cânticos, oração, mensagem e bênção – às vezes com um chazinho no final, um festival de senta-levanta... por favor, calma. Calma! 
Não sou um iconoclasta, não estou propondo destruir nada e não quero que abandonemos o nosso padrão litúrgico em nome de uma reforma em protesto contra tudo e todos sem propor nada melhor para por no lugar, como um mentecapto que só quer quebrar paradigmas). 
E aí vem a sensação de cansaço – mais do mesmo, mais do mesmo, como se fossemos máquinas repetindo sempre e sempre o mesmo percurso, as mesmas ações – e sem conhecer as razoes por que fazemos as coisas como fazemos tudo torna-se mecânico (Is 29.13). 
Pode ser também que o cansaço seja ainda maior pois fazer uma coisa maquinalmente aprendida é a sensação de não saber para que fazer. E aí a coisa fica pior. Onde estão os resultados? Fazer, fazer, correr, organizar, fazer, fazer e refazer e nada acontece, nenhum resultado palpável. E fica a terrível sensação de estar trabalhando em vão – e é provável que, em alguns casos, seja assim mesmo (Ml 1.10).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL