A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga
Igreja evangélica de missão em terras brasilis. No
dia 12 de agosto de 1859 ele desembarcou na capital brasileira, Rio de Janeiro,
com um propósito para o qual havia sido despertado após ouvir um sermão do seu
professor, o dr. Charles Hodge, em Princeton. Podemos afirmar que a missão
abraçada por Simonton é fruto do Segundo Grande Avivamento americano, ocorrido
na metade do sec. XIX.
Aos 27 anos
de idade e apenas 3 meses após sua ordenação Simonton chegou ao brasil e
encontrou um grupo de imigrantes alemães e ingleses e suas Igrejas de colônias,
sem tentativa de evangelização de brasileiros. Simonton também encontrou aqui o
Dr. Robert Reid Kelley, que chegou aqui 5 anos antes dele e fazia um trabalho
independente e que foi bastante estimado pelo Rev. Simonton.
Em pouco mais de 8 anos Simonton deixou no Brasil uma
obra tão marcante que são poucos os homens que lhe podem rivalizar em
realizações. Fundou Igrejas (a primeira foi a do Rio de Janeiro em 12/01/1862
em parceria com o Rev. Alexander Blackford). Gozou férias em 1863 nos Estados
Unidos e casou-se com Helen Murdoch. Voltaram ao Brasil em julho de 1863 com
quem teve uma filha, Helen Murdoch Simonton, em
junho de 1864, mas sua esposa sobreviveu apenas 9 dias após o parto. Neste
mesmo ano ele cria o primeiro jornal evangélico com o nome de Imprensa
Evangélica. Em 1865 organiza o Presbitério
do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, São Paulo e Brotas). Dois
anos depois organiza o primeiro seminário que ficou conhecido como Seminário
Primitivo (1867). Neste mesmo ano sentiu-se adoentado
e foi para São Paulo ficar com sua irmã Elizabeth, seu cunhado Blackford e sua
filha Hellen, falecendo no dia 9 de dezembro, acometido de febre
biliosa, ou mais precisamente malária.
Em menos de
uma década Simonton e seus companheiros ajudaram não apenas a plantar a Igreja
Presbiteriana no Brasil, mas abriram as portas de nossa nação ao Evangelho.
Após os primeiros anos de trabalho missionário iniciado sem conhecer sequer uma
palavra de nossa língua os missionários viram nascer e crescer uma Igreja que
logo foi reconhecida como bíblica, sincera e piedosa.
Depois da
Igreja Presbiteriana outras Igrejas vieram estabelecer trabalhos de
evangelização de brasileiros, como a Igreja Congregacional (já existente mas
que se limitava a imigrantes de fala inglesa); a luterana que, por sua vez,
limitava-se a imigrantes alemães no interior de São Paulo e desenvolveu seu
trabalho evangelístico abaixo das fronteiras do Paraná num acordo para melhor
utilização das poucas forças evangelísticas (presbiterianos do Paraná rumo
norte e luteranos para o sul). Este acordo ficou conhecido como modus
operandi. A obra iniciada por Simonton, Blackford,
Lennington e José Manoel da Conceição, entre outros, ainda não foi completada.
A obra de evangelização do brasil ainda não está terminada. A tarefa está
inacabada, e o bastão está em nossas mãos. Avante, pois!
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