quarta-feira, 7 de agosto de 2019

160 ANOS E UMA MISSÃO POR CUMPRIR

A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga Igreja evangélica de missão em terras brasilis. No dia 12 de agosto de 1859 ele desembarcou na capital brasileira, Rio de Janeiro, com um propósito para o qual havia sido despertado após ouvir um sermão do seu professor, o dr. Charles Hodge, em Princeton. Podemos afirmar que a missão abraçada por Simonton é fruto do Segundo Grande Avivamento americano, ocorrido na metade do sec. XIX.
Aos 27 anos de idade e apenas 3 meses após sua ordenação Simonton chegou ao brasil e encontrou um grupo de imigrantes alemães e ingleses e suas Igrejas de colônias, sem tentativa de evangelização de brasileiros. Simonton também encontrou aqui o Dr. Robert Reid Kelley, que chegou aqui 5 anos antes dele e fazia um trabalho independente e que foi bastante estimado pelo Rev. Simonton.
Em pouco mais de 8 anos Simonton deixou no Brasil uma obra tão marcante que são poucos os homens que lhe podem rivalizar em realizações. Fundou Igrejas (a primeira foi a do Rio de Janeiro em 12/01/1862 em parceria com o Rev. Alexander Blackford). Gozou férias em 1863 nos Estados Unidos e casou-se com Helen Murdoch. Voltaram ao Brasil em julho de 1863 com quem teve uma filha, Helen Murdoch Simonton, em junho de 1864, mas sua esposa sobreviveu apenas 9 dias após o parto. Neste mesmo ano ele cria o primeiro jornal evangélico com o nome de Imprensa Evangélica. Em 1865 organiza o Presbitério do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, São Paulo e Brotas). Dois anos depois organiza o primeiro seminário que ficou conhecido como Seminário Primitivo (1867). Neste mesmo ano sentiu-se adoentado e foi para São Paulo ficar com sua irmã Elizabeth, seu cunhado Blackford e sua filha Hellen, falecendo no dia 9 de dezembro, acometido de febre biliosa, ou mais precisamente malária.
Em menos de uma década Simonton e seus companheiros ajudaram não apenas a plantar a Igreja Presbiteriana no Brasil, mas abriram as portas de nossa nação ao Evangelho. Após os primeiros anos de trabalho missionário iniciado sem conhecer sequer uma palavra de nossa língua os missionários viram nascer e crescer uma Igreja que logo foi reconhecida como bíblica, sincera e piedosa.
Depois da Igreja Presbiteriana outras Igrejas vieram estabelecer trabalhos de evangelização de brasileiros, como a Igreja Congregacional (já existente mas que se limitava a imigrantes de fala inglesa); a luterana que, por sua vez, limitava-se a imigrantes alemães no interior de São Paulo e desenvolveu seu trabalho evangelístico abaixo das fronteiras do Paraná num acordo para melhor utilização das poucas forças evangelísticas (presbiterianos do Paraná rumo norte e luteranos para o sul). Este acordo ficou conhecido como modus operandi. A obra iniciada por Simonton, Blackford, Lennington e José Manoel da Conceição, entre outros, ainda não foi completada. A obra de evangelização do brasil ainda não está terminada. A tarefa está inacabada, e o bastão está em nossas mãos. Avante, pois!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL