terça-feira, 27 de agosto de 2019

COISAS DO TEMPO E O TEMPO DAS COISAS


Existem coisas que Deus criou que são totalmente essenciais para nós, em todas as coisas. Não há sequer como raciocinar sem o tempo e o espaço. Tudo o que pensamos fica preso nestas categorias. Tente pensar em algo que fuja a isto e vai fracassar, mais cedo ou mais tarde.

O tempo é uma criação de Deus, uma criação extremamente intrigante e presente, literalmente presente em cada instante de nossas vidas. Não pode ser diferente, temos um começo, temos uma história, e estamos destinados a ter um fim - a menos que a eternidade, a atemporalidade, penetre em nossa história, uma intrusa sempre benvinda.

O sábio disse que há tempo para tudo debaixo do céu. Ele fala em tempo de semear, e tempo de colher, em tempo de sorrir, e tempo de chorar, em tempo de abraçar, e tempo de deixar de abraçar. Sim, há tempo para tudo de baixo do céu e debaixo do sol. Mas para que serve o tempo além de ser gasto?, além de vê-lo passar rapidamente como poeira fina escorrendo por entre os nossos dedos?

O tempo serve para deixar as coisas mais claras ou mais nubladas. Com o tempo percebemos como as coisas realmente são e, como uma câmara escura, revela o que antes era impossível de ser visto mas sempre esteve lá e só não era percebido. O tempo revela histórias não contadas, revela interesses escondidos, revela atitudes mal disfarçadas por gestos e palavras afáveis. O tempo revela os nossos erros de julgamento e até nossas decisões extemporâneas, mesmo aquelas que foram como deveriam realmente ser.

Mas ele também faz com que as coisas fiquem anuviadas, faz com que as lembranças fiquem menos claras e se percam nas brumas confusas de uma miríade de luzes que ofuscam a memória e os afetos, e que, por fim, faz com que o bem que jamais deveria ser esquecido seja apagado do coração em nome de urgências e interesses mais atuais que, por sua vez, em breve tempo serão apenas lembranças confusas, manchadas pela poeira do tempo.

Mas o tempo, esta criação implacável, tem mais uma função preciosa: ele trará a lume a justiça divina. O que é semeado é colhido, e isto é uma regra inescapável porque é o próprio Deus quem garante (Gl 6.7). O tempo faz com que as sementes plantadas frutifiquem. Paulo vai adiante e afirma que o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção (Gl 6.8). E conhecemos bem o que a carne produz: ira, dissensão, discórdia, partidarismo, ciúme, porfia, facções e coisas semelhantes a estas, porque esta lista não esgota o que o coração do homem é capaz de tirar do mau tesouro do seu mau coração. E o resultado disto não pode ser outro senão a justa retribuição de Deus porque Ele é justo, se inclina dos céus para ver o que se passa sobre a terra (Sl 113.6) e não deixa de retribuir a cada um segundo as suas obras (Ap 22.12). Deus não deixará, jamais, de honrar a sua Palavra. Que o justo continue a praticar a justiça até que seja recompensado pelo justo juiz, que não é desta terra, mas é rei de toda a terra. Que o ímpio continue a praticar a injustiça, até que receba do Senhor a sua recompensa, porque a boca do Senhor o disse!

O que você tem feito com o tempo que Deus tem lhe dado? Se a semeadura é carnal, a colheita será corrupta e carnal até que seja vindicada pela justiça do Senhor. Mas se a sua semeadura é espiritual, se é amor, alegria, paz, bondade, benignidade, longanimidade, mansidão e domínio das inclinações pecaminosas do coração então sua colheita será maravilhosa. O que você semear, você, inevitavelmente, ceifará.

2 comentários:

Unknown disse...

Nosso tempo é precioso. Cada instante q deixamos a justiça de Deus e nossa missão de lado, é um tempo q não volta mais. Maravilhoso estudo sobre o tempo e como devemos usá-lo para glorificar a Deus!

Unknown disse...

Toda vez q deixamos a justiça de Deus e nossa missão em segundo plano,perdemos esse tempo e ele não volta mais. Maravilhoso estudo sobre o tempo e como devemos usá-lo para glorificar a Deus!

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL