segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PRINCÍPIOS PARA REVITALIZAÇÃO DA IGREJA - NEEMIAS


A palavra revitalização não aparece nas Escrituras, mas o seu conceito sim. Revitalizar é tirar uma Igreja de uma situação de morte aparente ou iminente. Como instituição uma Igreja pode perecer, mas a Igreja de Cristo, não. Veja o que aconteceu nas Igrejas europeias.
O livro de Neemias vem logo depois do de Esdras. Esdras foi para Jerusalém para restaurar a comunidade, mas devido a oposição sua tarefa foi interrompida e Jerusalém ficou em desprezo e opróbrio por mais 18 anos. Até que surge Neemias. Em seu livro encontramos alguns princípios valiosos para serem aplicados em um projeto de revitalização de uma Igreja. 
Foi este livro que norteou o trabalho de pós-graduação nesta área, em 2012, bem como orientou o trabalho desenvolvido aqui em Paragominas com resultados que muitos consideravam impossíveis de serem alcançados.

i. AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DO CAMPO (Ne 2.1-4): Tenha precisava ter uma visão clara da situação e por isso analisa o relatório recebido a respeito da situação de Jerusalém. É impossível fazer um bom trabalho e não desperdiçar esforços e recursos se não souber o que precisa ser feito. Em Jerusalém não havia liderança, não havia segurança e ainda havia numerosos problemas internos e externos.

ii. DISPOSIÇÃO PARA A OBRA (Ne 1.11; 2.1-6): É preciso haver disposição para superar os problemas que surgirão. Além de boa vontade é necessário disposição para sofrer as perdas e pagar o preço necessário, inclusive o de desagradar pessoas com quem se tem relacionamentos sociais estáveis.

iii. AVALIAÇÃO DO TRABALHO A SER FEITO NO CAMPO (Ne 2.11-15): Revitalizar exige a manutenção do foco no que precisa ser feito. Em Jerusalém Neemias resolve fazer um reconhecimento do terreno para verificar a extensão da obra que tinha que realizar. Ele não conhecera Jerusalém. Tampouco conhecera o templo. Ele deveria saber o que precisava ser feito: cada muro, cada porta, cada etapa do trabalho precisava ser cuidadosamente definida, olhando sem se deter no que era naquele momento, para vislumbrando o que ele sabia ter sido, e para o que poderia ser.

iv. PERSEVERAR APESAR DAS DIFICULDADES (2.14-20): Toda obra tem obstáculos a serem superados. Reconstrução é ainda mais difícil porque há muita coisa antiga que precisa ser removida antes da edificação ser iniciada. Neemias ainda não sabia com quem contar, sabia que a cidade era insegura, com poucos recursos e entre o “resto de povo” não haveria colaboração total pois o julgavam indigno de ser obedecido (3.15). Além disso havia inimigos externos, todos fazendo o que lhes era natural de acordo com suas inclinações pecaminosas do coração.

v. SELEÇÃO DE PESSOAL (2.10; 19-20): Deve-se tomar muito cuidado com descompromissadas com o projeto final (sempre compromissadas com seus próprios planos e interesses) pois se tornam fonte de esforços contrários ao projeto de revitalização. É necessário escolher entre os que querem fazer a obra e os que querem estar em evidência, sob os holofotes em busca de reconhecimento.

vi. DIVISÃO DE TAREFAS (3.1-32; 4.16-23): Não há ninguém que tenha compromisso com o Senhor se sua obra que não tenha com o que contribuir. Todos os envolvidos são identificados em seus trabalhos, embora o trabalho de seleção de pessoal não termine tão rapidamente.

vii. APARECIMENTO DE OPOSIÇÃO INTERNA (4.1-3): Revitalizar implica em realizar mudanças necessárias, troca de peça e funções num processo de relocação que resulta em oposição dentro da comunidade que não querem mudanças no que julgavam direitos adquiridos ou privilégios conquistados porque tem seus próprios projetos, à margem é às vezes antagônicos ao projeto principal de revitalização e tendem a se tornar opositores incansáveis.

viii. CORRIGIR DESVIOS E PROBLEMAS PRE-EXISTENTES (5.1-13): cada problema tem seu tempo de solução, e a prioridade deve ser dada à busca do resultado final e não à satisfação de preferências individuais ou de setores específicos. Resolvidos as carências mais urgentes e graves, problemas secundários também devem ser tratados.

CONFIANÇA EM DEUS

Nenhum projeto dedicado a Deus é concluído em meio a rebeldia contra a Palavra do próprio Deus. Sem obedecer a direção de Deus não há colheita de bênção, mesmo usando o nome do Senhor como desculpa para a impiedade. O Senhor Jesus ensina a fazer planejamento antes de executar uma tarefa sem esquecer que o resultado final pertence a ele. A posição de Neemias em Jerusalém era perigosa, enfrentando oposição interna e externa (e todos queriam matá-lo) mas ele persevera por saber que estava fazendo a obra de Deus e cria que Deus não deixaria sua obra ficar incompleta (Ne 6.9) quando ora: "Ó Deus, fortalece as minhas mãos".

Analisando os resultados de um processo de revitalização levado a cabo, recomendamos os revitalizadores que observem um item que não foi mencionado mas que também está presente no processo de revitalização. Nem toda liderança existente na igreja almeja o bem do povo de Deus. Deve-se ter cuidado para não colocar em posição de liderança pessoas absolutamente desqualificadas moral e espiritualmente, porque estas serão enorme empecilho para o desenvolvimento do projeto e, pior, podem causar transtornos e perseguições ao revitalizador. Não deve haver pressa porque a obra é do Senhor, Ele a aviva no decorrer dos séculos. O tempo é de Deus, a obra é de Deus, e a pressa pode levar a um erro que compromete o resultado final - aos olhos dos homens, bem feito, mas deixando sequelas e mazelas na liderança da igreja que se perpetuarão e causarão mal aos verdadeiros adoradores.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL