quarta-feira, 7 de agosto de 2019

OBEDIÊNCIA TRAZ BÊNÇÃOS

Há muitos cristãos muito ocupados ultimamente. Acreditávamos, décadas atrás, com que a tecnologia nos faria trabalhar menos, com maior produtividade, e assim teríamos mais tempo para atividades espirituais e lúdicas. Não é o que se vê. Dia a dia é possível observar que, mesmo com o desenvolvimento prodigioso da tecnologia tem-se cada vez mais ocupações e cada vez menos tempo até para si mesmos.
Certo é que não há problema em ocupar-se com trabalhos. O ensino das Escrituras é que o homem justo é o que trabalha e confia no Senhor para dar-lhe o sustento como fruto de seu trabalho (2Ts 3.10). Este verso pode ser entendido corretamente como uma ordem para o preguiçoso ir trabalhar e, por outro lado, como uma determinação para que nenhum cristão sustente um preguiçoso e indolente.
Mas também precisamos abordar um outro aspecto desta questão: o trabalho em demasia, impedindo o convívio familiar e as atividades devocionais. Ao homem é ordenado, por exemplo, que viva a vida comum do lar (1Pe 3.7) e isto é mais que dar um bom dia antes de sair e um boa noite antes de dormir.
A bíblia fala de alguns homens que tinham uma dura ocupação diária. Se você chegasse em sua casa após o almoço certamente os encontraria dormindo. Mas logo mais, ao fim do dia, eles entrariam em seus barcos e partiriam para a dura tarefa de buscar o sustento no lago de Genesaré. Entre estes homens chamamos a atenção para Pedro, Tiago e João. Pouco antes de terem seus barcos requisitados como plataforma por Jesus eles haviam passado pelo menos 10h navegando pelo lago tentando pescar. E, depois de voltarem às margens, geralmente gastavam mais 2 ou 3 horas preparando-se para a pescaria da noite seguinte.
Esta era a sua rotina, seis vezes por semana. Mas a chegada de Jesus naquela praia, naquela manhã, mudaria um pouco a sua rotina. Mesmo sem terem pescado nada eles tinham que preparar as redes para a noite seguinte e de repente Jesus lhes pede para usar o barco como plataforma de onde pregaria para a multidão que o apertava. Querendo ou não Pedro e os demais tiveram que ficar ali, ouvindo o que Jesus tinha a dizer e aguardando o fim do discurso para, finalmente, irem para casa descansar.
Mas aquela era uma manhã diferente. Eles ouviram tudo quanto Jesus ensinara ao povo. Quando acharam que estava terminando eles recebem uma ordem de Jesus: deviam fazer o que não estavam acostumados a fazer, precisavam mudar sua rotina, precisavam fazer algo diferente porque Jesus estava mandando que fizessem. E eles, mesmo com algum grau de estranhamento e desconfiança, afinal Jesus podia até ser o filho do fazedor de barcos, mas não era pescador. Mas eles obedecem. E se não obedecessem certamente não teriam a alegria de efetuarem a maior e mais impressionante pescaria que alguém já tinha visto naquela região.
O princípio aqui expresso é que se o que você tem ouvido da Palavra de Deus não te impulsiona à obediência, se o que você tem ouvido não te leva a abrir mão de suas convicções pessoais e se não há uma mudança de comportamento então você está gastando seu tempo à toa. Quando você ouve e atende você está investindo seu tempo em aprendizado e será abençoado. Mas quando você ouve e não tem suas inclinações do coração modificadas então você está só perdendo tempo.
O chamamento do Senhor em Isaias é simples e claro: Se você quiser, se você ouvir e se você obedecer então poderá experimentar as melhores e maiores bênçãos de Deus. Mas, por outro lado, se não quiser, se não ouvir e se não obedecer, isto é, se recusardes e continuardes em rebelião, então, a promessa é de que todos os seus esforços serão tão inúteis quanto os de Pedro naquela noite no lago de Genesaré e, pior ainda, corres o risco de perder até o que você acha que tem. É melhor obedecer e ser abençoado, não achas?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL