sábado, 7 de setembro de 2019

COMO ACHAR DESCANSO

uma idéia bem conhecida e divulgada sobre descanso que acho absolutamente inconsistente e inexplicável. Não consigo entender como descanso passar um ou dois dias juntando coisas, depois colocando estas coisas em um veículo, depois montar acampamento, transportar as coisas para outro veículo e depois passar horas e horas ao sol ou espantando incômodos insetos, correndo o risco de contrair uma doença como malária, dengue ou febre amarela, e depois recomeçar tudo novamente, todo o transporte e retorno para casa, geralmente cansado e com vontade de dormir horas e horas. Não, isto não é descanso. Pode até ser chamado de lazer, pode dar algum tipo de prazer para quem gosta, mas não é descanso.
Como você descansa? Que tipo de atividade (ou de inatividade) você tem escolhido para descansar? João Mendes afirmava que o descanso pode e deve ser produtivo, carregando pedras. Por trás desta frase usual na sabedoria popular o que ele queria dizer é que o descanso deve ser produtivo, deve proporcionar algo construtivo.
Não há dúvida que o descanso é não apenas um direito como um dever cristão em obediência ao seu Deus que prescreveu tal prática para a sua criação.
Mas como descansar quando as coisas não estão como nós queremos que estejam? Como descansar quando as coisas não nos agradam e nos sentimos como náufragos no mar, tendo que lutar contra a força das águas que insistem em carregar o incauto nadador para lugares ignorados?
A resposta é: observando o que o Senhor Deus, o criador, diz a respeito de seu caráter. Ele diz que é o nosso cuidador, é o Deus providente. Ele afirma que Ele é aquele que supre cada uma das necessidades dos seus ao mesmo tempo que diz que é inútil trabalhar arduamente e não confiar no seu sustento (Sl 127:2 - Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem).
É provável que muitos cristãos já tenham tido a experiência de estar em um barco à deriva, enfrentando ondas que são muito mais fortes do que suas forças são capazes de superar à semelhança dos apóstolos que, mesmo experientes pescadores, viram que a força das águas que invadiam o barco e a intensidade do vento era superior às suas (Mt 8:24-25 - E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. entretanto, Jesus dormia. 25 Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!).
Mas temos que aprender o que fazer nestes momentos. Quando a angústia tomar conta de sua alma de uma maneira terrivelmente insuportável e a tristeza e o desalento se aproveitarem das circunstâncias e seu coração começar a duvidar da justiça de Deus lembre-se do que diz o salmista à sua alma atemorizada:
Sl 42:5 - Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
Não é fácil sair do abatimento para a tranquilidade. Humanamente é impossível, mas é justamente por isso que o cristão é chamado de crente. Crente é aquele que confia apesar das circunstâncias, apesar dos fatos. Crente é aquele que não se atemoriza nem mesmo quando os inimigos se levantam como um exército contra ele, crente é aquele que vê milhares caírem à direita e à esquerda e continua confiando. Crente é aquele que sabe que tem um Deus que atende às suas necessidades antes mesmo que levante o seu clamor. Esta é a minha experiência com Deus. Esta foi a experiencia de José, de Daniel, e de tantos outros servos de Deus. Descansa, pois, no Senhor, ele é verdadeiro descanso.
E é isto o que o Senhor Jesus promete aos que atendem ao seu chamado (Mt 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma) apesar de muitos preferirem rejeitar este chamado, andar por seus próprios caminhos, e, desta maneira, jamais experimentarão o descanso do Senhor em sua rebelião (Jr 6.16 - Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos).

Um comentário:

Unknown disse...

Me lembro do meu pai falando: "tá cansado, carrega pedra"...eu ficava bravo com essa frase. Muitos anos se passou até a ultima vez que ouvi usso, mas hoje eu entendo que quando estamos cansado de algo, fazemos outra coisa pra se cansar daquilo que estamos fazendo no momento...e, meio que sem querer, descansamos do que tinhanos feito outrora...
Não sei se essa interpretação é correta, mas aprendi a pensar assim.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL