quarta-feira, 11 de setembro de 2019

FORÇA E CORAGEM PARA SER JUSTO

Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei1 que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares [1].
Josué 1.7


Embora estejamos relativamente habituados a tomar decisões afinal todos temos uma série de responsabilidades profissionais, familiares e pessoais, todos temos, em algum momento, uma certa dúvida, uma certa relutância sobre que rumos tomar, sobre o que é melhor a fazer e sobre se fazer o certo é o melhor a fazer. Pode parecer contraditório, mas não é incomum acreditarmos erroneamente que fazer o certo não é a melhor opção. Porque tantas dificuldades para tomar as decisões certas e agir corretamente?
Eu gostaria de oferecer algumas razões, certamente não todas, para esta dificuldade porque também é possível que existam propósitos ocultos e inconfessáveis [justificados até com pensamentos piedosos ou práticos] que não queremos que as pessoas saibam, embora Deus saiba.
Observe no texto que escolhemos para nossa meditação que Deus chama Josué e lhe diz para ser forte e mui corajoso para fazer o que é certo. Bom, crentes devem querer ser fortes e corajosos, mas fortes e corajosos em relação a que? Certamente não para a prática do mal. Qual era o maior perigo que Josué e os hebreus corriam?
Sem dúvida o grande risco era o de se desviarem do caminho da obediência ao Senhor (Js 23:12), como efetivamente vamos ver acontecer nos dias dos juízes (Jz 21:25) como foram advertidos por Josué (Js 24:19).
Não era o exército de Faraó, que já não os ameaçava há mais de 40 anos. Não eram os povos da terra na qual eles peregrinavam. É preciso força e coragem para fazer tomar decisões corretas quando o mundo inteiro quer que sejamos injustos.
Josué precisava ser forte e muito corajoso para tomar uma única atitude - mas uma atitude que influenciaria toda a sua vida, uma única atitude que determinaria o curso de sua vida e que deveria ser mantida por toda a sua vida.
Josué não precisava de coragem para enfrentar os exércitos inimigos - ele já tinha provado que a possuía. Josué não precisava de coragem para atravessar um deserto - ele já fazia isso há 40 anos. Josué não precisava de coragem para entrar e sair de território hostil - ele já o havia feito 40 anos antes e Deus conhecia seu coração.
Josué precisava de força e muita coragem para algo que parece muito mais simples, uma coragem de que muitos carecem - coragem para fazer a vontade de Deus em meio a sua geração, em meio a seu povo, entre seus parentes, entre aqueles que nos conhecem bem.
Observe que Deus diz a Josué:
i. Seja forte e muito corajoso para fazer segundo toda a lei;
Deus não queria que Josué guardasse um pouco da lei, ou que fizesse as coisas mais ou menos - ele não se agrada de quem faz sua obra relaxadamente (Jr 48.10) preferindo até mesmo que nada fosse feito (Ml 1.10). Como um dos primeiros líderes dos hebreus que dariam sequência de juízes, Josué deveria se lembrar da lei do Senhor (Dt 16.19). Lembremos que o ensino das Escrituras é que aquele que tropeça num só ponto da lei se faz devedor de toda a lei (Tg 2.10).
ii. Seja forte e muito corajoso para não te desviares da lei nem para a direita nem para a esquerda;
Deus não queria que Josué fosse extremista, caindo no legalismo de muitas regras e nenhuma liberdade ou escorregando no liberalismo de tudo é permitido e nada é proibido e muito menos fazer como Saul e cair no erro do politicamente correto (1Sm 15.24). Deus não deseja que ninguém seja escravo de mandamentos (Cl 2.20-23) mas também não aceita que usem mal da liberdade que nos é dada em Cristo (Gl 5.13).
iii. Seja forte e muito corajoso porque se obedeceres a lei serás bem-sucedido por onde quer que andares.
Vale a pena obedecer a Deus. Do ponto de vista de Deus o sucesso na vida é construído à partir da fidelidade ao Senhor (Jó 1.22). Ninguém é bem-sucedido, por mais que consiga ajuntar bens ou atingir seus alvos tão insistentemente perseguidos sem ter o temor do Senhor no coração (Sl 127.2). O que acontece é justamente o contrário: ajuntar riquezas desprezando o temor do Senhor é loucura, é falta de sabedoria (Lc 12.20-21).
É preciso ser forte e muito corajoso para tomar a atitude de obedecer ao Senhor em todos os seus caminhos quando há caminhos que parecem direitos (Pv 14.12) mas se não são os caminhos do Senhor são caminhos tortuosos (Ez 18.29) embora pareçam mais interessantes (Mt 7.13).
Lembre-se ainda que, segundo as Escritura, somente os que tiverem a coragem de deixar tudo por amor de Cristo herdarão o reino dos céus (Mc 10.29).
De fora do reino de Cristo ficam, junto com os ladrões, mentirosos, assassinos, idólatras e feiticeiros uma categoria aparentemente inofensiva, mas que não teve a coragem necessária para confessar a Cristo como Senhor: os medrosos, os covardes (Ap 21.8).
A única direção que vale a pena tomar na vida é aquela orientada pela Palavra de Deus. E para isso precisamos ser fortes e mui corajosos. E você? É corajoso o suficiente para seguir a Cristo, agir com justiça e suportar a inimizade do mundo (Mt 10.22)?
Não temas quando tiveres que optar entre obedecer a Deus, em a pressão para agir de acordo com a vontade da maioria ou agir com justiça: o Senhor se agradou em dar-lhe o seu reino (Lc 12:32). 


[1] O que é ser justo? O conceito usual de ser justo é o de uma pessoa que não faz nada errado ou que analisa criteriosamente as situações e toma uma decisão sem ferir o direito, independente de quaisquer circunstâncias ou preferências pessoais. Uma rápida pesquisa num dicionário traz os seguintes sinônimos: equânime, probo, reto, íntegro, segundo a lei, moralmente irrepreensível. Religiosamente indica aquele que não tem falha moral ou espiritual. Moralmente irrepreensível. Teologicamente justo é aquele que se encontra em estado de graça perante Deus, isto é, justificado, que não tem justiça própria (Fp 3.9-11). No AT o justo era o guardador da Lei, irrepreensível em seus caminhos, que nao tinha o que esconder, que não precisava fazer nada às escondidas e que nao se envergonhava de nada do que fazia. Exemplos de justiça piedosa: Jó (Jó 1.8), Abraão (Tg 2.23) e outros como José e Daniel.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL