segunda-feira, 9 de setembro de 2019


TRAZENDO À MEMÓRIA O QUE APRENDEMOS COM O CRENTE DANIEL PARA PROSSEGUIR APRENDENDO E PRATICANDO


Tg 4:17 - Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.


Precisamos retomar o nosso foco em Daniel lembrando aquilo que já aprendemos com uma pergunta: o que, daquilo que você já aprendeu, você colocou em prática? Quanto do que você aprendeu se tornou realidade e quanto foi como areia na mão numa tarde de sol na praia? É certo que para ouvidos insensíveis, endurecidos, rebeldes e moucos a Palavra de Deus não fará qualquer sentido e não produzirá nenhum fruto por causa da dureza da cerviz (2Rs 17:14) e permanecerão continuamente na prática das mesmas obras más, como sempre aconteceu com o povo de Deus antes de uma calamidade (2Rs 17:40).

Permita-me ajudar-te a lembrar o que já aprendemos com o crente Daniel através de algumas observações bem simples e práticas:

i. Você tomou a firme decisão de ser crente? A palavra usada para definir os crentes na bíblia é pistós (pisto/j), que significa “aquele que é fiel”. Não é fácil ser crente diante das ofertas tentadoras do mundo e das inclinações pecaminosas da carne. Ser crente é confiar a condução de sua vida profissional, pessoal, emocional e espiritual ao Senhor Jesus e obedecê-lo, deixando de praticar obras carnais como maledicência, porfia, dissensão, ira, discórdia, lascívia, glutonaria, bebedice, adultério, idolatria, partidarismo, mentira, preguiça e tantas outras. É por isso que o crente tem como fruto do Espírito o autodomínio.

ii. Você decidiu juntar-se aos crentes para fazer coisas próprias de crentes? Mas o que crentes de verdade fazem? Além de evitar as obras da carne citadas anteriormente, crente lê a bíblia, crente ora com e pelos que estão sofrendo, crente alegra-se com os que se alegram, crente estuda a Palavra de Deus, crente congrega, crente ora pelo bem estar e por sabedoria de Deus ao seu pastor, crente ora pelas autoridades da Igreja e de sua nação, crente ora por seus irmãos, crente não se envolve em rebeliões ou em atitudes de escárnio, pecado e impiedade, crente perdoa e não vive à procura de vingança para satisfazer seu coração pecaminoso.

iii. Você já decidiu-se por conhecer a vontade de Deus? Responda para você mesmo, diante de Deus, quantos versos da Palavra de Deus você leu esta semana com a intenção de compreender e aplicar à sua vida? Esqueça aqueles textos retirados do contexto que você lê no Facebook, Instagram ou WhatsApp muitas vezes usados sem propósitos edificantes. Quero saber se você pegou sua bíblia, retirou-se para um lugar sossegado e orou ao Senhor pedindo que ele falasse ao seu coração, corrigindo o que estivesse errado e fortalecendo você nas suas fraquezas ou nas suas decisões que contribuem para a sua glória? Diga para você mesmo, agora, o que você aprendeu e praticou esta semana após dedicar-se à leitura e meditação na Palavra de Deus? Quanto tempo? Quantos capítulos das Escrituras? Quantos versos?

iv. Você já se decidiu a investir seu tempo com Deus? Quanto tempo você investiu em buscar a face de Deus esta semana? Quanto tempo investiu no seu trabalho? Quanto tempo gasto no seu lazer? Quanto tempo perdido diante de novelas esdrúxulas e afrontosas ao Senhor e aos seus mandamentos? Quanto tempo perdido com conversas infrutíferas no WhatsApp e visualizações de curiosidades inúteis no Facebook? Quanto tempo de oração diária? Quanto tempo de meditação silenciosa? Quanto tempo para estar a sós com Deus? E o que Ele lhe disse? O que Ele lhe disse para fazer? Como Ele mandou você agir? Que tipo de comportamento Ele mandou você ter?

Como já vimos conhecendo um pouco sobre a vida do crente Daniel não era fácil ser crente naqueles dias, cercado de inimigos e numa cultura hostil. Mas, quer ouvir uma coisa impressionante? Também não é fácil ser crente hoje. Não é fácil ser crente em tempo algum e em lugar nenhum e não é somente por causa da oposição do mundo. Aliás, quanto menos oposição, quanto menos provação mais difícil é ser verdadeiramente crente (Tg 1:2-4).

É preciso mais sabedoria para ser crente quando a provação não vem, é mais difícil ser crente em dias de bonança (Pv 30:7-9) do que viver pela fé que em meio às provações, e esta sabedoria deve ser pedida ao Senhor (Tg 1:5).

Não é fácil ser crente e o maior adversário do crente não é o mundo, embora ele esteja cheio de tentações, nem é o diabo, embora ele seja um adversário perigoso e cruel (1Pe 5:8) e uma de suas práticas prediletas é a de ser maledicente, isto é, ser o acusador falando mal dos crentes (Ap 12:10) no que é muitas vezes imitados por seus filhos, isto é, seguidores humanos que fazem o que ele quer que façam (Sl 109:6).

O maior problema para o crente ser crente é o de decidir em seu coração e  em virtude disso agir como crente, dominando-se e evitando atender às inclinações pecaminosas de seu próprio coração (Tg 1:14-15).

Mas ainda não aprendemos tudo com o crente Daniel, há pelo menos mais três características de Daniel que podem nos ajudar, como Igreja sábia e fiel, a sermos crentes.


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL