segunda-feira, 9 de setembro de 2019


I: COMO DANIEL VOCÊ DEVE RESOLVER FIRMEMENTE SER CRENTE


Dn 1.8 - Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.



Ser crente é confessar a Jesus como Senhor e salvador (1Jo 4:15 - Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus) mas viver como crente é mais do que apenas uma confissão com os lábios (Is 29:13).

Ser crente é confiar a sua vida ao Senhor, em devoção e obediência, sem restrições de qualquer espécie (Sl 37:5).Mesmo com tudo ao seu redor funcionando como fator de atração para longe de Deus Daniel resolveu ser crente. A cidade onde Daniel nasceu e cresceu não ajudava ninguém a ser crente.

As experiências familiares de Daniel não ajudavam-no a ser crente. O exemplo de seus pais não era recomendável. Seu pai talvez tenha sido um homem descompromissado com a fé, como era a maioria dos habitantes de Jerusalém nos últimos dias antes do exílio. Sua mãe talvez fosse daquelas mulheres que incentivavam seus maridos a agirem com maldade para sustentarem seus luxos como denunciou o profeta Amós (Am 4:1).

Ainda que houvesse homens piedosos em Israel, porque Deus sempre tem o seu remanescente, mesmo que seja minoria, muitos dos líderes religiosos que ele conheceu eram reprováveis e só estavam preocupados com o templo, e não com a verdadeira adoração ao Senhor (Is 29:13).

Um povo imerso no pecado e incentivado a pecar não os repreenderia em seus pecados, como faziam os fabricantes de ídolos denunciados por Isaías (Is 41:6). Os sacerdotes que conheciam incentivavam o povo a pecar para se sentirem mais e mais necessitados da intercessão dos sacerdotes que teriam algum tipo de privilégio de acesso a Deus através dos sacrifícios que geravam renda para o templo.

As experiências de vida de Daniel davam-lhe todas as razões para não se preocupar com Deus, mas não foi isto o que aconteceu em sua vida, e é justamente por isto que este crente no Senhor Deus pode nos servir de valioso exemplo, apesar de já terem se passado mais de 2500 de sua história. Anote isto: a primeira atitude sábia de Daniel foi que ele resolveu ser crente e resolveu agir como crente, portar-se como crente, fazer coisas de crentes - e uma das coisas mais importantes para o crente é obedecer ao Senhor.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL