quarta-feira, 18 de setembro de 2019

II. PODEMOS FICAR DECEPCIONADOS COM DEUS SE OLHARMOS APENAS PARA AS AÇÕES DAS PESSOAS

1Rs 19:14 - Ele respondeu: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.

Segunda vez Deus pergunta a Elias o que estava acontecendo com ele e ele insiste nos mesmos argumentos. Os seus olhos estão no lugar errado. E certamente isto é terrivelmente frustrante a ponto de às vezes nos perguntarmos: onde Deus está nisto? Porque Deus permite que estas coisas aconteçam com seus servos? Porque Deus permitiu que José fosse jogado em uma cova e vendido como escravo? Porque José, mesmo sendo fiel, foi lançado numa prisão e a adúltera esposa de Potífar se deu bem com suas calúnias? Porque Deus permitiu que servos seus fossem serrados pelo meio e sofressem todo tipo de injúria e maus tratos (Hb 11:37 - Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados)? Porque os amigos de Daniel foram lançados em uma fornalha ardente? Porque Daniel foi jogado em uma cova cheia de leões famintos depois de 70 anos de fidelidade? Porque? Porque? Porque Deus? Você clama! Porque?!!!
É esta a angústia que oprime o coração de Elias. A ímpia Jezabel e o amolecado rei Acabe queriam matá-lo, acusando-o de perturbar a nação. De Jezabel ele podia esperar isto, afinal ela era filha de um inimigo de Israel, adoradora de um deus que não é Deus, mas receber isto das mãos de Acabe, do rei de Israel?
Acabe era judeu. O nome do Deus de Abraão, Isaque e Jacó fora honrado maravilhosamente diante de todo o povo mesmo dentro de um contexto idólatra inaugurado por Jeroboão – 1Rs 12:27-30 - Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá. 28 Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! 29 Pôs um em Betel e o outro, em Dã. 30 E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro). Acabe deveria restaurar o culto ao Senhor que havia provado diante de todos ser o Deus verdadeiro (1Rs 18:39 - O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!). Mas não é isto o que Acabe faz.
O povo deveria voltar todo à antiga aliança... mas não voltara... mesmo a empolgação com o fogo descido do céu que consumira o altar e a admissão de que o Senhor é Deus parecia-lhe apenas uma empolgação passageira e não uma volta para Deus. Ninguém se levantara para defendê-lo das ameaças de Jezabel. E com seus olhos nos que lhe queriam fazer o mal só lhe restava sentir-se abandonado por todos e só.
Não se esqueça do que disseram os amigos de Daniel: mesmo que Deus não te livre da fornalha ardente, ele continua sendo Senhor e Deus, e até as ações ímpias de pessoas ímpias serão usadas por ele para a consecução de seu propósito, como aconteceu com o apóstolo Paulo que queria ir a Roma e só chegou àquela cidade quando religiosos maus quiseram matá-lo e ele lá chegou sob patrocínio e escolta estatal. Se os teus olhos ficarem presos no mal que os homens são capazes de fazer certamente sua fé vai enfraquecer. Homens maus fazem coisas más. Homens de Deus, como os filhos de Jacó, são capazes de fazer coisas más.
É isto mesmo. A maior parte das pessoas que eu conheço que se dizem decepcionadas com Deus na verdade estão decepcionadas com o que as pessoas fizeram e fazem. A decepção não é com Deus, é com pessoas que compõem a Igreja visível.
Se você fiar os teus olhos nas ações dos homens sua fé vai desfalecer, portanto, ainda que todos os sinais exteriores sejam de degradação, faça como o profeta Habacuque (Hb 3:17-18 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação) e mantenha sua fé firme, como fez o profeta Jeremias (Lm 3:21 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança).
Talvez sua família não te entenda, seus colegas na escola te repilam ou façam bullying ou seus patrões te pressionem de todas as maneiras possíveis e injustas. Talvez você esteja realmente abandonado por todos. Talvez você esteja sendo perseguido injustamente (Mt 5:11 - Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós). Talvez sinta as trevas anuviando seus olhos, então, faça como o salmista, contemple o Senhor (Sl 34:5 - Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL