segunda-feira, 9 de setembro de 2019

APRENDENDO A SER CRENTE COM O CRENTE DANIEL - III

III: COMO DANIEL VOCÊ DEVE CONHECER A VONTADE DE DEUS

Dn 5.24-31 - Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura. 25 Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. 26 Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. 27 TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. 28 PERES: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas. 29 Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e lhe pusessem cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem que passaria a ser o terceiro no governo do seu reino. 30 Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus. 31 E Dario, o medo, com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino.


Uma característica importante em Daniel era não se adequar ao que era politicamente correto. Todos os escravos ficaram felizes em comer bem, carnes e vinhos, mas Daniel e os crentes preferem a pureza e pedem para comer legumes (Dn 1:8).

Como o profeta Micaías, que todos sabiam que profetizaria a vontade de Deus mesmo diante da pressão de reis poderosos como Acabe de Israel e Josafá de Judá (1Rs 22:8). Chegou o momento de colocar em prática a sabedoria que Deus lhe havia dado (Dn 1:17). Era hora de dar uma notícia ruim ao rei Belsazar. Havia muita gente que leria sem dificuldade a expressão }ysrpyw lqt )nm )nm). Mas e o que ela significava realmente?

Daniel não participava dos banquetes onde o nome do Senhor era profanado, como um crente não deve participar de nenhuma assembléia onde o nome do Senhor é profanado ou usado em vão. Mas ele soube da mão que escrevia na parede enquanto Belsazar usava os utensílios do templo em suas festas orgíacas.

Apesar de a notícia a ser dada ao rei não ser nada agradável Daniel explica ao rei Belsazar o que lhe aconteceria por ter ultrajado os utensílios do templo. Crente não negocia a verdade, crente não tenta ser politicamente correto, crente não fala o que o outro quer ouvir só para não contrariar. Crente diz não quando tem que dizer não mesmo que isto implique em correr riscos (At 5:29).

Daniel diz ao rei o que lhe aconteceria. Seu pai Nabucodonosor havia trazido os utensílios de Jerusalém mas os respeitara. Belsazar não fez o mesmo, e o Senhor tirou-lhe o reino naquela noite. Daniel poderia ter dito que Belsazar poderia ser punido por Deus e nada mais - mas ele afirma claramente que Belsazar seria deposto.

Daniel conhecia a vontade de Deus e não deixa de dizer o que precisava ser dito. Se você quer ser crente, então pense nisso: você precisa se reunir com os crentes para fazer coisas de crentes, conhecer a vontade de Deus e não se esquivar de anunciá-la mesmo que ela não seja politicamente correta e possa lhe trazer antipatias. Querer ficar com a maioria quando esta está cometendo impiedades não é sabedoria, é apenas cômoda covardia.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL