segunda-feira, 9 de setembro de 2019

APRENDENDO A SER CRENTE COM O CRENTE DANIEL - VI


VI: COMO DANIEL VOCÊ DEVE CONFIAR NA GRAÇA DE DEUS


Dn 9.16-19 - Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte, porquanto, por causa dos nossos pecados e por causa das iniqüidades de nossos pais, se tornaram Jerusalém e o teu povo opróbrio para todos os que estão em redor de nós. 17 Agora, pois, ó Deus nosso, ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu santuário assolado faze resplandecer o rosto, por amor do Senhor. 18 Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. 19 Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age; não te retardes, por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome.
Aprendemos com o crente Daniel a confessar. Confessar é mais do que dizer palavras vazias de sentimento alegando culpa ou arrependimento sem mudança nas práticas costumeiras. Confessar é concordar com Deus quando ele diz que todo homem é pecador (Ec 7:20). Daniel olha para si mesmo, para seu povo e para sua história, e vê na existência de seu povo a expressão da graça de Deus que os tirou da terra do Egito e fez deles um povo (Dn 9:15) mas vê também que este povo se portou aleivosamente, com rebeldia, não atentando para o seu chamado para ser uma nação santa e sacerdotal (Êx 19:6).

Daniel lembra que Deus é o todo poderoso e gracioso que perdoa a iniquidade de seu povo quando este confessa seu pecado e o busca, arrependido (Is 55:7). Não há perdão para quem se deleita no resultado dos pecados praticados.

O Senhor Deus afirma que concede o seu perdão a todo o que o busca com verdadeiro arrependimento no seu coração (Is 1:16-17), ao mesmo tempo que não perdoa a iniquidade de quem não se arrepende e continua a praticá-la (Hb 12:17) apesar de advertido, acabando sofrendo as consequências de sua perversidade (Ez 33:9).

Eis uma lição preciosa que aprendemos com o crente Daniel: Reconheça o seu pecado, como Isaías fez (Is 6:5). Confesse-o e busque o perdão de Deus sabendo que o perdão está disponível porque o Senhor é Deus soberanamente gracioso, infinito em misericórdia, tardio em irar-se (Sl 145:8). Mas não se esqueça de abandoná-lo para não ser considerado apenas um hipócrita.

Seja como o crente Daniel, se arrependa, confesse os seus pecados, abandone a prática do mal e confie na graça de Deus para que você alcance a misericórdia do Senhor (Pv 28:13).


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL