segunda-feira, 9 de setembro de 2019

APRENDENDO A SER CRENTE COM O CRENTE DANIEL - V


V: COMO DANIEL VOCÊ DEVE SER FIRME CONTRA AS ADVERSIDADES


Dn 6:13-15 - Então, responderam e disseram ao rei: Esse Daniel, que é dos exilados de Judá, não faz caso de ti, ó rei, nem do interdito que assinaste; antes, três vezes por dia, faz a sua oração. 14 Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, até ao pôr-do-sol, se empenhou por salvá-lo. 15 Então, aqueles homens foram juntos ao rei e lhe disseram: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum interdito ou decreto que o rei sancione se pode mudar.


Não era fácil ser crente nos dias de Daniel. Em sua infância dentro de sua casa ele não tivera bons modelos. Sua história na Igreja de Jerusalém era a de ser membro de uma comunidade enferma e deteriorada espiritualmente. Desterrado, enfrentou o risco de morrer por não querer se contaminar com as iguarias do rei e agora Daniel enfrenta a ameaça dos seus opositores sem receio.

Daniel era reconhecido por seu excelente trabalho mesmo cercado por pagãos. O rei pagão percebeu sua eficiência e queria colocá-lo como um dos três homens mais importantes do reino. Infelizmente tem gente que diz que é crente que não consegue influenciar nem seus filhos e ainda afasta até mesmo amigos, funcionários ou colegas de trabalho de Deus.

Daniel era um exemplo de embaixador de Deus entre seus colegas e para seu rei e não havia nada de que pudessem acusar Daniel então criaram um factóide para atingi-lo. E o inimigo é esperto, sagaz. Usa até mesmo a piedade do crente para ferir o crente. A resposta de Daniel é continuar crendo e vivendo como crente.

Ao saber que a escritura que era sua sentença de morte estava publicada ele tem que tomar uma decisão: o que fazer diante do decreto real que dizia que qualquer homem que fizesse oração que não fosse ao rei seria morto? Daniel toma a única decisão que um crente pode tomar: ele vai orar a Deus, sem lamúrias, sem queixas, mas com uma atitude que é inexplicável para muitos, ele orava dando graças como era seu costume fazer (1Ts 5:18).

Daniel sabia que seria lançado na cova dos leões porque conhecia as leis dos medos e persas - e nem mesmo um rei poderia revogar um decreto real, mesmo que fosse de sua própria autoria (Et 8.8).

Há um detalhe que às vezes nos escapa porque estamos acostumados a histórias bíblicas para crianças. Daniel não era mais um adolescente. Já havia passado por diversos reinados e agora quem governava era Dario. Daniel era um provecto senhor de algo em torno de 80 anos de idade. Foi com esta idade que ele foi lançado em uma cova cheia de leões.

Como Hananias, Mizael e Azarias não se acovardaram diante da fornalha de fogo ardente (Dn 3:16-18), Daniel também não se acovardaria, não negaria o Senhor diante da ameaça de ser lançado em uma cova de leões. Daniel testemunha firmemente sua confiança no Senhor mesmo diante da ameaça de morte.

Daniel nos serve de modelo. Se você quer ser crente como o crente Daniel, você precisa decidir-se firmemente a ser crente, viver com os crentes fazendo coisas de crentes, conhecendo a vontade de Deus, tendo intimidade com ele e confiando nele, não se atemorizando diante das dificuldades e ameaças, por mais inescapáveis e superiores às suas forças que elas sejam lembrando que juntamente com a provação Deus também oferece o livramento (1Co 10:13).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL