VII - COMO DANIEL VOCÊ DEVE SABER QUE DEUS É SOBERANO
Dn 12.9-13 - Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão. 11 Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
Apesar de todos os percalços que haveriam de ocorrer ao longo da história, Daniel tem a certeza de que tudo está sob controle e será conduzido a um fim determinado por Deus em sua soberania e graça. Como Daniel não somos capazes de compreender o modo de agir de Deus (Is 55:9) mas como Daniel temos que confiar no Senhor que executará todo o seu plano sem nenhuma falha.
Aliás, somos ainda menos capazes que Daniel, pois Deus lhe deu um entendimento superior a respeito das coisas que haveriam de vir que a nós é negado (Dn 6:3). Hoje sabemos, do ponto de vista da história, muito mais coisas do que Daniel, porque as coisas já aconteceram, mas a ele foi dado inteligência e conhecimento acima do que todos os do seu tempo tinham, com habilidade para interpretação e até conhecimento antecipado (Is 42:9).
Apesar disso Daniel sabe que não compreenderá tudo, nem verá tudo. Como afirmou o sábio Agostinho, até mesmo o sábio Daniel tinha uma mente finita, e o finito é incapaz de compreender o infinito (Finitum non possit capere infinitum). Mas ele tem uma promessa que lhe anima, uma promessa feita por aquele que promete e não deixa jamais de cumprir sua palavra (Ez 12:28).
A certeza que animava o coração daquele homem que decidiu ser crente, viver com crentes e fazer coisas de crentes é que ele seguiria o seu caminho até o fim (e acredita-se que viveu algo em torno de 80 anos) e, ao descansar, não seria deixado permanentemente na morte, mas no tempo de Deus seria levantado pelo Senhor para receber a herança dada àqueles que são fiéis ao Senhor até a morte (Ap 2:10).
Lembre-se que se você não decidir ser crente e não fizer coisas de crente junto com os crentes obviamente você não poderá esperar a recompensa que o Senhor Jesus garante ser lima herança do crente (Jo 6:47). Se você não decidir ser crente o que o Senhor Jesus lhe diz é que sobre você permanece a ira de Deus (Jo 3:36).
Nenhum comentário:
Postar um comentário