quarta-feira, 18 de setembro de 2019

CONCLUSÃO: DEUS NUNCA NOS DECEPCIONARÁ PORQUE ELE É SEMPRE O SENHOR DE TUDO, DE TODOS E DE TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

1Rs 19:15-21 - Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. 16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará. 18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. 20 Então, deixou este os bois, correu após Elias e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo. 21 Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.


A resposta de Deus às angústias de Elias passa por algumas observações importantes. Em primeiro lugar Deus concorda que seu servo foi fiel, e apesar daquele momento de abandono ainda o tem como instrumento para realização de sua vontade. A vontade de Deus é resumida em uma só palavra: “Vai”.

Em seguida Deus reafirma o seu poder sobre todas as coisas, porque seu poder não está circunscrito às coisas que podem ser observadas, e isto inclui tanto a fidelidade do profeta quanto a infidelidade de Israel sob a liderança dos perversos Acabe e Jezabel. Elias tem uma missão: proclamar a soberania de Deus sobre as nações, como mais tarde o profeta Isaías mostraria Deus levantando a Ciro para este mister (Is 45:1 - Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão).

Em terceiro lugar Deus mostra que os que procederam perfidamente não se manteriam tranquilamente desfrutando dos resultados de sua perfídia. Jeú seria levantado para tomar o lugar de Acabe (2Rs 9:7 - Ferirás a casa de Acabe, teu senhor, para que eu vingue da mão de Jezabel o sangue de meus servos, os profetas, e o sangue de todos os servos do SENHOR) e Jezabel teria sua carne devorada pelos cães no meio da rua (2Rs 9:10 - Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezreel; não haverá quem a enterre. Dito isto, abriu a porta e fugiu) num triste destino para a filha de um rei.

É provável que você já tenha se sentido tão angustiado a ponto de ter vontade de desistir. Talvez chegue ao ponto de pensar em abandonar a Igreja, deixar de ser crente. Mas isto é impossível. É impossível deixar de ser crente. É possível deixar de ser membro de uma Igreja por não ser crente, amando mais o mundo que ao Senhor. Mas só faz isto quem não é crente de verdade (1Jo 2:19 - Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos).

É até possível um crente de verdade deixar a congregação temporariamente por causa de um problema pessoal ou de um pecado, mas um crente de verdade não deixa de ser crente. Ele confia no Senhor, ele sabe que o seu Deus é Senhor sobre toda a terra. Ele sabe que os escudos das terras (símbolos de poder e soberania) pertencem ao Senhor (Sl 47:9 - Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou gloriosamente).

O descanso que Elias pediu viria. Embora tenha se tornado conhecido como o ápice do movimento profético de Israel, ele seria substituído por um homem duas vezes mais incisivo do que ele, que continuaria fazendo o papel de boca de Deus e braço do Senhor mesmo que Israel preferisse a babugisse de 850 falsos profetas de falsos deuses.

Quando a prova vier, lembre-se que o propósito de Deus sempre será cumprido, lembre-se que no tempo certo o Senhor lhe dará o descanso, confie no Senhor em todo o tempo, não cometa o erro que Ben-Hadade cometeu, de confiar em carros e em cavalos, ou como fizeram os contemporâneos do profeta Isaías, buscando apoio na iniquidade (Is 31:1 - Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao SENHOR!). O perverso vai continuar vivendo perfidamente praticando suas perversidades, mas o crente deve continuar vivendo como crente fazendo coisas de crentes (Ap 22:11 - Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se) até que o Senhor venha e retribua com justiça, o que deveria arrepiar de medo ao injusto e deve trazer gozo e alegria antecipadas ao crente (Ap 22:12 - E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras).

Confie no Senhor, faça o bem, habita na terra e alimenta-te da verdade até que o Senhor faça a justiça brilhar como o sol ao meio dia.

Sl 37:1-6 - Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. 2 Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. 3 Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. 4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. 6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL