quarta-feira, 18 de setembro de 2019

I. PODEMOS FICAR DECEPCIONADOS COM DEUS SE OLHARMOS APENAS PARA NOSSA REALIDADE

1Rs 19:1-10 - Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. 4 Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. 5 Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. 6 Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7 Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. 8 Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. 9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Algumas coisas extraordinárias estavam acontecendo ao redor de Elias. Primeiro, sem qualquer intervenção humana, aliás, com ações humanas que pareciam atrapalhar o plano de envergonhar e vencer os profetas de Baal no monte Carmelo jogando água (item raríssimo naqueles dias) três vezes sobre a lenha (1Rs 18:33-35 - Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha 34 - e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. 35 De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego).
Deus falara com ele, ordenara que enfrentasse os profetas de Baal e do poste-ídolo, fizera descer fogo do céu para consumir o sacrifício e, diante da ameaça da religiosíssima e idólatra Jezabel que ameaçara matá-lo em nome de deuses que o Senhor acabara de mostrar serem inexistentes e impotentes Elias se enche de temor. Mas nem assim o Senhor o desampara, envia anjos para cuidar dele e dá-lhe comida que supre suas necessidades para caminhar por 40 dias e quarenta noites. E agora o Senhor continua falando com ele, mostrando o seu cuidado e interesse no seu bem-estar, mas algo estranho acontece.
Elias pede a morte para si. A pergunta é: porque? Porque Elias balança? Porque Elias se prostra? Porque o servo do Senhor tão fiel a ponto de servir de parâmetro para a profecia veterotestamentária no Novo Testamento como Moisés foi para a legislação (Lc 1:17 - E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado) e ser trazido para presenciar aquele que alguns entendem como o maior milagre, a transfiguração do Senhor Jesus (Mt 17:2-3 - E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele) desiste de viver? A resposta é encontrada em suas palavras:
10 Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
Por três vezes Elias centra o seu discurso nele mesmo. Ele tira os olhos do autor e consumador da fé e passa a olhar para si mesmo, para o que ele fizera e para o que queriam lhe fazer. E este foi o problema. E este pode ser o nosso problema. Queremos que o que nos acontece seja centrado no que fazemos e somos e isto pode ser frustrante. Queremos que a resposta de Deus seja um reflexo de como nós vemos o que fazemos e somos, e isto pode ser frustrante. Queremos condicionar o plano de Deus à nossa visão de mundo e isto pode ser frustrante. E isto certamente vai ser frustrante porque o plano de Deus não se adequa aos nossos planos. O propósito de Deus não está condicionado ao que nós somos ou fazemos, ou ao que achamos que somos e achamos que fazemos – e como isso é frustrante.
Na verdade, até o que achamos ser certo pode ser uma grande falácia, como vemos na tola religiosidade da sidônia idólatra Jezabel (1Rs 19:2 - Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles) ou do arrogante sírio Ben-Hadade (1Rs 20:10 - Ben-Hadade tornou a enviar mensageiros, dizendo: Façam-me os deuses como lhes aprouver, se o pó de Samaria bastar para encher as mãos de todo o povo que me segue) ou no clube dos 40 que intentaram matar Paulo (At 9:1-2 - Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém) ou até no próprio Paulo (At 9:1-2 - Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote 2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém).
Se você não quer se frustrar, mesmo sendo um servo fiel, então, mantenha os olhos fitos firmemente no autor e consumador da fé, Jesus Cristo (Hb 12:2 - ...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus) certos que receberemos de suas mãos a recompensa que ele preparou para os seus servos fiéis (Ap 2:10 - Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL