Pense numa sociedade onde tudo tem
regras bem definidas. Se todos cumprirem todas as regras, tudo vai funcionar,
tudo vai dar certo. É o que acontece quando você tem um equipamento que só
funciona em 110w e o proprietário só insere o plug na tomada com a voltagem
adequada. Sabemos que se você ligar um aparelho na voltagem inadequada não vai
funcionar corretamente. Um aparelho 220w ligado em 110w pode até ligar, mas vai
funcionar precariamente. Já o contrário é um pouco pior: qualquer aparelho 110w
ligado em 220w vai virar uma torrada. Creiam-me, é assim mesmo, já passei por
isso algumas vezes.
Voltemos àquela sociedade funcional.
Sempre que faziam o que era certo tudo ia bem, mas de vez em sempre eles
tomavam algumas decisões e enveredavam por práticas que sempre davam errado,
como vemos descrito no livro dos juízes (Jz 17:6 - Naqueles dias, não havia
rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto).
Esta oscilação entre obediência e desobediência
tornou-se uma constante. Períodos de obediência e bonança eram alternados com
períodos de desobediência e penúria até que o fundo do poço foi atingido.
Aquele povo rejeitou o que era justo e resolveu seguir seus próprios e
tortuosos caminhos liderados por um casal: um homem que desprezou todas as
prescrições e fez tudo o que era possível de fazer errado (1Rs 16:30 - Fez Acabe,
filho de Onri, o que era mau perante o SENHOR, mais do que todos os que foram
antes dele).
Sua esposa era ainda pior que ele. Filha de
um povo inimigo, praticante de atos repulsivos conduzia o próprio esposo em
práticas abusivas e repulsivas (1Rs 21:25 - Ninguém
houve, pois, como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o
SENHOR, porque Jezabel, sua mulher, o instigava), incluindo falso testemunho e a morte de um
homem inocente por um capricho cobiçoso (1Rs 21:13 - Então, vieram dois homens
malignos, sentaram-se defronte dele e testemunharam contra ele, contra Nabote,
perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o
levaram para fora da cidade e o apedrejaram, e morreu).
Estamos contando a história do povo de Deus e
seus constantes desvios da lei do Senhor, com as óbvias e conhecidas
consequências: invasões, opressão, fome e exílio, porque foram estes os termos
da aliança que o Senhor estabeleceu com seu povo (Is 1:19 - Se quiserdes
e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. 20 Mas, se recusardes e fordes
rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse).
Acabe e Jezabel são os seus nomes. Acabe era
filho de Onri, e foi um rei arrogante, cheio de caprichos e birrento, mas
também ameninado, dependendo da astúcia de sua esposa para conseguir seus
objetivos. Jezabel era filha de Etbaal, rei sidônio, e sendo profundamente
religiosa a ponto de ter cerca de 450 profetas de Baal e 400 profetas idólatras
a seu serviço (1Rs 18:19 - Agora, pois,
manda ajuntar a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos
e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas do poste-ídolo que
comem da mesa de Jezabel), logo
induziu seu incauto e influenciável marido a andar na idolatria sidônia,
adorando a Baal (1Rs 16:31 - Como se fora
coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, tomou por
mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e
o adorou).
Não podia dar nada certo mesmo: um homem
ímpio que não reconhecia a Deus e uma mulher ímpia que não conhecia ao Senhor.
E este casal influenciou todo o Israel a abandonar ao Senhor, andar em maus
caminhos e o juízo de Deus não tardou a ser lançado sobre este povo rebelde com
grande seca (1Rs 17:1 - Então, Elias, o tesbita, dos moradores de
Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de
Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra) e fome extrema sobre toda a terra da
Samaria (1Rs 18:2 - Partiu, pois, Elias a
apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria). Os animais estavam morrendo por falta de
água e alimento (1Rs 18:5 - Disse Acabe a Obadias: Vai
pela terra a todas as fontes de água e a
todos os vales; pode ser que achemos erva, para que salvemos a vida aos cavalos
e mulos e não percamos todos os animais) mas a dureza de coração de Acabe e Jezabel
os impedia de verem sua culpa (1Rs 18:18 - Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa
de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.) e não do profeta do Senhor (1Rs 18:17 - Vendo-o, disse-lhe: És tu,
ó perturbador de Israel?).
É neste contexto, em que Acabe e Jezabel
estavam matando os profetas que ainda serviam ao Senhor (1Rs 18:3-4 - Acabe chamou
a Obadias, o mordomo. Obadias temia muito ao SENHOR, 4 porque, quando Jezabel
exterminava os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os
escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água) e
queriam matar a Elias que o profeta do Senhor ordena ao rei que convoque todos
os seus falsos profetas para o célebre desafio no monte Carmelo.
Mas não é o que acontece durante o desafio de
fé no monte Carmelo, retratado no capítulo 18, versos 20 a 40 que chama a nossa
atenção nesta ocasião, mas o que acontece depois com o profeta que cai em
profunda angústia de alma que alguns chegam a considerar depressão, e pede ao
Senhor o fim da sua própria vida. O que houve com Elias? Porque seu emocional
decaiu tão rapidamente? Acredito que tudo tem a ver com visão de mundo e de
interpretação das circunstâncias que o cercavam.
Eu quero falar com você, que talvez esteja,
por algum motivo, se sentindo decepcionado com Deus. Não fique!
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