terça-feira, 24 de novembro de 2015

VOCÊ SABE PARA ONDE ESTÁ INDO?

Vivemos tempos de incertezas e creio que uma pergunta como esta é fundamental: você sabe mesmo para onde está indo? A cada dia fica mais difícil perceber com clareza quais as perspectivas que são postas diante de nós - e quanto menos clareza tivermos, talvez, mais dificuldade teremos para fazer as opções corretas.
O que se espera de um pai, em nossos dias? É o mesmo que se esperava há 30 anos atrás quando a maioria de nós era apenas um garoto ou jovem aos pés de seus pais? Que tipo de pais estamos sendo e que tipo de pais nossos filhos serão daqui a 20, 30 anos? Para ilustrar isto, vejamos uma das questões estúpidas propostas no ENEM-2015, na qual há uma afirmação (e no exame não é possível contestar tal afirmação, simplesmente não há a opção discordante) de que ninguém nasce homem ou mulher, que isto é uma construção sociocultural.
Problemático? Confuso? Perdido? Talvez o problema não seja tanto o que está ao nosso redor, mas as escolhas que nós fazemos. O que é fato é que a bíblia nos diz que não temos como escapar às inquietações da vida (Jó 14.1), mas isto não quer dizer que não temos opção além de nos deixar levar pela corrente que tenta nos arrastar.
Sim, parece mesmo muito complicado. O mundo realmente está absurdamente licencioso, complicado, pais não se preocupam em deixar filhos melhores para o mundo (embora se esforcem por dar-lhes mais conhecimentos e até mais mimos) corrigindo-os quando necessário (Pv 23:13) para que não sejam envergonhados por eles (Pv 28:7) e filhos, cada vez mais irritadiços, estão se tornando cada vez mais desafeiçoados aos seus pais (Rm 1.30-31).
Já houve tempos semelhantes - um rápido estudo histórico mostrará que a Grécia, Roma, na antiguidade, Inglaterra e França, por exemplo, também estiveram à beira do abismo institucional. A Grécia sucumbiu apesar de todas as formas de filosofia que tenham produzido (estoicismo, ceticismo, epicurismo).
O império romano entrou em simbiose com o cristianismo, produziu uma forma de cristianismo paganizada e mais tarde ruiu. A França rejeitou o cristianismo e se secularizou - mas a Inglaterra e outros países europeus procuraram outra solução: Deus.
CRISE SEM SOLUÇÃO
Qual a solução para nós? A mesma recebida na Alemanha, Suíça, Inglaterra nos Sécs. XVI e XVII: eles procuraram ajuda onde havia possibilidade de encontrar ajuda (Sl 32:6).
O que fazer se todo mundo faz? O que eu posso fazer se todo mundo diz que não tem nada a ver? A resposta é uma só em toda e qualquer situação: a bíblia diz. E o que a bíblia diz sobre que escolhas devemos fazer quando todo mundo está fazendo a mesma coisa? Ela nos diz para rejeitarmos o pensamento mundano e procurarmos pensar nas coisas do alto, nas coisas de Deus (Cl 3:2). E como fazer isso? Não deixando nosso pensamento e conduta tomarem a forma do mundo que nos cerca mas renovando a nossa mente pela Palavra de Deus (Rm 12:2).
Antes que sejamos largados a uma sensação de certa resignação desesperada, isto é, antes que digamos que este mundo está mesmo perdido e que nada mais resta a fazer precisamos entender que há algo que possamos fazer sim, talvez não consigamos mudar todo o mundo - não foi isso o que os avivamentos do passado fizeram: eles mudaram o mundo que os cercava, eles mudaram o seu mundo, e impactaram muitos outros.
Não precisamos entrar em desespero, precisamos de esperança - e curiosamente o livro que leva o nome que poderia induzir à desesperança é o que nos traz uma belíssima palavra de incentivo: lamentações, do profeta Jeremias. Ele nos diz para nos lembrarmos daquilo que pode nos dar esperança, a misericórdia de Deus (Lm 3:21).
Somente Jesus pode nos dar esperança - ele é mais que isso, crer nele é ter certeza de vitória sobre o mundo circundante (I Jo 5:4). É este Jesus que nos convida para depormos os nossos fardos de ansiedade, medo, desânimo, desorientação diante dele (Mt 11:28) e tomarmos a sua porção, que é leve e suave (Mt 11:30).
Lembra do livro das Lamentações - nele encontramos o profeta Jeremias dizendo que tinha esperança, e não o contrário (Lm 3:24). A terra estava assolada, o quadro era desolador, mas ainda assim ele esperava no Senhor.
Há, ainda, um caminho que um homem pode caminhar com segurança - este caminho é Jesus (Jo 14:6). Não há outro caminho seguro, embora existam muitos outros caminhos que podem ser escolhidos, como a filosofia, a ciência e até mesmo a religião - mas eu insisto em lhe dizer que eles não são bons o bastante e relembrar o que Jesus disse: só ele é o caminho, embora outros possam parecer desejáveis e confortáveis (Pv 14:12).
E o que Jesus espera de você? Que você conheça e guarde os seus mandamentos. Que você seja um bom pai, um bom cidadão, um bom profissional - e, acima de tudo, que você faça tudo em nome dele, para glória de Deus (Cl 3:17) não se desviando nem para a direita nem para a esquerda (Dt 5:32) permanecendo em sua bendita palavra como prova de que se tornou verdadeiramente discípulo do Senhor Jesus Cristo (Jo 8.31).


Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL