quarta-feira, 11 de abril de 2018

NÃO CALCULAR O CUSTO DE SEGUIR A CRISTO FAZ GENTE FRUSTRADA COM UM FALSO DEUS


Estudo ministrado na IP de Paragominas

Não calcular direito o custo de tornar-se discípulo de Jesus pode produzir gente que se diz frustrada com Deus. Mas a questão é, com que Deus elas ficam frustradas? Quando um deus falso é pregado, quando um deus que não é o Deus vivo é anunciado as expectativas certamente serão frustradas (Sl 115.4-8) porque esperam num deus que não é Deus. Seguiram a pregadores de falsos deuses esquecendo que o Senhor diz para não dar ouvidos a tais faladores (Jr 23.16) que falam em seu próprio nome e fazem promessas que não podem cumprir, gerando pessoas que se dizem decepcionadas com Deus – mas jamais esperaram, de fato, em Deus (Sl 43.5).
A verdade é que nem tudo que é dito ser “de Deus” é realmente de Deus. Qual é o Deus da teologia da prosperidade? Qual é o Deus da teologia da libertação? Qual é o Deus destas pseudoteologias que não oferecem nada mais do que a satisfação de apetites carnais? Há muitos que se decepcionam com Deus porque ouviram falar de um Deus que resolveria todos os seus problemas, que lhe traria satisfação imediata (Fp 3:19) mas não foram alertados de que, segundo a Jesus, seriam odiados pelo mundo (Jo 15:19), seriam perseguidos (Gl 6:12) e teriam tribulações (Jo 16:33).
Além disso Deus não tem obrigação alguma de atender a exigências do ventre do homem, a ordem é que o pecador entregue seu caminho ao Senhor, tenha seu coração transformado e os anseios deste coração serão saciados, porque ansiarão pelo reino de Deus (Mt 6.33) e terão fome e sede de justiça (Mt 5:6). Quando um homem promete o que Deus não prometeu, quando outro espera o que Deus não disse que daria Deus não tem qualquer compromisso em satisfazer-lhes as expectativas. Deus é fiel a si mesmo, é fiel à sua Palavra, cumpre as suas promessas, todas elas (Lc 1:37).
É possível que muitos se decepcionem com Deus quando percebem que Deus exige santificação (Hb 12:14), obediência irrestrita (Mt 6:24), compromisso total com ele e, em decorrência disto, uma rejeição das concupiscências do mundo, servindo-o com exclusividade (Tt 2:14).
O caso de Genebra é emblemático. Os genebrinos convidaram Calvino para tornar a cidade um modelo de cristianismo reformado – mas quando o reformador intentou colocar em prática a obediência bíblica na cidade, foi expulso em 1538, apenas dois anos depois de ter sido convidado para pastorear aquela comunidade. A razão não foi outra que não a determinação de que aqueles que não se declarassem cristãos reformados deveriam deixar Genebra – inclusive muitos genebrinos. Em abril deste ano Calvino deixou Genebra – para voltar ainda mais Calvino, em 13 de setembro de 1541. Os genebrinos não haviam calculado corretamente o custo de serem discípulos de Jesus - mas logo perceberam que havia um custo muito maior em não serem discípulos de Jesus, aqui e na eternidade.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL