domingo, 23 de dezembro de 2018

PORQUE O REDENTOR VEIO


1
 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Rm 8.1-4

OBJETIVO DA MENSAGEM: Ensinar à Igreja que o nascimento do redentor não é uma simples festa colorida, com muita comida e troca de presentes, nem é um congraçamento de homens festivos e de corações abertos numa época do ano, e muito menos a oportunidade de “fazer Jesus nascer no coração dos homens”, mas um evento histórico, único, através do qual o eterno entrou na história, o Verbo de Deus se fez homem para salvar membros da humanidade condenada ao inferno.

PORQUE O REDENTOR VEIO

A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DA ENCARNAÇÃO

É importante anunciar a encarnação do verbo porque esta doutrina confirma a revelação iniciada no livro de Gênesis, lá no Éden, e relembrada em todo o Antigo Testamento que falam de um messias divino e de um rei messiânico, humano – os dois reis se tornam um só nas páginas do Novo Testamento.

É importante anunciar a encarnação do verbo porque somente ele é capaz de ser a solução que o homem jamais conseguiria obter (Rm 3:23 - …pois todos pecaram e carecem da glória de Deus) mesmo que se esforçassem o tempo inteiro por fazer obras justas (Is 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam). O homem, que precisa da redenção, está morto por causa de seus próprios pecados (Ef 2.1 - Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados) e é, portanto, incapaz de reconciliar-se com Deus).

Deus, porém, em Cristo Jesus, resolveu isso (Jo 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna), fazendo-o único mediador entre Deus e os homens (At 4.12 - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos; I Tm 2.5 - Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem), reconciliando consigo mesmo os pecadores (II Co 5:19 - …a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação).

A ENCARNAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O CRISTIANISMO

Sem a doutrina da encarnação não haveria cristianismo – a fé cristã fica em pé ou cai em decorrência desta verdade, porque sem a encarnação não haveria crucificação – sem o nascimento do homem Deus não haveria o sacrifício perfeito. Isto é verdade tão importante que João fez questão de afirmar que esta doutrina seria fundamental para compreender quem tem o Espírito de Deus e quem é contra Cristo (I Jo 4.2-3 - Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo). Enquanto diversas pseudoteologias tentam ficar encontrando o anticristo deveríamos nos ocupar muito mais em anunciar a Cristo para levar a mensagem salvadora à muitos que estão sendo anticristos, dominados pela mesma escravidão que tem oprimido a humanidade desde que o primeiro homem foi vencido pelo pecado.

O SIGNIFICADO DA ENCARNAÇÃO

A ENCARNAÇÃO FAZ DEUS CONHECIDO DOS HOMENS

Porque Jesus veio? Em primeiro lugar, ele veio para nos dar o correto conhecimento de Deus, conhecimento perdido por Adão (Jo 1:18 - Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou) no exato instante em que, ouvindo a voz de Deus, preferiu esconder-se (Gn 3:8 - Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim). Embora ele acreditasse estar fora das vistas de Deus, Deus o via melhor do que ele mesmo.

Jesus, o verbo que se fez carne, completa para sempre a revelação de Deus (Cl 1:15 - Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação) pois quem o vê, vê ao pai (Jo 14:9 - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?), mesmo que tal visão não se dê pelos olhos da carne (II Co 5:7 - …visto que andamos por fé e não pelo que vemos).

A ENCARNAÇÃO FAZ O HOMEM CONHECIDO DE DEUS

Mas Cristo não veio apenas para que conhecêssemos a Deus – veio também para nos fazer conhecidos perante Deus, isto é, para nos reconciliar com ele (Cl 1:22 - …agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis) porque sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb 9.22 - Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão) e é evidente que teria que ser um sangue semelhante ao do transgressor (Hb 10:4 - …porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados). Cristo teve participação em nossa natureza, carne e sangue (Hb 4:15 - Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado).

O oferecimento de Cristo, de uma vez por todas, foi suficiente para obter vitória completa sobre a morte e sobre o diabo (Hb 9:28 - …assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação). Na morte Cristo cumpre a promessa feita por Deus à serpente (Hb 2.14-15 - Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida).

A ENCARNAÇÃO FAZ-NOS “SEMELHANTES A CRISTO"

Cristo é, segundo as Escrituras, o protótipo do novo homem (I Jo 3:2 - Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é) – e o novo homem, glorificado, estará em estado de não poder pecar (non posse pecare).

A capacidade original do homem incluía tanto o poder para não pecar como o poder para pecar (posse non peccare et posse peccare). No pecado original de Adão, o homem perdeu o posse non peccare (o poder para não pecar) e reteve o posse peccare (o poder para pecar) - o qual ele continua a exercer. Na concretização da graça, o homem terá o posse peccare retirado e receberá o mais alto de todos os estados possíveis ao homem, o poder para não ser capaz de pecar, non posse peccare.

Cristo não sofreu a tentação para pecar – sofreu a tentação para nosso socorro para que nós não pequemos (Hb 2.17-18 - Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados).

A ENCARNAÇÃO NOS DÁ CRISTO COMO SALVADOR

Foi para isso que o verbo se fez carne – para que víssemos e fossemos salvos por sua glória (Jo 1.14 - E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai) e, por meio dele, tenhamos a eterna salvação (Ef 1.7 - … no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça). Por isso o natal.

Por isso estamos aqui, porque temos um Redentor. Você pode, nesta noite, dizer mais do que “feliz natal” ou “boas festas”? Você pode dizer que você tem Cristo como seu Redentor?

 

 

Um comentário:

Unknown disse...

Tremendo... que o Senhor Jesus seja sempre o nosso maior alvo.

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL