II. A SABEDORIA É UM PRESENTE DE DEUS
Com Tiago (e com os demais autores das Escrituras)
aprendemos que as provações da nossa fé não são sinal de maldição ou de uma eventual
reprovação da parte de Deus.
Por mais que alguns mentirosos e emissários do diabo, o pai
da mentira, insistam em dizer que se você está passando por provação é porque
você, de algum modo, proporcionou condições para que o diabo tivesse algum tipo
de direito ou influência sobre a sua vida isto é uma descarada mentira, uma
mentira demoníaca para enganar você e tornar você, por medo, refém de doutrinas
completamente alheias e ofensivas à Palavra de Deus e que, por isso, devem ser
descartadas imediatamente (Gl 1:8 Mas, ainda que nós
ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos
pregado, seja anátema).
A bíblia já nos ensinou que as provações são uma realidade
na vida dos cristãos que são fiéis, e a provação da fé tem resultados
positivos, como produzir perseverança e inteira aprovação diante do Senhor e
até mesmo diante dos homens (1Pe 2:11 Amados,
exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões
carnais, que fazem guerra contra a alma, 12 mantendo exemplar o
vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós
outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a
Deus no dia da visitação).
Lembre-se: a provação da fé é uma dádiva – e ela só é
concedia por Deus para os fiéis. O crente pode ser provado na perseguição ou no
conforto, assim como o crente também pode ser provado na carência ou na riqueza
(Pv 30:7 Duas coisas te peço; não mas negues, antes
que eu morra: 8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês
nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9
para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou
que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus).
Em todas estas coisas, porém, o crente é mais que vencedor
por meio de Cristo Jesus (Rm 8:35 Quem nos
separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou
fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor
de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para
o matadouro. 37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que
vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que
nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do
presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a
profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus,
que está em Cristo Jesus, nosso Senhor).
Mas a verdade é que a provação dói. A provação causa
angústia. A provação pode causar profunda tristeza. Então, como lidar com as
provações adequadamente? Talvez você pense: eu preciso de força. A Palavra de
Deus diz: ‘Não, não é de força que você precisa, Deus é a força
que você precisa, o que você precisa é de sabedoria!’
O apóstolo Tiago nos dá três orientações diretamente do coração de Deus para lidarmos com as provações da nossa fé. E ensina o crente a lidar com sabedoria com as provações. Primeiro ele diz que o crente precisa de humildade.
Tg
1:5 Se, porém, algum de vós
necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e
nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
A bíblia diz que a humildade é uma característica dos
crentes no Senhor Jesus que fazem deles bem-aventurados (Mt 5:3
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus).
O conceito bíblico de humildade (ptwxoi)
significa considerar-se totalmente desprovido, considerar-se indigno e ainda
assim pedir.
A humildade começa com o ato de ‘sentir-se desprovido’,
‘sentir falta’ de alguma coisa. Tiago diz que o
crente precisa de sabedoria para lidar com as dificuldades das provações. Sua
mensagem é para os que “se sentem desprovidos de sabedoria”.
Quem tem sabedoria suficiente para enfrentar as provações? Se alguém acha que
tem sabedoria suficiente obviamente não vai procurar mais sabedoria em lugar
algum.
De que tipo de sabedoria Tiago está falando? Não é a
sabedoria do mundo pois ele diz isso mais à frente (Tg 3:15
Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e
demoníaca). Ele está falando da sabedoria que não pode ser obtida
nas escolas, faculdades ou enciclopédias – e muito menos nos influencers e
tictokers. Ele está falando da sabedoria que só pode ser obtida pedindo a Deus.
Pedir (aitew)
geralmente é relacionado nas Escrituras com a atitude de um suplicante, a
petição de um inferior diante daquele a quem se pede (Lc 11:9
Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e
abrir-se-vos-á).
A promessa de Jesus a
quem pedir, em seu nome, segundo a vontade do Pai, é que terá resposta positiva
(Jo 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso
farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho). Deus dá a
cada um o suficiente para uma vida piedosa e vitória nas provações e tentações
(2Pe 1:3 Visto como, pelo seu divino poder, nos têm
sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento
completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude).
Deus não lança impropérios sobre quem faz o que ele disse
para fazer. Ele não nega o que disse que daria. Impropério (oneidizw)
significa repreender - e Deus não repreende quem lhe pede sabedoria. Deus não
censura e nem lembra de sua indignidade aquele que o busca. Deus recebe o
pedinte em seu trono de graça (Hb 4:16
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de
recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna).
Por isso te digo para pedir, sem medo ou vergonha, porque ele vai te atender.
O crente precisa ser humilde ao lidar com as provações. Mas ele também precisa ter Deus como seu centro de referência na busca pela sabedoria.
Tg
1:5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos
dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
É preciso ter sabedoria para diferenciar provação de
tentação. É preciso ter sabedoria para saber a diferença entre provação,
disciplina e punição. É preciso até sabedoria para perceber que o que é uma
aparente bênção pode ser uma prova. A prosperidade pode ser uma bênção, mas já
houve quem fosse reprovado – é o caso de Salomão, homem rico e que recebeu todo
tipo dádivas, experimentou todo tipo de coisas agradáveis que o mundo pode
fornecer, mas o fato é que suas ‘bênçãos’ foram sua maldição (1Rs 11:4 Sendo já velho, suas mulheres lhe
perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de
todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai. 5 Salomão
seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. 6
Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao
SENHOR, como Davi, seu pai. 7 Nesse tempo, edificou Salomão um
santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e
a Moloque, abominação dos filhos de Amom. 8 Assim fez para com todas
as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus
deuses).
O problema de Salomão foi querer saber o sabor de
experimentar todas as coisas, conhecer todas as coisas e colocou isto acima da
fidelidade ao Senhor. A referência de Salomão foi o mundo – e a referência de
Tiago é Deus. Tiago está ensinando que a verdadeira sabedoria é teorreferente,
isto é, só existe sabedoria se esta estiver relacionada a uma vida piedosa
diante do Senhor (Pv 9:10 O temor do
SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência).
Não é curioso que o mesmo Salomão que escreveu isto tenha
desprezado este mesmo conhecimento e deixado seu coração ser tomado de loucura
(Pv 1:7 O temor do SENHOR é o princípio do saber,
mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino).
Salomão provavelmente achou que não precisava de mais
sabedoria – e que não precisava da sabedoria que vem do Senhor. E isto foi a
razão de sua lamentável queda. Tiago diz para pedir a Deus – e ele está fazendo
a mesma coisa que Jesus disse para fazer.
Pedir, pedir e pedir. Pedir humildemente. Pedir
insistentemente. E quando estiver cansado de pedir, pedir para renovar as forças
mesmo quando já não tiver nenhuma mais (Is 40:29
Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor).
Mas nunca se esquecer de ‘a quem pedir’. Peça a Deus, porque só ele é a fonte
de toda boa dádiva e todo dom perfeito (Tg 1:17
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes,
em quem não pode existir variação ou sombra de mudança). A
verdadeira sabedoria vem do Senhor, do altíssimo.
Além de pedir humildemente a Deus, quem deseja sabedoria precisa ser, de fato, crente.
6 Peça-a,
porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar,
impelida e agitada pelo vento.
Lidar com as provações com sabedoria é um grande desafio e
nem todos estão habilitados para isso. Na verdade, é possível afirmar que a maioria
não lida adequadamente com a provação. As reações podem variar muito, chegando
a ir da ira, lamentação, murmuração e fugas emocionais de todo tipo. Alguns se
voltam em impropérios contra a família, contra a sociedade e até contra Deus.
Uma das razões é porque a esperança da grande maioria se
limita apenas a esta vida (1Co 15:19 Se a nossa
esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de
todos os homens) e por isso se tornam os mais infelizes de todos
os homens. É preciso ser sábio para enfrentar as provações. A sabedoria que
capacita a enfrentar as provações é uma dádiva de Deus – e deve ser buscada em
Deus.
É por isso que Tiago diz que quem precisa de sabedoria deve
pedir a Deus ‘em nada duvidando’. Mas quem é capaz de fazer isso. Somente os
que creem (Hb 11:6 De fato, sem fé é impossível
agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia
que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam). A
palavra que temos traduzida aqui por duvidar (diarkinw) tem vários sentidos, entre eles
tomar decisões para separar as coisas. Mas ela também significa vacilar,
titubear, ter dificuldade em decidir com firmeza e manter-se firme em suas
decisões.
A descrição que Tiago faz sobre os vacilantes é bastante
curiosa e apropriada – o vacilante é como as ondas que são agitadas ao sabor do
vento. Provavelmente Tiago está se referindo ao lago de Genesaré onde os
discípulos já haviam tido uma experiência com os ventos e com o Senhor Jesus (Lc 8:23 Enquanto navegavam, ele adormeceu. E
sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar).
Ali Pedro compreendeu o que acontece com quem duvida ou
vacila em sua confiança em Jesus. Ele foi até Jesus andando sobre as águas
mesmo no meio de uma tempestade – mas Pedro olhou para as circunstâncias,
atentou para a força dos ventos e para a violência das ondas – e tirou seus
olhos de Jesus e por isso começou a afundar – e só foi salvo ao orar pedindo a
ajuda do Senhor (Mt 14:30 Reparando,
porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou:
Salva-me, Senhor!).
Pedro não passou no teste, mas Deus lhe concedeu uma nova oportunidade. É provável que você esteja passando por provações de sua fé – e talvez esteja vacilando, talvez esteja duvidando. Então, eu tenho que lhe exortar e dizer o mesmo que Jesus diz ao chefe da sinagoga: ‘Não temas, crê somente’ (Lc 8:50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva). Não duvide, creia, creia firmemente, creia somente. Não duvide, não titubeie, seja firme.
Tg 1:7 Não suponha esse homem que
alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre,
inconstante em todos os seus caminhos.
Tiago faz uma distinção entre crer e supor. O crente confia
no Senhor e em suas promessas. O crente se aproxima de Deus e acredita que ele
recompensa (se torna galardoador) dos que o buscam.
Mas alguns ao creem, apenas supõem (oiomai). Esta palavra significa fazer
parecer a si mesmo, imaginar ou ser da opinião de que uma coisa é como pensa –
mas trata-se apenas de uma suposição, e suposição é diferente de fé. Suposição
é imaginação, fé é certeza (Hb 11:1 Ora, a fé é a
certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem).
O crente pede com fé, e não duvida, espera com os olhos
fitos nas mãos do Senhor (Sl 123:2 Como os olhos
dos servos estão fitos nas mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, na mão
de sua senhora, assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR, nosso Deus, até
que se compadeça de nós) e não desvia o seu olhar nem por um
momento, porque sabe que tem que olhar firmemente para o autor e consumador da
sua fé, o Senhor Jesus (Hb 12:2 ...olhando
firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria
que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está
assentado à destra do trono de Deus).
O crente pede com fé e humildade que o Senhor lhe dê
sabedoria para enfrentar as provações, e por isso ele as enfrenta
vitoriosamente porque o Senhor lhe concede com graça.
O crente não olha para os lados, para não sentir desejos por
qualquer outra coisa que não a bênção de estar na presença do seu Senhor, e ser
por ele agraciado com toda sorte de bênçãos (Ef 1:3
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com
toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo).
O crente não olha para trás, buscando um mínimo de
compensação nos prazeres transitórios do pecado. O crente pede, e recebe,
porque pede com fé. O crente pede, e recebe, porque pede com humildade. O
crente pede, e recebe, porque pede àquele que é poderoso para fazer
infinitamente mais do que qualquer pessoa é capaz de pedir (Ef 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer
infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder
que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo
Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!).
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