sábado, 5 de agosto de 2023

UM ROTEIRO DE ORAÇÃO - 3ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA, 04/ago/2023

 POR QUE A IGREJA ORA?

Porque Deus mandou [Mt 7.7].

Há muitos que entendem que a ênfase de Jesus é que as pessoas devem pedir para receber, bater para ter acesso. Mas a ênfase deve ser colocada no fato de que os verbos estão no imperativo: pedir, buscar, bater. Imperativo é o modo verbal que exige que o ouvinte não se limite a ouvir o que lhe está sendo dito. O imperativo determina uma atitude, algo prático. O que me chama a atenção é que Jesus dá três ordens. O crente que deseja ser obediente deve a) pedir até receber; b) buscar até achar e c) bater até ter acesso. Não há outra atitude possível. Ou se obedece ou se rebela. 

A igreja ora porque Deus mandou - e isto é razão mais que suficiente.

II. POR QUE NÃO ORAR APENAS EM CASA?

Orar no quarto é uma forma de relacionamento pessoal (Mt 6.6)

O Senhor vê em secreto as suas orações particulares - oração não deve ser para exposição pessoal. Em contraste com os que fazem longas orações, em lugares públicos onde possam ser vistos e admirados [prática corrente entre os fariseus] Jesus diz que as orações por meio das quais o crente desnuda o seu interior face a face com Deus deve ser oferecidas apenas àquele que conhece o seu coração, àquele que já conhece o seu coração, àquele que conhece profundamente o seu coração e isto não precisa de testemunhas: basta que seja feita pelo crente na presença do Senhor Jesus. Mas não é só isso - a vida cristã é comunitária. 

O crente ora na presença do Senhor e da Igreja.

III. QUEM DEVE ORAR?

A oração é uma prática do 'povo' do Senhor [2Cr 7.13-14].

A bíblia diz que o Senhor deseja que 'o seu povo' busque a sua face em oração. Não é uma prática apenas na intimidade do homem com Deus, mas o Senhor diz que é o seu povo que deve orar. A bíblia poderia ter dito: se alguns orarem, ou se alguém orar... mas o que ele requer é que o seu povo, que se chama pelo seu nome, se humilhe, ore e o busque de toda a sua força, de todo o seu entendimento. A oração, o clamor, a súplica são requeridos de todo o povo porque foram feitos 'nação santa e, principalmente, sacerdócio real]. 

A oração foi dada para ser uma prática de todo o povo de Deus.

IV. ONDE ORAR ENTÃO, SÓ PODE SER NO TEMPLO?

A oração deve ser feita onde o povo de Deus se reunir (Jo 4.21).

Lucas nos diz que a igreja se reunia no templo e de casa em casa - a prática da oração, junto com a comunhão, o ensino e a Ceia do Senhor era uma prática da igreja que não desprezava estes momentos. Não havia a menor possibilidade de haver um crente que não procurasse estar junto com os irmãos. Todos iam? Se, todos. Até os doentes - sim, e principalmente os doentes, e os que não podiam ir por si mesmos eram levados pelos outros crentes. A igreja, disse Jesus, não é para os que estão saudáveis - a igreja é para os que estão doentes, para os que precisam de cura da alma, para os perdidos que precisam usufruir da salvação. 

A oração é uma prática para ser exercitada comunitariamente.

V. POR QUANTO TEMPO?

Perseverantemente [AT 2.42].

A oração deve ser feita até que os resultados finais sejam alcançados.

Há ensinos que dizem que, uma vez que você orou e entregou o assunto a Deus, então você não deve retomá-lo porque isto é sinal de falta de fé. Mas não é isto o que Jesus ensina ao dizer que você deve ser insistente como a viúva diante de um juiz iníquo. Lucas diz que a igreja perseverava diariamente no aprendizado, no dia a dia em comum e nas práticas de culto. Mas Lucas não esquece de citar algo que lhe chamou muito a atenção: a prática constante da oração. A igreja orava em todo o tempo - a igreja orava perseverantemente. 

A oração é uma prática que não deve ser abandonada jamais pela igreja.

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS

A igreja deve orar em todo o tempo, incessantemente.

A igreja deve orar incessantemente porque Deus mandou que ela orasse incessantemente.

A igreja deve orar incessantemente, independente de quantas pessoas estejam vendo por que o Senhor está vendo e responde, e é Ele quem realmente importa e atende às orações dos justos.

A igreja deve orar incessantemente, independentemente de quantas pessoas também estejam orando, mas quanto mais pessoas reunidas para orar mais obediência estamos testemunhando.

A igreja deve orar incessantemente como comunidade, onde quer que seja possível, mas o lugar onde a igreja marca os encontros para adoração e culto devem ser frequentados sempre que possível pois os cristãos não devem rejeitar a comunhão com os demais membros da igreja.

A igreja deve orar incessantemente, sem abandonar jamais a prática da oração. A igreja só tem direito de deixar de orar quando alcançar o padrão de justiça estabelecido por Deus - e a igreja só vai atingir este alvo quando for glorificada. Até lá deve orar perseverantemente.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL