quinta-feira, 31 de julho de 2008

NOVIDADE INSPIRADA E REVELADA? QUE NADA!

NOVIDADE INSPIRADA E REVELADA? QUE NADA!

Você sabe o que é revelação? Muitos alegam que têm recebido revelações diretas de Deus, há até quem chegue a afirmar que Deus lhe falou através de um galo ou de uma galinha (nestes tempos tão confusos, não estranho este tipo de afirmação – antes os loucos eram mais comedidos, recebiam revelações através de anjos). Mas mesmo nos meios não pentecostistas há alguma confusão quanto ao sentido desta e de outras duas palavras teologicamente importantes: revelação, inspiração e iluminação. O objetivo da revelação divina não é engrandecer ninguém, mas levar o pecador de volta ao Criador (Hb 1.1-2). Deus se deu a conhecer, revelando-se ao homem, que jamais conheceria a Deus de outro modo. Se o criador não se revelasse, a criatura jamais o conheceria. Assim, podemos dizer que a Bíblia é a revelação de Deus (há quem diga que ela contém, como se algumas partes dela não tivessem vindo de Deus – ver II Tm 3.16 que diz que "toda Escritura é inspirada por Deus"). A revelação de Deus, na Escritura, deve-se a algumas formas de atuação de Deus:

i. REVELAÇÃO = Através da revelação Deus nos diz quem Ele é, quem somos, de onde viemos e para onde vamos, e o que quer de nós. Por revelação devemos entender o ato de Deus dar-se a conhecer.
ii. INSPIRAÇÃO = É a ação de Deus, mediante o Espírito Santo, no coração e mente de seus servos, de modo que eles registrem aquilo que Deus quer que seja registrado, para nossa instrução. Deus escolheu homens para escrever, sem erros, sua revelação especial. Nenhum homem escreveu qualquer parte da Bíblia por sua própria vontade (II Pe 1.21; II Tm 3.16; Is 30.8; Hc 2.2). Deus agia em suas mentes e corações, usando o que eles tinham e sabiam, cada um com seu próprio estilo, mas registrando fielmente o que Deus queria.
iii. ILUMINAÇÃO = É a atuação de Deus na mente e coração humano, através do Espírito Santo, dando-lhe capacidade para entender o ensino da Bíblia. Tudo o que está na Bíblia pode ser entendido pelo estudo, mas é necessária a ação iluminadora do Espírito Santo para a salvadora compreensão das cousas reveladas (At 16.14; I Co 2.14).

Quando lemos a Bíblia Deus fala conosco, através da revelação especial ele se dá a conhecer e mostra como devemos servi-lo; pela inspiração levou homens a registrar, sem erros, sua mensagem e pela iluminação, através do Espírito Santo, nos capacita a compreendê-la. Ela é, pois, nossa única regra de fé e prática, e devemos examiná-la constantemente, e praticar o que ensina, para crescer espiritualmente, não que ela seja um livro mágico, mas, como Palavra de Deus, nos aperfeiçoa quando respondemos aos apelos que Deus nos faz através da Sua Palavra. Assim podemos afirmar com plena certeza que não existem novas revelações - a revelação e a inspiração estão completas nas Escrituras. A afirmação de recebê-las é falsa, mentirosa ou mal intencionada - se é que quem as reivindica não mereça os três adjetivos acima. E, se assim é, nem mesmo a iluminação recebem, pois que, com a consciência cauterizada, são cegos por seu deslumbramento por seu próprio ventre, filhos demoníacos de um pai mentiroso e enganador, saindo a repetir as obras do seu pai, mentindo e enganando os incautos.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL