quarta-feira, 7 de março de 2012

SALVOS PELA LOUCURA DA SALVAÇÃO - A MENSAGEM DA CRUZ E VISTA COMO LOUCURA PELOS HOMENS

Marthon (4)_thumb_thumb

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

I Co 1.25

INTRODUÇÃO

Os coríntios tinham enorme apreço pelos filósofos - e, para humilhar as pretensões dos grupos coríntios Paulo faz uso de dois contrastes, num típico estilo judeu de ensinar chamado paralelismo para mostrar a maneira de Deus agir e a de todos os homens, em todos os tempos. A ênfase de Paulo, todo o tempo, é que a mensagem da cruz de Cristo deve ser pregada, anunciada insistentemente por todos os cristãos, cabendo-lhes aguardar o resultado da mensagem, que é de Deus - e é ele quem faz produzir os resultados para os quais ela foi designada [Is 55.11: ...assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei], mediante a colaboração dos homens [II Co 6.1: E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus] mas eficácia do poder do Espírito [Zc 4.6: Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos]. Paulo contrasta Deus e os homens. O conhecimento de Deus e o que os homens conseguem adquirir. E, principalmente, o resultado da sabedoria de cada um.


A MENSAGEM DA CRUZ E VISTA COMO LOUCURA PELOS HOMENS

Literalmente, o que Paulo está afirmando é que a mensagem da cruz é o que não é reconhecido como sábio, o que não é inteligente ou coerente. E, de fato, anunciar um salvador que é incapaz de salvar a si mesmo não parece algo coerente [Lc 23.39: Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também]. Como acreditar num Senhor dos exércitos que contava com apenas 12 seguidores - e, ainda assim, traído por um deles? Como acreditar num rei dos reis e Senhor dos senhores se o único trono que experimentou em sua vida foi uma cruz, e a coroa que usou foi apenas de espinhos? Tudo isto era visto como loucura. Mas Deus não pretendeu salvar pecadores através de ensinamentos morais [coisas que os homens conseguem produzir], nem leis [que também podem ser produto da mente humana] ou acúmulo de conhecimentos de qualquer espécie - lembremos a frustração do sábio com os livros [Ec 12.12: Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne].

Deus intentou salvar os homens por um método que nenhum homem seria capaz de imaginar, de uma maneira que nem a mais fértil das mentes humanas conseguiria criar: a cruz. Dolorida, maldita, sofrida. A cruz, instrumento de tortura, vergonha e morte. A cruz, com sua inscrição profética anunciando o rei dos judeus. A cruz, trono de morte para o Senhor da vida. Como os homens, sábios, estudiosos, inquiridores, escribas preocupados com as letras, estudo e conhecimento, poderiam imaginar algo tão estúpido quanto um salvador numa cruz? Um vencedor na morte? Um rei sem trono? Um mestre que não tinha interesse algum em cativar seus ouvintes [Jo 6.60: Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?] nem fama alguma [Mc 9.9: Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos].

Para os homens o método de Deus era loucura - mas, meus irmãos, era a loucura daquele cujos pensamentos são maiores que os pensamentos dos homens [Is 55.8-9: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos]. É melhor andar nos caminhos de Deus, eles são melhores. Podemos não conhecer os planos de Deus, mas ele conhece os nosso caminhos, e sabe para onde está nos conduzindo. Mesmo que para isso nos convide através de uma mensagem que consideremos loucura.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL