domingo, 2 de setembro de 2012

ONDE OS JUSTOS ENCONTRAM A VERDADEIRA JUSTIÇA [I Co 6.1-7]–UM APELO À UNIDADE

11O apóstolo Pedro é muito claro ao oferecer a solução para a Igreja numa situação semelhante.

SEGUIR O EXEMPLO DE CRISTO

Pedro afirma que Cristo sofreu, na carne, para que seus discípulos deixassem o pecado, vivendo segundo a vontade de Deus e não segundo as vontades da carne [I Pe 4.1-2: Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus].

ABANDONAR AS OBRAS DA CARNE

É conveniente lembrar que, das 15 obras da carne citadas por Paulo em Gl 5.19-21, pelo menos 9 estavam envolvidas nos problemas coríntios aqui mencionados, e apenas não tempos menção de feitiçaria no decorrer de toda a carta [Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam].

USAR O TEMPO QUE RESTA NA PRÁTICA DE OBRAS DO ESPÍRITO

Pedro afirma que os cristãos já haviam tido tempo suficiente praticando as obras da carne, e que era, portanto, hora de passar a praticar obras que demonstrassem que, de fato, eram cristãos, mesmo que, com isso, fossem questionados pelos antigos companheiros de práticas pecaminosas [I Pe 4.3-5: Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão, os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos] na certeza de que os ímpios serão julgados pelo que amaram, e os santos serão salvos por aquele a quem amam.

Pedro é enfático lembrando que estas coisas, estas obras más, serão destruídas em breve – e a lição também vale para os coríntios e para nós: devemos ser criteriosos, isto é, bons juízes de nós mesmos, para que nosso culto seja agradável ao Senhor [I Pe 4.7: Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações].

AMAR VERDADEIRAMENTE AO IRMÃO DEMONSTRA A VERDADEIRA FÉ

Ao olharmos para o problema existente em Corinto, percebemos que a receita de Pedro é absolutamente aplicável, pois eles estavam invertendo o mandamento bíblico, colocando as outras coisas acima do amor para com os irmãos, e Pedro nos diz que o cristão deve ter amor intenso uns para com os outros – não importando o tamanho da ofensa, porque o amor cobre "multidão de pecados" [I Pe 4.8: Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados].

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL