segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SÉRIE PERSONAGENS: ENOQUE E METUSALÉM

ENOQUE & METUSALÉM – eles andaram com Deus
Gn 5.9-32; Hb 11.5-6
Após a trágica história de Abel e Caim, e a consequente busca de Deus por parte de Adão e Eva após o nascimento do substituto na linhagem da salvação, Sete, a bíblia destaca dois personagens singulares: Enoque e seu filho Metusalém. A singularidade destes homens está no fato de que Enoque não passou pela morte, e Metusalém foi o que mais próximo chegou de viver um milênio.  Metusalém viveu 969 anos e Enoque foi trasladado ou arrebatado por Deus quando tinha “apenas” 365 anos. Se 365 anos parece uma idade avançada, é conveniente lembrar que a média de idade do período passava facilmente dos 600 anos. Enoque significa "professor" e Metusalém significa "homem do dardo".
Ainda nos dias de Metusalém, ao nascer Noé, filho de Lameque (que não é o mesmo descendente de Caim citado em Gn 4.18) foi profetizado que a criança teria um papel especial na história da redenção, embora este papel não seja claro – talvez seus contemporâneos tenham pensado que ele seria o condutor do homem de volta ao paraíso (Gn 5.28-29: Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou).
Mesmo sob a maldição que Deus lançou sobre a terra e as suas criaturas (Rm 8.20-22: Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora), estas não foram totalmente abandonadas, e especialmente o homem ainda continuam sendo alvo da providência de Deus (Mt 5.45: ...para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o “seu” sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos).
Enquanto os filhos de Deus iam se misturando com os filhos dos homens, e se afastando cada vez mais de Deus,
ENOQUE - O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS
Enoque é um personagem bíblico importante por duas razões. Primeiro porque, pela fé, andou com Deus (Hb 11.5: Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus). Ele também é importante porque foi trasladado antes do dilúvio, que nem os homens de Deus que estarão vivos quando Jesus voltar e que serão arrebatados antes da tribulação (I Ts 4.17: ...depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor). O pai de Enoque, Jerede, foi o segundo homem mais velho registrado na bíblia. Viveu 962 anos.
Com Enoque aprendemos que, pela fé, é possível andar com Deus mesmo que o mundo inteiro esteja indo rapidamente para o abismo (Mc 8.38: Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos). Mesmo que todo mundo fizesse, Enoque não fazia. Mesmo que todo mundo fosse, Enoque preferia andar com Deus. Mesmo que ninguém estivesse se importando, Enoque ainda considerava o reino de Deus sua prioridade.
METUSALÉM
Metusalém dá continuidade à linhagem dos filhos de Deus - ele convive com Enoque e sabe que, pela fé, é possível viver para agradar a Deus. Certamente ele transmite esta verdade a seu filho (Lameque) e neto (Noé). Metusalém é, de alguma maneira, o último elo entre os que viram o paraíso e a destruição causada pelo dilúvio, já que ele viu a arca ser construída, embora tenha morrido pouco antes.
Certamente todos os filhos e netos de Metusalém tiveram oportunidade de ouvir a história do criador e os eventos acontecidos desde a expulsão do paraíso - mas a maioria preferiu seguir o caminho dos filhos dos homens, descendentes de Caim, que, em seus dias, viviam despreocupadamente (Lc 17.27 ...comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos) até que não havia mais chance de salvação. 
Apesar de todos os anos que Metusalém viveu, quase um milênio, ele não conseguiu superar a barreira da morte porque esta só pode ser vencida por meio de Jesus Cristo (I Co 15.54: E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL