quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AGORA É OFICIAL!

A PROPÓSITO DA ELEIÇÃO DE OFICIAIS

Atendendo ao pedido irrecusável de um irmão muito especial.
A eleição de oficiais na Igreja Presbiteriana é sempre precedida por instrução (ao menos um mês) e oração. O conselho da igreja, cumprindo suas funções, deve cuidar para que inaptos e não qualificados bíblica e constitucionalmente venham a concorrer e, eventualmente, serem eleitos, podendo, ainda, recusar-se à ordenação.
Requer-se muito dos oficiais da Igreja Presbiteriana. Mas tudo isto a igreja já tem conhecimento. Eles devem ser sóbrios, hospitaleiros, cumpridores dos seus deveres, bons pais e bons esposos (devem ter uma o mulher e cuidar bem dos filhos). Não podem ser beberrões nem dignos de repreensão.
Mas quero sua atenção para uma parte fundamental neste processo. Oficiais são eleitos para uma igreja e por uma igreja. E a igreja é composta por pessoas. E pessoas costumam ter opiniões e desejos.
A igreja que elege estes oficiais quer vê-los zelosos com as coisas de Deus, de maneira que a casa de Deus esteja em ordem e bem administrada.
A igreja que elege estes oficiais quer vê-los exercendo o ensino e o governo espiritual, de maneira que a doutrina bíblica seja a base sobre a qual a igreja se edifica.
Espere! Espere um pouco! É importante saber o que esta igreja quer, mas também é importante saber o que esta igreja é ou deve ser.
Em primeiro lugar a igreja deve reconhecer aqueles que presidem bem como representantes de Deus para o governo e serviço da igreja, evitando o equivoco de pensar que eles sejam meros representantes da comunidade perante Deus e as instituições.
Em segundo lugar a igreja deve submeter-se àqueles que exercem o seu ministério com zelo e conhecimento - porque insubmissão às autoridades que Deus constituiu é rebeldia contra o próprio Deus.
Em terceiro lugar a igreja deve estar pronta para colaborar com seus oficiais, levando-lhe ao conhecimento as necessidades da comunidade e evitando ser um fardo desnecessário aos seus guias. Isto quer dizer que a igreja deve procurar seus oficiais, porque eles foram eleitos para servir e governar, mas não deve pesar-lhes com atitudes comuns aos ímpios, nem serem omissos nos seus deveres.
Cada cristão foi colocado por Deus na igreja para servir de instrumento de mútua edificação. Agora, é oficial. Oficiais foram eleitos, ordenados e empossados. Serão cobrados, e devem ser. E, igreja do Senhor, eles serão ajudados? 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL