sábado, 18 de janeiro de 2014

SÉRIE PERSONAGENS: ADÃO E EVA

PERSONAGENS

ADÃO E EVA

Gn 1-3 [Gn 2.7]

O primeiro homem da terra foi Adão. Ele não nasceu como os outros homens, pois foi criado diretamente por Deus do pó da terra. Depois de ter criado Adão a Sua imagem, Ele soprou em suas narinas e Adão se tornou alma vivente. Deus deu a Adão domínio sobre todos os animais que vivem sobre a terra e fez que todos temessem e obedecessem a Adão. Deus não quis que Adão ficasse sozinho, então tirou uma de suas costelas e, a partir dela, formou Eva, para ser a esposa de Adão. Deus disse a Adão e Eva para frutificarem e encherem a terra. Isso significa que Deus queria que tivessem filhos e os ensinassem sobre Deus.
Deus deu a Adão e Eva um lindo jardim para viver chamado Éden. Havia muitas árvores nesse jardim que davam bons frutos. Havia também duas árvores diferentes das demais: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus deu-lhes permissão para comer de todas as árvores, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Disse-lhes para não comer, ou morreriam.
Satanás (não injustamente chamado de “a antiga serpente” - Ap 20.2), usando a serpente como seu instrumento, enganou Eva. Disse-lhe que comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal porque, assim, tornava a ser igual a Deus. Ela comeu e deu do fruto para seu marido que também o comeu, mas, em vez de se tornarem iguais a Deus, tornaram-se como Satanás. Transformaram-se em pecadores e foram lançados para fora do jardim para envelhecer e morrer.
Antes do pecado, Adão havia lavrado apenas o jardim e vivia feliz com sua esposa. Depois do pecado, Deus amaldiçoou a terra. A terra produziu espinhos e cardos, e Adão teve que trabalhar arduamente para produzir comida. Adão viveu 930 anos e teve muitos filhos e filhas (Gn 5.4-5). Adão morreu, mas, por causa do seu pecado, a morte é nossa companhia constante ainda hoje (Rm 5.12 - mas não devemos nos apressar apontando para Adão e culpando-o pelo que acontece, pois ele pecou “federativamente”, mas nós pecamos pessoalmente e somos, por isso, pessoalmente responsáveis e merecedores da justa punição pelo que fazemos). Você pode ver a tristeza na desobediência a Deus e no dar ouvido a Satanás?

Se o efeito do pecado fosse confinado a nossa própria vida, iremos pensar nisso como sendo da nossa conta ou como estando somente entre nós e Deus. A verdade, porém, é que, assim como no caso de Adão, nosso pecado afeta grandemente os outros. Adão tinha domínio sobre toda a criação e o amaldiçoou pelo seu pecado. Mesmo no nosso caso, toda a criação ainda está sofrendo por causa do pecado do homem (Rm 8.19-22). 

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL