quinta-feira, 14 de agosto de 2008

LOBOS EM PELE DE CORDEIRO...

LOBOS EM PELE DE CORDEIRO...
Muitas são as heresias perniciosas que ameaçam a alma dos homens. Destas, duas são especialmente perigosas, e não oferecem qualquer esperança real aos incautos que por elas se deixam enredar. Ambas possuem características muito semelhantes, que passamos a listar abaixo:
i. São racionalistas: surgiram no século XIX, à partir de uma interpretação da bíblia baseada unicamente na razão, colocando a revelação de Deus como inferior à sabedoria humana (I Co 1.25). Rejeitam a autoridade e suficiência das Escrituras em favor dos escritos de seus líderes — mesmo que comprovadamente cheios de erros (muitos já assumidos pelos líderes modernos);
ii. São mutantes: quando surgiram defendiam doutrinas e idéias que foram sendo abandonadas com o passar do tempo porque os fatos os desmentiam, andando, assim, pelas circunstâncias e não pela revelação de Deus. Dois exemplos aplicáveis a ambos são a data e a forma da volta de Jesus e o lugar do negro em suas respectivas sociedades (eram racistas). Nenhum de seus fundadores pode afirmar como Paulo: ainda que eu ou um anjo vos pregue outro evangelho, seja anátema — porque já os são;
iii. São legalistas: o caminho da salvação para seus adeptos é uma infinidade de práticas seculares, mercantilistas e legalistas. Enquanto a palavra de Deus diz-nos para confiar exclusivamente na graça de Deus e abandonar as fúteis tentativas de auto-salvação, ambos os “lobos” exigem aos seus seguidores que rejeitem a suficiência de Jesus e confiem em seus próprios esforços.
Não se enganem, não se deixem enganar — eles estão à solta e tentarão enganar vocês com folhetos coloridos e citações deturpadas das escrituras — querem te condenar a guardar só o que lhes interessa da lei (e deixar outros aspectos de lado), o que é igual a quebrá-la toda (Tg 2.10).

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL