quinta-feira, 21 de agosto de 2008

NOSSA IGREJA – ADVENTISTA BÍBLICA

NOSSA IGREJA – ADVENTISTA BÍBLICA
Há pouco tempo afirmamos que a nossa Igreja é uma Igreja Católica e Apostólica, embora não seja romana ou romanista. Mostramos o que significam os termos igreja, católico e também apostólico. Também mostramos que a igreja cristã é testemunha do verdadeiro Deus, embora se oponha às heresias russelitas (daqueles que se autodenominam Testemunhas de Jeová).
Nosso objetivo agora é desfazer mais um equivoco, fruto da confusão sobre o significado de termos. Afirmaremos hoje que a nossa Igreja é uma Igreja adventista. Passemos primeiro à definição do que signifique o termo adventismo, que é, em termos simples, a esperança da volta (advento ou segundo advento) do Senhor Jesus.
Um falso conceito sobre o significado do termo é que este termo refere-se exclusivamente à seita conhecida como Adventismo do 7o Dia (e suas variantes). Sobre este falso conceito nos deteremos um pouco antes de provarmos porque a Igreja Presbiteriana pode ser considerada uma Igreja adventista. Vejamos um pouco da história do Adventismo do 7o dia, exclusivista e sectário.
HISTÓRIA
Este "movimento adventista" tem sua origem nos ensinos de um batista chamado Willian Miller, que logo cedo abandonou sua Igreja e optou pelo deísmo (Ensino de que, ainda que Deus exista, ele deve ser visto apenas como criador, não se relacionando mais com suas criaturas. O mundo seria apenas um grande relógio – ao qual Deus deu corda e continua funcionando até hoje). Seu interesse exagerado pela volta de Cristo (uma característica comum às seitas é a ênfase em uma doutrina, em detrimento das demais) levou-o à leitura dos livros de Números, Ezequiel e Daniel, e através do chamado cálculo equivalente dia-ano (sustentado por textos como 90.4 – mas se esquecem de que mil anos também são comparados com a vigília da noite que se foi – 04 horas, precisamente) previu a volta de Jesus para 10 de dezembro de 1843. Conseguiu muitos seguidores, pois era hábil pregador. Muitos de seus seguidores venderam (ou doaram) tudo o que possuíam pouco antes desta data – como sabemos, Cristo não voltou nesta data (At 1.7) e muitos dos seus seguidores o abandonaram. Os cálculos foram refeitos e novas datas marcadas (9, ao todo, entre 1844-1877). O movimento organizou-se como Igreja em 1860, mudando de nomes até chegar ao de Igreja Adventista do 7o Dia. A base do movimento está nas revelações e visões da liderança, entre os quais a maior é a sra. Ellen G. White – cujas visões devem "validar" o ensino bíblico.
Seus escritos são considerados proféticos pelos sectários, com valor igual ou superior à Bíblia (outra característica das seitas). Eis o diagnóstico de seu médico quando esteve internada em clínica psiquiatríca em Battle Creek, período de maior fertilidade de suas visões (1869): "As visões da sra. White são perturbações mentais, oriundas de anomalias no cérebro e no sistema nervoso".
Ademais, suas visões, em muitos casos, não passam de adaptações ou cópia de outros autores, muitos não adventistas – o que a desautoriza como profetisa e coloca-a na categoria de plagiadora. Os adventistas honestos admitem o plágio, mas dizem que o que importa é o reconhecimento e autorização da profetiza.
O adventismo chegou no Brasil em 1879, em Santa Catarina (organizando a primeira Igreja em Gaspar Alto – 1896). Seu comando foi transferido para Santo André em 1916. São aproximadamente 880 mil membros no Brasil, divididos em três ramos principais: 7o Dia, Promessa e Reforma (acusando-se mutuamente de apostasia).
DOUTRINAS
Muitas das doutrinas adventistas têm sido alteradas no decorrer da história. Por exemplo, ensinavam que não era preciso estudar por que Cristo já estava voltando mesmo; plantio de árvores seria uma negação de fé; diziam que a partir de 1844 apenas os adventistas (144.000) seriam salvos e que as mulheres deveriam usar uma saia curta por sobre as calças. Usavam para confirmação de suas doutrinas textos bíblicos "de prova", isto é, tirados de seu contexto. Outras doutrinas defendidas eram: guarda do sábado e da lei mosaica, inexistência do espírito entre a morte e a ressurreição (sono da alma), aniquilação total dos ímpios e de satanás e, pior que tudo, a obra de Cristo como incompleta.
SABATISMO
É a principal doutrina adventista, sobre a qual dizem que quem não guardar o sábado não terá a vida eterna (Esta lei (sobre o sábado) deve ser guardada como condição para se ter vida eterna", in Carlyle B. Haines, Do Sábado para o Domingo, p. 09), usando textos como Ex 20.8-11; At 17.1-3 e Ap 14.9-12, afirmando que o sábado faz parte da lei mosaica, tendo sido instituído na criação do mundo, e observado por Cristo e pelos apóstolos. Seu legalismo incoerente reside no fato de que a lei foi dada a Israel como aio, conduzindo-o para Cristo – com a vinda deste, as sombras (Hb 9.5; 10.1), a Lei foi pregada na cruz (Cl 2.14), cumprida totalmente em Jesus (Cl 2.16-17). A observância sabatista é o único dos mandamentos que não é repetido no Novo Testamento, e, pelo contrário, os cristãos adoravam ao Senhor aos domingos, chamando-o de "dia do Senhor" (Ap 1.10 cp. At 20.7).
O SONO DA ALMA E ANIQUILAÇÃO DOS ÍMPIOS
Os adventistas acreditam na ressurreição dos ímpios para julgamento e posterior aniquilação final. Enquanto este dia não chega, as almas estão em "coma induzido" (Ec 9.5; I Ts 4.13-15), pois aparentemente a morte é equiparada a uma espécie de sono (Dn 12.2; I Co 11.30; 15.20), indicando total inconsciência.
O ensino da Bíblia é, entretanto, de que ímpios e justos ficam conscientes – apenas sem relação com os vivos. Os ímpios em tormento (Mc 9.43-44; Ap 19.20) e os salvos em gozo e alegria (Fp 1.23). Ademais, os discípulos ensinaram sobre a vida eterna (II Pe 1.13-14; II Co 5.8; I Ts 4.14) corroborando o ensino de Jesus (Jo 11.26; Lc 16.19-31), não há nenhuma evidência de que a alma durma depois da morte física e, também, que após a ressurreição sejam aniquilados, pelo contrário, o que a Escritura ensina é que sofrerão castigo eterno (Mt 23.33 cp. Pv 15.24).
EXPIAÇÃO INCOMPLETA
Eis a pior e mais danosa das doutrinas sabatistas. Para explicar porque Cristo não voltou em 1844 passaram a afirmar que Cristo teria entrado no "Santuário Celestial" nesta data, começando o juízo investigativo sobre os pecados da humanidade. Seu erro acabaria gerando uma heresia, por não quererem retratar-se.
Eles discordam de que a expiação foi efetuada na cruz, e que Cristo estaria, desde 1844 (onde está sua ONISCIÊNCIA?) "pesando" as obras boas e más dos homens (a fé é vista como uma obra boa, mas menor que a observância do sábado, como já vimos).
Mas não é este o ensino da Bíblia, que diz que os pecados já foram completamente pagos por Jesus Cristo (Hb 1.3), cabendo a nós apenas a confissão (I Jo 1.9). Por negarem a suficiência de Cristo, os sabatistas não podem (e não querem) ser considerados "cristãos". Ele s se autoproclamam sabatistas antes de cristãos. O episódio do ladrão da cruz (Lc 23.43) e da morte de Estevão (At 7.56) nos mostram que Cristo não precisa de uma missão investigadora, pois sua missão redentora foi completa (Hb 10.12), intercedendo (Hb 7.25) e não julgando os crentes ou descrentes (Jo 3.18) pois a base do julgamento é a fé, e não pretensas obras (o sábado inclusive, pois quem guarda dia, para o Senhor o guarda – Rm 14.5-6).
Willian Miller foi o mais decepcionado com o fracasso de sua profecia, por causa de sua falta de orientação teológica, mas viveu o resto de seus dias humildemente, aguardando a volta do seu Senhor – mas outros se aproveitaram do seu sucesso e prosseguiram no ministério da operação do erro (II Ts 2.11).
PORQUE SOMOS ADVENTISTAS BÍBLICOS E NÃO SABATISTAS
Devemos começar por explicar o que seja o real significado do termo "adventista". Adventista é "aquele que espera a vinda" de algo ou alguma coisa. No contexto teológico cristão, adventista é aquele que espera a vinda gloriosa do Senhor Jesus.
Devemos, então, destacar algumas diferenças entre o adventismo bíblico e o sabatismo. O adventismo bíblico afirma que:
i. Os membros do corpo de Cristo foram chamados à liberdade em Cristo pelo Espírito Santo (Gl 5.13) enquanto os sabatistas permanecem presos a preceitos legais – são escravos de uma lei caduca (Rm 7.6);
ii. Não resta mais nenhum sacrifício por ser feito, pois Cristo é "o sacrifício", feito de uma vez por todas (Hb 7.17), mas os sabatistas afirmam que sacrifícios são exigidos;
iii. Cristo já cumpriu toda a lei (At 3.18), que trazia conhecimento do pecado e da justiça de Deus – ele, sem pecado (Hb 9.28), cumpriu toda a justiça mas o sabatistas selecionam partes da lei que desejam cumprir: sábado (Jo 9.16), carne de porco (Cl 2.16) e se esquecem de vários, mais (Mt 23.23) ou menos importantes (At 7.8);
iv. A lei é moral e espiritual – e deve sem compreendida dentro deste parâmetro (Sl 19.7), mas os sabatistas vêem a lei como uma norma – e deve ser cumprida em sua inteireza (Tg 2.10);
v. Aguarda a volta do Senhor "como subiu aos céus" (At 1.11), mas o sabatismo aguarda uma "terceira vinda", pois Jesus já teria "vindo" ao "santuário celestial" e teria que vir à terra também.
Assim, podemos afirmar que a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Igreja "adventista" na medida em que esta aguarda a vinda do Senhor (Fp 3.20), quando a Lei do Senhor será definitivamente instaurada nos corações (e no mundo).
Não estamos presos a dias, festas ou comidas – isto não salva ninguém, nem serve de parâmetro para a salvação. Os fariseus guardavam tais coisas, entretanto, Jesus diz que eles não eram salvos (filhos de Abraão = crentes Lc 3.8).
Jesus afirma explicitamente que o sábado foi criado para descanso do homem (e não o homem para guardar o sábado – Mc 2.27), e que Ele, Jesus, é maior que o sábado (Mc 2.28), sendo, ele próprio, o nosso "descanso" – Mt 11.29.
Jesus também afirma que comida ou bebida não contamina o homem – pois tais coisas acabam sendo lançadas fora, mas o que contamina o homem é o ódio, o rancor, a desobediência que procedem do coração (Mc 7.15, 18-23).
Se alguém nos perguntar: porque somos adventistas, respondamos:
PORQUE AGUARDAMOS A GLORIOSA VOLTA DO SENHOR JESUS, MAS NÃO SOMOS, EM HIPÓTESE NENHUMA, SABATISTAS.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL