quinta-feira, 21 de agosto de 2008

É A MAÇONARIA COMPATÍVEL COM O CRISTIANISMO?

É A MAÇONARIA COMPATÍVEL COM O CRISTIANISMO?
Esta é uma pergunta da qual muitos têm fugido nestes dias – quase sempre com a afirmação de não conhecê-la profundamente e então não quererem fazer um juízo de valor. Ao mesmo tempo, muitos outros tem tentado respondê-la – favoravelmente ou não.
Talvez você seja um cristão sincero, e, também, um maçom sincero. Este artigo é um convite apenas sobre um ponto da “fé” maçônica – muitos não aceitariam esta qualificação de fé, uma vez que a maçonaria propõe-se a ser uma instituição todo-inclusiva, e não uma religião – e fé é uma característica religiosa, não institucional (em instituições espera-se a aceitação de leis, não de dogmas).
O ponto que abordaremos neste artigo é sobre a origem do homem. Teria ele de fato sido criado por Deus, ou o fruto de uma longa evolução. Antes de mais nada, precisamos definir o caráter de Deus segundo a teologia e segundo a maçonaria.
Para os cristãos, Deus é um ser pessoal, que se relaciona com toda a sua criação, em amor, providência e inclusive providenciando-lhes um meio de redenção por causa de seu estado depravado – tanto moral quanto espiritualmente. Para os órgãos oficiais da maçonaria, deus é um ser amorfo, que não deve ser definido (sabemos que é impossível definir Deus) nem nominado (sabemos que Deus se revela e dá-nos um nome para adoração: IHVH no Antigo Testamento e finalmente Jesus, no Novo Testamento). Isto tem que ser assim porque se nominam Deus a maçonaria automaticamente exclui um grande número de pessoas. Para os maçons hindus deus é Shiva, Brahma ou outro deus indiano qualquer, dependendo do país e da localidade. Para os maçons cristãos Deus é o Deus revelado nas Escrituras. Para os muçulmanos Deus é Alá. Para os maçons satanistas Deus é satanás. Para os animistas Deus é um universo, e por aí se segue uma lista interminável, com tantos nomes quantos forem os membros da ‘confraria’.
Entretanto, se for feita uma convenção mundial, com maçons de todas as regiões do mundo, todos eles se considerarão irmãos – não importando ao cristão se ele é nascido de novo ou não, ele deve considerar o maçom satanista seu irmão.
Isto tem que ser desta forma porque, no fundo, a maçonaria não tem qualquer espírito cristão, ou mesmo espiritualidade – se há, é decaída. Ela é uma instituição primeiramente humana, humanista e, por estar distante de Deus, é contra Deus, pois quem não ajunta com Cristo, contra ele trabalha.
Dito isto, passemos ao nosso ponto de estudo: De onde veio o homem?
ORIGEM
Em documento aprovado por uma das editoras oficiais da maçonaria (editora Aurora), Sebastião Dodel dos Santos (A Maçonaria Através dos Tempos) afirma que:
O conhecimento de como e quanto apareceu o homem na terra é muito limitado, por motivo da falta de informações esclarecedoras e fidedignas.
Inúmeras são as teorias sobre o aparecimento do homem, mas todas baseadas em hipóteses; por isso contraditórias e infundadas, posto que não existem dados precisos para solução do intrincado problema.
FONTES
Os maçons debruçam-se sobre fontes arqueológicas, históricas e até mesmo religiosas para tentar desvendar o mistério do surgimento do homem. Mas, no final, chegam a uma conclusão inevitável: nenhuma destas fontes são confiáveis. E não são-lhes confiáveis porque não recebem a Bíblia como a fidedigna palavra revelada de Deus. Por não terem um conceito correto da divindade também não podem reconhecer sua voz.
Como pode, então, um cristão dizer-se um maçom sincero e ao mesmo tempo concordar que não há um Deus conhecido independentemente de fatores culturais, que a mesma Bíblia que ele lê na Igreja como a palavra revelada de Deus não pode ser encarada como confiável em suas reuniões nas “lojas”?
Só por este ponto podemos concluir que a maçonaria não é compatível com o espírito cristão de fé em Deus, de confiança em Jesus Cristo para a salvação, de entrega completa à orientação do Espírito Santo.
Voltemos à questão da origem do homem. Deus afirma cabalmente em sua santa palavra que o homem é uma criação pessoal sua, a coroa de sua criação. Entretanto, uma instituição humana (se não diabólica) ousa levantar-se e dizer que Deus é um mentiroso, pois lança descrédito sobre a sua bendita Palavra revelada.
A Escritura afirma que o homem foi criado por Deus, no sexto dia da criação. Que este foi criado do pó da terra, e que primeiro foi formado o homem e só depois a mulher, que foi retirada de uma costela do homem. Deus inclusive preocupa-se em dar-nos os nomes deste primeiro homem (Adão) e primeira mulher (Eva), mostrando em seguida sua falha (descrédito na palavra de Deus e conseqüente rebeldia), e os frutos disto: morte espiritual e física, sujeição e fadiga, inimizade e assassinato. Tudo isto por causa do descrédito na palavra de Deus.
A maçonaria não foge a regra. Seus manuais (tenho-os à disposição) mostram juramentos de sangue (muitos maçons – enganados ou não – dizem que estes são apenas pro-forma) tornando aceitável até mesmo o assassinato em nome de uma pretensa fraternidade entre irmãos.
Se você teve coragem e perseverança de chegar até aqui – e se é mesmo um cristão sincero – e ainda assim considera a maçonaria uma coisa boa, procure conhecer verdadeiramente o que é ensinado em sua loja – tente ler o que se encontra oculto, nas entrelinhas e sob o véu. Verás que o que digo é apenas uma pequena gota em um negro oceano de engano.
Examine, confira, e então decida-se: cristianismo e maçonaria são incompatíveis, porque o primeiro alicerça-se sobre o fundamento da verdade, a Escritura Sagrada, e o segundo sobre opiniões humanas ou diabólicas.
Decida-se. Sua alma é o prêmio.Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa!

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL