quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DEMOROU, MAS FINALMENTE ELE ENTENDEU

DEMOROU, MAS FINALMENTE ELE ENTENDEU
Ou... quem seráque acordou o Lula de seu berço explêndido?
O presidente Luiz Inácio finalmente percebeu que a situação em Santa Catarina é 25 vezes mais séria do que a cubana (4 mortos lá, 97 já confirmados aqui), e liberou verbas para ajudar o estado. Diz ele que esta é "a maior tragédia em termos de (sic) enchente que já aconteceu no Brasil". É mesmo? E só agora contaram pra ele? A visão do nordestino sobre o sul, celebrizada nos cartuns de Henfil na década de 70 (Graúna e o sul maravilha) parece não refletir a realidade atual de quase 100.000 desabrigados, que, famintos e irritados com a exploração de comerciantes (um bujão de gás chegou a ser vendido a R$ 120,00) começaram a saquear supermercados e até casas. É bom que fique claro que não defendo o saque, assim como não defendo a exploração da tragédia.
É óbvio que o presidente (presidente dos brasileiros, de todos eles) não fez mais do que a obrigação – mas também é sabido que a conta será cobrada em 2010. Anotem numa agenda e aguardem.
A pergunta é: porque esperar tanto se a economia do estado foi destroçada? Portos não funcionam, produtos não escoam, alimentação e remédios para pessoas e animais no interior das cidades já não chega há alguns dias. Estradas e pontes destruídas, milhares de casas debaixo d'água. Agora é necessário também tomar cuidado com os efeitos pós-chuva (quando ela passar) como as doenças transmitidas especialmente por ratos e baratas. O trabalho é longo, e só dinheiro não basta. É preciso haver inteligência. Haverá?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL