terça-feira, 12 de maio de 2009

O BRASIL SOFRE DE NORTE A SUL POR FALTA DE PROJETO?

P2150189 Seca no nordeste, enchente no sul. Este roteiro é mais ou menos previsível. Meses se passaram, as estradas e portos catarinenses ainda estão sendo remendados, o dinheiro prometido pelo gênio petralha chega a conta-gotas e a iniciativa privada e pessoal vai resolvendo o problema como pode. De quem é a culpa: segundo o "esperto de Brasília" do estado de Santa Catarina, que não tem projetos para usar o dinheiro [prometido mas não liberado]. Projetos? As estradas esburacadas, desbarrancadas e pontes destruídas. Tem que fazer projeto para consertar isso? Centenas de casas, lojas e outras propriedades arrasadas, moradores em casa de amigos, familiares ou em escolas. E o sem iniciativa pede projetos? Pra que ele criou um tal de ministério de Cidades? Para dar R$ 15.000,00 a quantos amigos? Nas palavras de meu amigo petista, “O PAC é o Programa de Ajuda aos Companheiros”. Quem não é companheiro… Se bem que este “C” aí também poderia ser Programa de Ajuda aos Catarinenses. Mas, qual o quê!!!

Nova tragédia. Seca no sul, enchente no nordeste. Maranhão, Piauí, Pará, Ceará e outros estados sofrendo com as chuvas torrenciais há mais de 30 dias. A água vai, aos poucos, anunciando que iria invadir casas, fazendas, lojas, etc… O tal ministério das Cidades não providenciou monitoramento, nem um plano de retirada das populações que tinham grande potencial de serem atingidas, como, de fato foram. Preferiram enviar “observadores” que aplaudiram o discurso do louco do irã, Ahmadinejad, que deseja destruir Israel e todos os israelitas, e, depois, destruir os não islâmicos, aos quais chama de corja de infiéis. Entre estes estão os cristãos, brasileiros inclusives. Depois deste tempo todo de tragédia, nada foi feito, nenhum recurso foi liberado, e em discurso demagógico o tolo do planalto afirmou que é necessário que projetos sejam feitos – culpando prefeitos e governadores dos estados. Se fosse coisa boa, mesmo que não tivesse nenhuma participação de seu governo, ele faria questão de se apresentar como “o presidente”, aquele que é e faz acontecer [mesmo que apenas tenha deixado as coisas permanecerem como estavam, com uma ligeira maquiagem em tons avermelhados]. Mas como é problema, a culpa é dos outros [legítimo filho de Adão].

Enquanto isto o nordestino sofre [não o nordestino aboletado em Brasília]. A Cruz Vermelha em São Paulo já arrecadou toneladas de produtos de higiene e alimentos, mas não consegue enviá-las para os estados atingidos, especialmente Maranhão, porque a ajuda só chega lá de avião. Estão conseguindo enviar tonelada por tonelada através de empresas de transporte terrestre e alguns vôos de empresas como a Gol. A Cruz Vermelha informa que a vários dias pediu ajuda ao governo [FAB] para transporte dos produtos. E a resposta não chega. Será falta de projeto? E Cuba [do coma-andante Fidel Castro, assassino e amigo pessoal do "tentaculoso"] tinha algum projeto quando foi atingida por fortes chuvas o ano passado? Mas alimentos, produtos higiênicos, remédios, médicos e instrumentos foram despachados para lá no impressionante prazo de 36 horas. Já são 36 dias de enchentes no nordeste.

E anotem aí: a tragédia ainda não acabou. Vai piorar. Em 2010, se as chuvas forem poucas, não haverá barragens para reter águas para o gado e as pessoas, porque muitas delas foram destruídas nestas enchentes. Precisa projeto para mandar fazer barragens, sr. presidente? O milhão de casas prometidas vai incluir, agora, algum tipo de ajuda para reeguer as milhares destruídas? Estas vão entrar na contabilidade? Posto um doce vencido como, se o governo federal investir R$ 1.00 numa nova bolsa, agora “bolsa casa”, vai creditar como se fosse o projeto original e mentiroso de um milhão de casas, que, aliás não prometeu entregar. Vai entregar pelo menos o projeto?

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL