sexta-feira, 22 de maio de 2009

SOLUÇÃO SIMPLES

saga1 O jornalista americano H.L. Mencken cunhou uma expressão para se referir aos muitos problemas enfrentados pelo seu país [Guantánamo, Irã, Iraque, Afeganistão]: “Todo problema difícil tem uma solução simples, óbvia e errada”. Ele estava se referindo à atitude de certos homens públicos americanos de achar que basta uma palavra [sem nenhuma atitude concreta] para que os problemas se resolvam.

Lá e cá a atitude é a mesma. O mundo entrando na maior crise dos últimos anos e nossos políticos afirmando: o Brasil vai crescer 4% [a previsão já caiu para próximo de 0]. As maiores empresas americanas, japonesas e européias vivendo um verdadeiro tsunami e nosso presidente afirmando que tudo não passaria de uma marolinha [chegou mesmo a afirmar que a crise não passaria o oceano Atlântico – e Brasil e Estados Unidos ficam do mesmo lado do Atlântico].

Problemas difíceis só tem soluções simples para os simplistas [nem por isso sábios]. Até porque problemas difíceis geralmente possuem vários fatores interrelacionados e que precisam ser equacionados adequadamente para evitar desastres. Eles muito provavelmente sabem disso. Mas também provavelmente não sabem que solução real oferecer para tais problemas, e, por isso, fazem como atletas de futebol que, ineficientes no ataque, se jogam na área para ver se o juiz dá pênalti – se não, a “galera” que torce para o mesmo time acaba ficando do lado do faltoso. Tem juiz que tem coragem de dar cartão amarelo – e até vermelho.

Problemas difíceis requerem uma abordagem séria, honesta, corajosa – mais do que simples declarações sobre “marolinhas”. Que nossos homens públicos aprendam a respeitar os cargos que ocupam, e agirem com a firmeza necessária para solucioná-los. Toda solução simplista indica que não estão realmente preocupados com o problema – e oferecem soluções equivocadas, tolas mesmo, que às vezes só servem para complicar ainda mais o problema.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL