domingo, 23 de outubro de 2011

COMO SUPERAR O PASSADO: PROSSEGUIR APESAR DO QUE SE VÊ E É PASSAGEIRO. VIVA POR FÉ.

Paulo continua a guiar-nos, depois de mostrar que o passado não pode ser vivido duas vezes, e que o que foi feito não deve determinar o que se vai fazer, e que a libertação da culpa pelos pecados cometidos pode ser encontrada, dá-nos nova orientação. Ele usa por diversas vezes o verbo de maneira a expressar ação presente, ainda que de duração contínua e inesgotável. Ele diz: "uma coisa faço", "esquecendo-me" e "avançando" "prossigo".

Já não vemos o Paulo à beira do desespero expresso em Rm 7. Parece-se mais com um guerreiro a prosseguir por um território conquistado após ser liderado numa vitória retumbante pelo seu invencível capitão. Sabe que não precisa temer. A guerra foi vencida e a batalha findou. Após a vitória as horas de trincheira, angústia, marchas forçadas, fome, sede, chuva – tudo isto findou. Os atletas sabem bem o que é isso. Horas, dias, meses, semanas e anos de treinamento são esquecidos em, às vezes, poucos segundos de glória que jamais serão repetidos e logo superados por outros competidores.

Entretanto, o presente de Paulo não é estático. Já dissemos que ele é ativo e resulta em ações concretas. Paulo diz que faz uma coisa: enquanto se desvencilha do passado, toma a decisão de seguir em marcha, avançar, prosseguir para o alvo, para o premio da soberana vocação. Paremos para pensar, o que é o presente? O presente é o momento em que eu perguntei o que é o presente ou agora é que é o presente? Quando você me responder: agora, o presente já terá ido. É por isso que o profeta Habacuque diz confiar em Deus apesar das circunstancias [Hc 3.17-18 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação].

Quero destacar neste verso da palavra que Habacuque afirma que se alegra no Senhor mesmo nas circunstâncias adversas que vive. Talvez a maioria de nós concordasse em dizer: "eu me alegrarei". Não Habacuque. Ele é crente. Ele sabe que o crente não vive pelo que vê, mas por fé [II Co 5.07 - ...visto que andamos por fé e não pelo que vemos]. E às vezes mesmo o crente precisa ser repreendido por sua incredulidade [Jo 20.27-29 - E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram].

O passado deixado para trás não pode ser transformado num presente que pretende ser tornado eterno. O passado já não existe e o presente é contínuo, vívido e deve ser vivido na presença do Senhor [Hb 3.13 - ...pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado]. De pouco adianta libertar-se do passado e não aproveitar com sabedoria o tempo que o Senhor nos dá.

O que você fez no seu passado? O que você tem feito com o seu hoje? O que você fez não pode ser determinante para o que você faz – não somos como os muçulmanos que, em seu fatalismo, a tudo dizem maktub, num determinismo cego. O seu hoje pode ser o seu tempo de arrependimento [Mt 4:17 - Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus], de ouvir a voz de Deus [Hb 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação] e de entregar-se confiantemente às mãos do Salvador, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL