segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EU DEVERIA ME ALEGRAR?

Esta semana surgiu uma notícia bastante séria sobre o ex-presidente Luiz Inácio da Silva. Exames médicos constataram que ele está com câncer na garganta, em estado inicial mas de grau médio. Um conhecido, que sabe das minhas divergências a respeito da ideologia e práticas imorais e amorais do mesmo, me questionou: está feliz? Um articulista pergunta: é castigo divino? Não sei se é castigo diretamente por causa dos pecados que ele tem cometido, das blasfêmias que tem falado, das atitudes anti-cristãs e das ideias frontalmente anti-bíblicas que tem demonstrado nas últimas décadas. Mas o fato é que toda enfermidade é consequência do fato de sermos pecadores. Não vou entrar no mérito e questionar se Lula é mais pecador que outros que tem a mesma doença. Não é este o caso.

À segunda pergunta, se eu me alegro com a doença do Lula respondo: não. Preferia a sua conversão. Diferente da maioria dos brasileiros que tem que apelar para o sucateado SUS – e não me diga que é por falta de dinheiro, porque estima-se que o SUS precise de algo em torno de R$ 150.000.000,00 [cento e cinquenta milhões de reais] anuais para se manter num estado muito melhor do que se encontra atualmente, o governo que é lulista em essência, com as mesmas falcatruas e desmandos, vai gastar mais de R$ 12.000.000.000,00 [doze bilhões de reais] por uma copa do mundo de futebol [30 dias] e mais algo em torno de R$ 6.000.000.000,00 [seis bilhões de reais] por uma olimpíada. No total são R$ 18.000.000.000,00 [dezoito bilhões de reais] suficientes para manter o SUS por inacreditáveis 138 anos nos valores atuais, ou decuplicar a sua eficácia para os próximos 15 anos – Lula vai se tratar em hospitais particulares. Bom para ele e para seus familiares que podem ter este conforto e esta tranquilidade – juntaram bastante dinheiro nos últimos 8 anos, não é verdade?

Não me alegro com a doença do Lula – ela é só um dado da história. Mas me entristeço por lembrar que milhões de brasileiros não tem direito ao mesmo tipo de atenção hospitalar.

Nenhum comentário:

FAÇA DESTE BLOG SUA PÁGINA INICIAL